terça-feira, 4 de outubro de 2011

Os benefícios do inhame

Imagem: Google Images


Recebi este e-mail outro dia e achei bem interessante. Não tenho certeza da veracidade dos fatos, mas fazer mal não vai, então não custa tentar, rs... Claro, que não recomendo no lugar de medicamentos e tratamento médico.

O Inhame aquela batatinha que por fora é marrom, cabeludinha, e por dentro branca e viscosa.


O inhame é nativo e dá em qualquer grotão, qualquer barranco úmido. Então qualquer pessoa poderá aderir a este "tratamento".

O inhame compete com a batata, que não existia aqui na época do Descobrimento e foi trazida pelos europeus. Tudo que ela faz, ele faz também: Sopa, purê, rodelas fritas, camadas que se alternam com berinjela para gratinar no forno, e mais: o inhame é tão feculento que substitui a farinha no preparo de empadões, empadinhas e massas de torta em geral. Basta cozinhar, amassar, temperar com um pouquinho de farinha de milho para fazer bolinhos, muffins e outras guloseimas.

O inhame também apresenta uma vantagem enorme sobre qualquer outro tubérculo (batatas em geral, mandiocas, inhanes do Norte, cará). É que o inhame limpa o sangue, fortalece o sistema imunológico e protege de infecções transmitidas por mosquitos, como dengue, malária e febre amarela. Não evita a picada, mas impede que os micróbios infectantes se instalem e proliferem. As picadas não coçam nem inflamam. Isso já foi comprovado cientificamente (empiricamente nem se fala), tanto que o inhame sempre foi utilizado pela farmacopéia brasileira até mesmo como coadjuvante nos tratamentos de infecções poderosas, como a sífilis.

O inhame tem uma propriedade única: aplicado externamente, puxa para fora o que incomoda o corpo. Pode ser uma farpa ou um cisto, gaze esquecida na cirurgia, inflamação nos tendões, furúnculo, hemorrróidas, artrite e reumatismo, eczemas de qualquer tipo. Baixa a febre, trata queimaduras, desinflama cicatrizes, elimina o sangue pisado das contusões e pus de abcessos e tumores...

O curioso é que ninguém sabe disso. Por que? Elementar, não vende em farmácia, não aparece na TV. Faz parte de um acervo cultural que a humanidade vai perdendo, enquanto se acostuma a ler tudo em caixinha e com bula. No entanto, sua eficácia pode ser comprovada com a maior facilidade. Basta comprar na feira e usar. É só usar!

Para fazer emplastro que puxa tudo, descasque o inhame,rale na parte mais fina do ralador, misture com 10% de gengibre (também ralado) e um pouquinho de qualquer farinha ou amido para dar liga. Aplique no local afetado uma camada bem grossinha, de um centímedro, cobrindo com uma gaze e deixando agir enquanto estiver úmido. Vá trocando o emplastro duas ou três vezes por dia até obter o resultado, que em geral é rápido.

Unha encravada: Taí um milagre que o inhame faz brincando. O esmplastro desencrava qualquer unha em 24 horas (no máximo 48), eliminando totalmente a inflamação e deixando-a normalzinha de novo.

Para cistos no seio e mesmo tumores que serão retirados, a aplicação do emplastro durante duas semanas é extremamente útil: se não fizer desaparecer o problema, junta toda a matéria semelhante num só local e evita escarafunchações cirúrgicas desnecessárias.

Mas não acredite em nada disso. Experimente, veja, sinta. Aí, se achar justo, prestigie o seu poder.

Tenha sempre inhame em casa!

9 comentários:

Fê Dayrell disse...

Legal, eu sabia que era cicatrizante mas as outra aplicações não sabia.
Bjo

De Carona Na Moda disse...

Adorei!
Beijos

www.decaronanamoda.com

Iliane disse...

e..é verdade mesmo..já comprovei varias dessas utilidades do inhame..aqui em casa..sempre compro..otima materia..bjus

Erica Yamamoto Ferreira disse...

O que eu mais gosto do inhame é sua durabilidade. E vai bem em ensopados, já que não monopoliza sabor, como a mandioquinha.

Um beijo.

Clê disse...

Inhame é mesmo excelente! Trabalhei com uma mulher que já passava dos 50 anos e vc dava uns 30 e poucos p ela. Ela contou que na infancia foi muito pobre e como não podia comprar arroz, os pais tinham uma plantação de inhame e era o que eles comiam todo dia.Ela é a pessoa mais saudavel e conservada que conheci e sempre me dizia que seu segredo era inhame.

Vera disse...

Eu gosto bastante, uso bastante nas minhas receitas.

Suzete Retti disse...

Oi Nane, o inhame realmente tem muitas vantagens, no Saúde e Alegria Sem Gluten fiz um post sobre ele e dou dica de como fazer um patê muito gostoso.
As pessoas de anos atrás não tinham acesso a medicamentos, exames, médicos (que aliás ainda continua) e se viravam muito bem com a mãe natureza.

Regiane disse...

Puxa, se fizer tudo isso mesmo, que marrravilha rsrsr vou tentar para meu joelho, tive uma distensão no ligamento...e dói muito....Bjókas
http://borbolsnacozinha.blogspot.com/

Vicentina disse...

Adoro Inhame, e suas utilidades são verdadeiras, já comprovei sua ação contra a dengue.
Muito boas as informações.
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails