terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o Natal em Portugal


"Portugal, o país mais influente na nossa colonização – e de quem herdamos muitas tradições –, curiosamente tem uma Ceia de Natal bem diferente da nossa.

Depois de deixar as meias vazias para que Papai Noel encha de presentes, em Portugal é servido o suculento Bacalhau com Todos, que é nada mais do que o bacalhau cozido preparado com vários legumes. Depois, a mesma rabanada que faz nossa alegria no Brasil é servida com o status de doce mais tradicional do Natal português.
Outro costume português de dar água na boca é o prato Roupa Velha. Os portugueses costumam usar o que sobrou de todos os pratos para fazer uma bela fritada com azeite e alho, servida no dia seguinte à ceia".

Sei de outras receitas ótimas usadas no Natal em Portugal, como os sonhos, que são incríveis. Mas contaremos com a ajuda das nossas amigas portuguesas, que sempre nos auxiliam com trocas de receitas e dicas incríveis.

Fonte: Sadia e Google.

segunda-feira, 29 de novembro de 2010

Dia 29 de novembro - dia de gnocchi p dar sorte !!


Imagem: * corrigindo: eu coloquei Receitaculo (que foi de onde eu retirei), mas fui informada que a foto é de Raul Mattar, feita para o Matraqueando. Sorry!

De acordo com a tradição italiana, para  ter boa sorte, é preciso comer um prato de gnocchi todo dia 29.  O ritual é o seguinte: antes de começar a refeição, você deve colocar uma nota de um dólar debaixo do prato e dizer: " São Genaro, estou comendo este gnocchi para que nunca me falte comida na mesa e dinheiro no bolso".
Para quem não acredita nessas crendices, pode comer simplesmente pq é um ótimo prato, lembrando sempre de agradecer a quem quer que vc acredite pela sua refeição. O gnocchi do dia 29 é chamado de gnocchi da fortuna e existem várias receitas para comemorar este dia. Mas prefiro o tradicional, o molho pode variar. Vc tb pode colocar alguns ingredientes a mais e gratinar no forno, que fica muito bom tb.
Você não sabe preparar gnocchi? Então dá uma olhadinha nesse vídeo abaixo que explica passo a passo. Ou tb pode já ver as receitas já postadas aqui e aqui. Eu uso a nhoqueira que agiliza bastante no processo de cozimento, fica muito mais prático, mas para quem não tem, tb não é nenhum bicho de sete cabeças, como podemos ver no vídeo.



Fonte: Gnocchi Knorr (mega fácil)

domingo, 28 de novembro de 2010

Alimentos e simplicidade

Recebi esse texto do meu tio Arlindo e achei ótimo, pois vivemos com muita informação e pouca instrução, rs... rimou.

Simplicidade (Luís Fernando Veríssimo)

Cada semana, uma novidade. A última, foi que a pizza previne câncer do esôfago. Acho a maior graça. Tomate previne isso, cebola previne aquilo, chocolate faz bem, chocolate faz mal, um cálice diário de vinho não tem problema, qualquer gole de álcool é nocivo, tome água em abundância, mas, peraí, não exagere...
Diante desta profusão de descobertas, acho mais seguro não mudar de hábitos. Sei direitinho o que faz bem e o que faz mal para minha saúde.
Prazer faz muito bem. Dormir me deixa 0 km. Ler um bom livro, faz-me sentir novo em folha.
Viajar me deixa tenso antes de embarcar, mas depois rejuvenesço uns cinco anos! Viagens aéreas não me incham as pernas, incham-me o cérebro, volto cheio de ideias!
Brigar, me provoca arritmia cardíaca. Ver pessoas tendo acessos de estupidez me embrulha o estômago!
Testemunhar gente jogando lata de cerveja pela janela do carro, me faz perder toda a fé no ser humano...
E telejornais... os médicos deveriam proibir... como doem!
Caminhar faz bem, ficar em silêncio quando uma discussão está pegando fogo, faz muito bem. Você exercita o autocontrole e ainda acorda no outro dia sem se sentir arrependido de nada.
Acordar de manhã, arrependido do que disse ou do que fez ontem à noite, isso sim, é prejudicial à saúde.
E passar o resto do dia sem coragem para pedir desculpas, pior ainda.
Não pedir perdão pelas nossa mancadas, dá câncer, guardar mágoas, ser pessimista, preconceituoso ou falso moralista, não há tomate ou muzzarela que previna!
Ir ao cinema, conseguir um lugar central nas fileiras do fundo, não ter ninguém atrapalhando sua visão, nenhum celular tocando e filme espetacular, uau!
Cinema é melhor pra saúde do que pipoca.
Conversar é melhor que piada.
Exercício é melhor do que cirurgia.
Humor é melhor do que rancor.
Amigos são melhores do que gente influente.
Economia é melhor do que dívida.
Pergunta é melhor do que dúvida.
Sonhar é o melhor de tudo e muito melhor do que nada!

sábado, 27 de novembro de 2010

Novo livro de Elizabeth Gilbert: Comprometida


A autora do best seller Comer, Rezar e Amar, que amei por sinal e logo após virou filme, lançou seu novo livro: Comprometida, Editora Objetiva. Para quem leu o primeiro, acho que ficou aquele gostinho de quero mais, de saber o que ocorreu dali em diante. Como a própria Elizabeth disse no livro, ela nunca mais iria se comprometer, casamento estava fora de questão, e, o que realmente ocorreu foi o contrário. Por isso que acho que nunca devemos dizer "nunca". Já havia lido uma entrevista dela em alguma revista, que agora, por motivos óbvios não lembro (sempre qdo preciso lembrar, esqueço, rs...), que seria lançado um novo livro contando como ela casou e tudo mais. Nem preciso dizer que estou morta de curiosidade e preciso urgente comprar ganhar o livro.

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Mafalda pessimista


* Nota mental: os jornais e noticiários estão acabando comigo: Rio, Coréia, Haiti ...

Mafalda é criação do Quino, argentino. Amooo!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Ideias para o Natal







* Notal mental: Será que esses números da figura acima, se referem ao número de filhos?!

Fonte: Martha Stewart

terça-feira, 23 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o Natal na Alemanha



"Froehliche Weihnachten! Os alemães também festejam o Natal com mesa farta, mas sem peru nem farofa. Pratos tradicionais, de tempero bem forte, compõem a ceia ao lado de amêndoas torradas, pães de mel e outros doces que são utilizados inclusive na decoração das árvores.
Não podem faltar no Natal alemão também carne de porco e o tradicional ganso assado, recheado com repolho roxo e kartoffelklösse (massa feita com batata cozida). Mas, curiosamente, a atração principal do Natal alemão não é salgada: é um pão recheado com frutas e coberto com açúcar, o famoso Stollen.
Com tanta comida, ainda sobra espaço para uma tradição que é quase uma simpatia. Para trazer a felicidade durante o resto do ano, a árvore dos alemães deve ser decorada com exatamente 12 enfeites, entre doces, frutos e flores de papel".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

O natal está chegando...

Presentes feitos por você ... não tem preço. Para quem adora presentear e receber presentes, já deve ter percebido que o bom presente não precisa ser caro, algo da moda ou coisa parecida. Para mim, o melhor presente é aquele que tem a cara da pessoa, que seja algo que ela realmente ame e que lembre algum  momento especial. Quando o presente pode ser feito em vez de comprado, acho ainda mais carinhoso, e significa que a pessoa passou um bom tempo pensando em você e preparando com toda dedicação o presente artesanal. Aqui vão algumas boas dicas, que podem servir somente de inspiração, para algo que você pode fazer e mesmo assim o presente ser muito especial.






Fonte: minha guru (Martha Stewart)

domingo, 21 de novembro de 2010

sábado, 20 de novembro de 2010

Curiosidade sobre o Natal na Itália


"Apesar de concentrar suas comemorações natalinas em rituais religiosos, os italianos – internacionalmente conhecidos como povo bom de garfo – servem algumas delícias capazes de deixar qualquer um com vontade de viajar até lá só para experimentar.
O menu de Natal italiano varia muito de acordo com cada região do país. Alguns lugares servem peru assado, recheado com castanhas, e outros têm opções de cardápio tão inesperadas quanto a enguia.
Mas o prêmio de pratos natalinos mais populares da Itália fica empatado entre o Pan D’Oro – um pão de casca crocante coberto por açúcar de confeiteiro – e o Panettone, feito de várias camadas alternadas de massa salgada e salame, presunto, linguiça e o que mais a criatividade permitir. Bem diferente daquele bolo recheado com frutas cristalizadas que comemos por aqui todos os anos".

Fonte: Sadia e Portal AZ

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Para refletir ...

"Estamos todos aqui neste planeta, por assim dizer, como turistas. Nenhum de nós pode morar aqui para sempre. O maior tempo que podemos ficar são aproximadamente cem anos. Sendo assim, enquanto estamos aqui, deveríamos procurar ter um bom coração e fazer de nossas vidas algo de positivo e útil.
Quer vivamos poucos anos ou um século inteiro, seria lamentável e triste passar esse tempo agravando os problemas que afligem as outras pessoas, os animais e o ambiente. O mais importante de tudo é ser uma boa pessoa". (Dalai Lama)

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Temaki


Ando com mania de comer temaki, não o tradicional, já que não como salmão, mas o vegetariano. Tenho esses momentos de comer um tipo de comida só, aí vou mudando, enjoando, mas o temaki está ficando invicto na minha lista. Fiquei curiosa em saber como fazer e fui atrás, claro! (curiooosa que sou). A receita postada aqui é do temaki tradicional, mas é só fazer pequenas mudanças, colocando no lugar no salmão o que gostar, se é que vc vai querer trocar o salmão né?
Fonte: You Tube e Mais que Receitas

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Parece mas não é...

Copo de cerâmica do Segredo do Vitório (amo!). Parece copo descartável mas não é. Super ecológico e higiênico, além de lindo. Eu quero!!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

O Natal está chegando...











Já pensou em como será sua árvore este ano? A minha será tradicional mesmo, que eu amooo! Mas achei ótimas essas ideias.
Fonte: Casa.com

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

Salada com a mimosa

Aproveitando a alface mimosa, fiz essa saladinha. Alface mimosa, alface roxa, hortelã, abacaxi, ovo de codorna e tomate cereja. Só fazer um molhinho gostoso para acompanhar.

terça-feira, 9 de novembro de 2010

Alface mimosa



Minha comadre Kelly chegou lá em casa com essa surpresa: alface mimosa. Para quem não é bom observador, dá uma olhada na pontinha das folhas. Parece que pegaram aquelas tesouras com formato e cortaram em ondinhas. Muito fofa, realmente muito mimosa! E o melhor, ela trouxe de um sítio (ou será fazenda?) dos parentes dela em um lugar chamado Iúna (interior daqui do estado). Isso significa que é hiper natural, sem agrotóxicos. Folhas verdinhas, mimosas, diferentes e super saborosas. Amei !! Comadre, fez sucesso, obrigada!!

segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Fusilli ao molho de berinjela





Não preciso dizer que amo massas e que também acho a refeição mais prática de fazer. No caso eu usei 500g de Fusilli com três estrias (padrão italiano), também chamado de macarrão parafuso.
Forma de fazer a mesma de sempre: encher panela com água, fiozinho de óleo ou azeite, pouco sal, quando ferver coloca a massa, dá uma conferida com um garfo para ver se está grudando, ou se está ao ponto. Dá uma provadinha para ver se está duro ou utiliza aquela dica de jogar na parede e ver se gruda, rs... se grudar, está pronto. Escorre, coloca em um refratário e joga o molho em cima. O meu foi preparado de berinjela, sem conservantes. Bom, mas gostei muito mais do outro, de cogumelos.
Existe diferença em relação ao fusilli, que é uma massa curta e o que o difere são as estrias, que são as voltinhas que tem na massa. Ou seja, o fusilli pode ser: fusilli com duas estrias, fusilli tricolore (vegetais), fusilli mini e fusilli com três estrias. Mas isso não influencia tanto, somente é uma questão de gosto ao formato que você prefere, porque o sabor está mais relacionado com o tipo de massa.
As massas podem ser:
- massa comum (farinha de trigo e água);
- massa de sêmola (farinha de trigo mais nobre, tb conhecida como farinha tipo 1, a massa fica um pouco mais clara);
-  massa com ovos (adição de três ovos por quilo de farinha);
-  massa grano duro (feita com trigo durum, fica naturalmente al dente - minha preferida!);
-  massa integral (com farinha de trigo integral, contendo mais fibras, ideal para quem está de dieta, dá sensação de saciedade);
-  massa com vegetais (são aquelas coloridinhas, pq foram acrescentados vegetais como: beterraba, cenoura, espinafre...);
-  a maravilhosa massa caseira, que pode ser tanto com ou sem ovos, e que tem maior absorção dos molhos geralmente, e sua qualidade depende do tipo de trigo que se usa.
- massas instantâneas (macarrão pré cozido que se prepara jogando água fervente. Ah, vai dizer que você nunca comeu miojo ou cup noodles?);
- massas frescas (feitas com ovos e semolina de trigo, parte mais nobre do trigo, deixando a massa leve);
- massas pré cozidas (passam por processo de cozimento ao vapor ou em tacho de água fervente. O amido se gelatiniza, depois passa pela secagem. É ótima no preparo por ser rápida, pois só precisa reidratar para comer).

domingo, 7 de novembro de 2010

Você conhece essa fruta?


Muitos já ouviram falar no cupuaçu, uma fruta originária da Amazônia e que eu amo, por seu sabor azedinho. Conheci através da minha vizinha, que é de Manaus e sempre traz poupas para a gente e bombons (que são incríveis!). 
Mas agora conheci a fruta mesmo, que é oval, marrom, e a casca parece um veludo. Porque antes, comprava congelado.
O cupuaçu já foi alvo de disputas no âmbito jurídico em relação a propriedade intelectual entre Japão e Brasil. Uma empresa japonesa (Asahi Foods)  fez o registro do cupuaçu como uma fruta exclusiva do Japão. Após ações do Governo Brasileiro, ONG's e outros interessados, o cupuaçu teve seu registro em face do Japão cancelado e finalmente foi registrado como fruta exclusiva brasileira. Talvez se nosso governo se importasse mais com nosso ambiente, não seria alvo de biopirataria constantemente.
Pesquisas com o cupuaçu mostram que podem tratar doenças gastrointestinais, além de servir em cosméticos como antioxidante. É rico em proteínas, cálcio e fósforo, tem vitamina A, B1, B2 e C e é rica em pectina.
Já fiz algumas receitas aqui com cupuaçu, como Creme de cupuaçu, Bife com molho de cupuaçu e castanhas e Torta de cupuaçu.

sábado, 6 de novembro de 2010

Salada refrescante

Essa salada foi feita com pepino em palitinhos, abacaxi em pedaços, hortelã picadinho, alface e ovos de codorna.
Gosto muito de misturar frutas com hortelã e também de colocar frutas na salada.

sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Bolo de milho de liquidificador

Eu tenho essa receita há muito tempo e toda vez que faço é um sucesso. Sempre tenho que passar a receita ou sugerir que façam uma visitinha ao blog. Mas realmente é "a receita de bolo de milho". Eu tenho várias receitas de bolo de milho, mas essa é a mais fácil e que fica mais gostosa. Ele não fica seco, fica com aspecto de pudim, não sei explicar, só provando... Para fazer você vai precisar: 1 lata de leite condensado, 4 ovos, 1 lata de milho verde, 1/2 xícara de trigo, 1 colher de pó royal, 2 colheres de margarina. Bata no liquidificador todos os ingredientes, menos o pó royal e a farinha de trigo. Misturar depois. Assar em forma untada.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Molho de tomate Funghi Secchi com Gnocchi (nhoque)



Esse molho foi o que eu disse que é uma delícia e diz na embalagem que é 100% natural. Super prático para aqueles dias que você tem pressa em preparar uma refeição, mas tb não quer comer qualquer coisa. Olha em cima do Gnocchi recheado com requeijão, humm... espetáculo! Depois só parmesão em cima para completar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails