terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Inspire-se e aproveite o verão!!

Inspire-se e aproveite o verão, afinal, ainda temos até o dia 20 de março. Dá tempo de fazer muitas coisas, ainda mais com o horário de verão. Curta mais o dia e atividades ao ar livre.






Imagens: Getty Images e Martha Stewart

Itokonnyaku, o miojo que emagrece




Ultimamente vimos muitas fotos da Nigella Lawson mais magra, e depois disso descobrimos o itokonnyaku. Segundo Nigella, o milagre do seu emagrecimento rápido foi o tal miojo.


O itokonnyaku é um macarrão livre de carboidratos, que tem pouquíssimas calorias. Possui 97% de água e 3% de fibras. É derivado da India, mas muito utilizada na China, no Japão e na Coréia, onde são feitas geleias e farinhas. Também é conhecido como konjak, konjaku, batata konnyaku ou mesmo itokonnyaku.


O itokkonyaku está fazendo muito sucesso pq é utilizado em dietas de emagrecimento, e também em dietas para equilíbrio da pressão, colesterol, glicose, etc...

Quando o itokonnyaku entra em contato com a água, se expande e causa uma sensação de saciedade, emagrecendo sem sentir fome. Mas é importante não fazer uma dieta à base do produto somente, já que não possui propriedades nutritivas que são necessárias diariamente.


Eu ainda não experimentei, mas vai ser questão de tempo, só para encontrar ele por aqui, aí conto o que achei. Pra quem se interessou, é vendido em lojas de produtos orientais e também na internet.

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Cerveja sem álcool



Com a lei seca, a venda de cerveja sem álcool aumentou e agora encontramos em tudo quanto é lugar. Como sou muito curiosa, resolvi experimentar, já que adoro uma cervejinha e o calor sempre está de matar, mas para falar a verdade, detestei.

Sabe quando misturamos cerveja com guaraná? sim, já tive essa péssima ideia quando era mais nova. Pois é, fica igualzinho. Detestei o cheiro e o gosto (doce demais, argh!). Apesar dela ter saído bonitinha na foto, é aquilo, bonitinha mas ordinária, rs...

É como o velho ditado, quando a esmola é muita, o santo desconfia... rs...

sábado, 28 de janeiro de 2012

O poder da cebola


"Cebola para prevenir o câncer de mama - Em pesquisa realizada na Faculdade de Medicina de Besançon, na França, 345 pacientes que foram diagnosticadas com câncer de mama realizaram um questionário sobre a frequência com que consumiam alguns alimentos, além de escrever um diário com tudo o que comeram por seis dias. A pesquisa revelou que os riscos de desenvolver a doença eram menores para quem consumia cebola. "O alimento tem substâncias bioflavanóides que atuam junto com a vitamina C e tem ação anti-oxidante, isto é, combate os radicais livres que envelhecem as células e previnem uma série de doenças", explica Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato de Nutricionistas".

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Tapiocaria Tupiniquim



Esta semana passeando com as "meninas", descobrimos a Tapiocaria Tupiniquim. O local é pequeno, arrumadinho e vende maravilhosas tapiocas. Mas não é só. Por lá você também poderá degustar outros lanches e delícias, como açaí em diferentes tamanhos e acompanhamentos. Adoro quando nessas andanças descubro um lugar assim.

Como estávamos com muita fome, cada uma pediu duas tapiocas, além da doce, e tudo no maior tamanho (você pode escolher entre pequena ou grande). Eu escolhi de bacalhau e outra de champignon com cebolas e tomate.



Na verdade o nome no cardápio é outro, mas não anotei, uma pena, pq achei super criativo.


As "peruas" escolheram de lombo com abacaxi; comeram rezando, então suponho que estava deliciosa.



Também comeram de brigadeiro com banana.




Com certeza voltaremos a Tapiocaria Tupiniquim, afinal, demos muitos pontos positivos:
-  super limpinho, incluindo banheiro (vocês sabem que sempre confiro né?)
- o cardápio é feito com papel reciclado e os nomes dos pratos são super criativos
- as tapiocas são deliciosas
- vários sabores de tapioca, com certeza um irá te agradar
- bebidas geladinhas
- as tapiocas vêm em uma panela de barro rasinha, super fofo!
- o açaí vem super caprichado (vimos em vários tamanhos, mas só tiramos foto de um - graças a Jana)
- atendimento excelente; mãe (parece mais irmã) e filho super atenciosos e simpáticos 
- você ganha um cartão fidelidade, comprando 9 tapiocas a 10ª é gratuita (em tamanho grande)
- está tendo uma promoção, você preenche os cupons e concorre a R$30,00 de bônus.

Ficou com água na boca? confira e não vai se arrepender: Tupiniquim - tapioca e cia, situada na Avenida Jorge Rizk, nº217, Parque das Gaivotas, Vila Velha - ES (rua principal, pertinho da pracinha). Telefone: 27 3389-3152.

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Lendo na cozinha



De um tempo pra cá, as editoras têm acreditado no poder da literatura com ênfase em cozinha, gastronomia e afins. O último queridinho do momento, é de Gabrielle Hamilton, intitulado Sangue, ossos e manteiga - a educação involuntária de uma chef relutante.


Hamilton é chef do restaurante Prune, em Nova York (East Village) e durante anos publicou artigos culinários em revistas e jornais. Seu livro retrata toda a sua vida, desde a infância até seu estrelato no Prune, sucesso absoluto.

terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comida japonesa e o uso de hashi



Comida japonesa é tudo de bom e por isso virou uma febre em tudo quanto é lugar. Muitos não gostam ou têm um certo preconceito, mas aposto que se soubessem comer, apreciariam, e muito, a culinária japonesa.

É certo que o paladar deve ser apurado para determinados alimentos. Muitas vezes estranhamos ao experimentar uma comida pela primeira vez. Mas nunca acreditem na primeira impressão. Até pq pode ter sido a forma que foi preparada a comida que fez você não gostar. Não desista e procure provar em outro local, você pode se surpreender.

E para você não fazer feio no restaurante japonês, vale algumas regrinhas no uso do hashi.

O hashi são aqueles palitinhos utilizados para comer nos restaurantes de comida oriental. O uso dele não é esse bicho de sete cabeças não, somente requer prática.


Normalmente são de madeira e você separa um do outro ao retirar da embalagem de papel. Em outros restaurantes porém, você pode encontrá-lo em outros materiais, onde já virão separados e prontinhos para serem usados. Além disso, eles podem variar na cor.

Na internet existem vários vídeos e fotos de como comer de hashi, mas ainda sugiro que tentem e testem, pq só assim conseguirão aprender. Não adianta ficar com vergonha de utilizá-los, mais vergonhoso é utilizar talheres em vez de tentar comer conforme os costumes. Se você gosta da culinária, vale a pena respeitar a tradição, não é mesmo?!


Se você achar muito difícil no início, pode colocar borrachinha na ponta ou um objeto (clipe de hashi) que os próprios restaurantes utilizam de plástico, onde você encaixa o hashi.




O uso de garfo e faca e totalmente inapropriado, principalmente se é um restaurante típico oriental. A faca é considerada uma arma e nunca deve ir à mesa.

Outra gafe é ficar conversando e gesticulando com o hashi em mãos (isso tb vale para talheres - parece que vai furar a pessoa, rs...).

Horrível tb é limpar com a boca o hashi (acreditem, tem gente que usa a língua - argh!). Nada de apontar com os mesmos ou utilizá-los para pegar as tigelinhas. Resumindo, use-os apenas para a finalidade deles: comer.

Na hora de descansar, coloque o hashi sempre na posição horizontal à sua frente. Utilize os apoiadores (quase sempre têm).



Se não tiver aparador e vc não conseguir colocá-lo em cima da tigela ou prato, coloque-os a sua frente, abaixo do prato ou tigela. Se não tiver nada em baixo, pegue um guardanapo e coloque-os em cima.

Nunca espete o hashi na comida. É desrespeitoso com as crenças orientais, já que em oratórios os hashis são espetados na vertical, por isso, você vai lembrá-los de um funeral.

Nenhuma regra é melhor do que essas duas últimas, na dúvida, tenha bom senso, e, observe as pessoas ao seu redor, isso sempre ajuda.

Uma coisa que me ajuda muito é sempre perguntar. Sim, eu costumo comer em um restaurante chinês e sempre que possuo alguma dúvida ou simples curiosidade, eu pergunto. Como sempre, os orientais são muito educados e me ensinam, esclarecem e ficam satisfeitos pelo meu interesse por sua cultura.

Imagens: Google Images

Fusilli misto


Aproveitando um restinho de fusilli integral e outro tantinho de fusilli normal, fiz essa misturinha com maionese light, palmito cortadinho em rodelas e milho.

O modo de preparo é o de sempre, coloque água e um fiozinho de azeite/óleo  na panela para ferver. Junte a massa e quando estiver al dente, escorra e reserve. Corte o palmito em rodelinhas. Escorra o milho da latinha. Misture tudo. Acrescente maionese depois de frio. Leve á geladeira ou coma assim que misturar. Mas não esqueça que o restante deve ir à geladeira pq maionese estraga rápido. Ainda mais se por aí tiver fazendo o mesmo calor do inf*.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

Tratamento de rim com chá


"Chá de cabelo de milho para tratar o rim - Por possuir um conjunto de fitoquímicos que estimulam a função renal, ele é diurético e bom para o rim. "Tomar duas xícaras desse chá por dia já faz a diferença para quem está com algum problema no órgão", explica Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva".

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Série gostosa


 

Sou uma fã de séries de televisão e tenho minhas preferidas, como: Will and Grace, Sex and the city, Girlmore Girls, Friends e The Big Bang Theory. De um tempo pra cá me sinto muito órfã, já que minhas preferidas acabaram e só restou The Big Bang. Ainda bem que me restam os DVD's para matar saudades.

Na busca de uma nova série para ocupar o vazio deixado, cheguei a nova série 2 Broke Girls (Duas garotas duras/quebradas). Essa nova série foi lançada há pouquinho tempo, 4 meses na rede CBS e passa aqui no Brasil na Warner, ás 20:30, toda terça-feira.

A história é bem leve, divertida sem ser panaca, e não poderia ser diferente, já que foi criada por Michael Patrick King, sim, o mesmo de Sex and the city, junto com a comediante Whitney Cummings.

Na série, a loirinha Caroline, interpretada por Beth Behrs(você vai lembrar dela de American Pie e NCIS) é uma patricinha que teve o pai preso por se envolver em um escândalo de fraude econômica. Ficando falida, ela resolve procurar um emprego no Brooklyn, já que é bem longe do mundinho que ela levava na Upper East Side.



Caroline, levando seu vestido Chanel e seu cavalo puro-sangue, encontra Max, interpretada pela ótima Kat Dennings (Thor, etc...). As duas viram amigas e apesar de toda diferença entre elas, trabalham juntas como garçonete, moram juntas e dividem um sonho, o de abrir uma lojinha de cupcakes. E com base nessa meta, de juntar 250 mil dólares, os episódios são passados.


Além das duas figuras, tem o japinha que faz o patrão delas, Hang Lee (interpretado por Matthew Moy), o Oleg (Jonathan Kite) e Earl (Garret Morris, que é engraçado só de olhar).

Vale a pena conferir 2 Broke Girls, Warner, toda terça ás 20:30.

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Champagne com gelo



A Moët e Chandon Moët criaram o Ice Imperial, o primeiro champagne do mundo criado para ser apreciado com gelo. Ótimo para celebrar em dias de calor do cão  ensolarados. O Ice Imperial vem numa garrafa que é puro luxo, prata com uma gravata preta. Possui sabor adocicado de frutas vermelhas frescas. Pode ser apreciado com folhas de hortelã, rodela de pepino ou raspas de grapefruit.

Para saber mais, confira http://www.moeticeexperience.com/

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cappelletti de queijo ao molho bechamel


Adoro os famosos chapeuzinhos (cappelletti em italiano) e aproveito os dias de correria para uma boa massa pronta. Existem várias marcas excelentes, onde a massa já vem pré cozida, o que facilita muito o preparo, pois requer menos tempo, que você pode utilizar para elaborar um molho bem gostoso.

Os cappelletti são a evolução dos ravioli, pelo menos é o que versa a lenda, rs... Antigamente no norte da Itália,  os ravioli (pasteuzinhos) eram a sensação de todos, com recheio de queijo ou carne. Mas na hora de servir tinha muita confusão, chegando os pratos errados para os glutões, e para diferenciar um recheio do outro surgiram os formatos diferentes. Os de queijo mantiveram a forma quadricular. Já os de carne passaram a ter a forma de um triângulo, com uma de suas pontas retorcidas. Esta nova forma era semelhante a de um chapéu de bico, e daí veio o nome - cappelletti, que significa "chapeuzinhos" em italiano.

Mas voltando ao cappelletti que fiz, peguei a massa que já veio recheada com queijo e preparei conforme as instruções da embalagem (água fervendo com azeite, escorre e pronto). Enquanto isso eu fui preparando o molho bechamel.

Para fazer o molho bechamel, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, cebola, cravo, louro e noz moscada. Derreta em fogo baixo 100g de manteiga. Adicione 100g de farinha de trigo e mexa. Deixe cozinhar por uns 3 minutos e vá acrescentando o leite (1litro) aos poucos, sempre mexendo para não ficar empelotado. Caso fique um pouco empelotado, com a ajuda de um fouet (batedor de ovos) misture, que aos poucos, vai dissolvendo. Acrescente a cebola piquèe (ver o post anterior) e deixe cozinhando por mais uns 20 minutinhos (sempre em fogo baixo). Por último, adicione a noz moscada. Agora jogue o molho por cima da massa e sirva com queijo parmesão ralado. Molto buona!!Solo godere.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Cebola piquée


A cebola piquée é muito utilizada na culinária para preparo de molhos bechamel. Depois que aprendi, nunca mais deixei de lado. Para fazer é muito simples, pegue uma cebola, parta ao meio e use a metade. Dê um corte no meio, encaixe uma folha de louro e espete três cravos.

Quando preparar seu molho bechamel, mergulhe a cebola piquée nos últimos minutos de preparo e deixe cozinhar mais um pouquinho. Vai subir um cheiro maravilhoso e o gosto vai ficar realmente incrível.

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Chá para abaixar a glicemia


"Chá de pata de vaca para abaixar a glicemia - De acordo com a Revista Eletrônica de Farmácias, a folha da planta Bauhinia forficata se mostrou eficiente como terapia complementar aos diabéticos em diversos estudos, pois abaixa a glicemia. Seu uso é indicado especialmente para os diabéticos tipo 2, que não tomam insulina. Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), adverte que o consumo do chá não deve ser consumido sem orientação especializada, pois em combinação com os remédios antidiabéticos e a insulina pode causar hipoglicemia".

sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Mini bolinhos




Como comentei outro dia, o Vovó que ensinou... está com um novo parceiro, é a Panco, uma empresa com diversos produtos alimentícios de qualidade. Disse sobre a caixa cheinha de delícias que ganhei e uma dessas maravilhas foram os Panfis.

Os Panfis são bolinhos que vem em uma embalagem fofa, de princesinha ou de um menino pirata, e dentro vem dois bolinhos embalados individualmente.

Os bolinhos Panfis possuem vários sabores, e, sinceramente, ainda não decidi qual é o  meu favorito, amei o com recheio de doce de leite, o de chocolate, o de morango... eles têm a massa molhadinha e o recheio é recheio mesmo, são muito recheados, fofinhos, uma delícia! 

Meus afilhados e também os adultos amaram, super prático, dá para levar na bolsa pro lanche, para as crianças levarem também para a escola, virou mania aqui em casa.

Quem quiser conhecer, vale muito a pena, pq é realmente o melhor dos bolinhos que já comi. Tem nos seguintes sabores: Massa de Baunilha com recheio de morango, Massa de baunilha com recheio de chocolate, Massa de baunilha com recheio de doce de leite, Massa de chocolate com recheio de chocolate, Massa de baunilha com recheio de brigadeiro e Massa Chocoboy (Mesclada de chocolate e coco) com recheio de baunilha.

Para conhecer mais sobre a Panco, clique aqui, o site deles tem muitas receitas e informações sobre todos os produtos.

quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Torta de chocolate, doce de leite e nozes


Queria fazer uma torta de nozes e procurei mil receitas, no final, resolvi misturar a ideia de várias delas e deu nessa receitinha aqui.

Você vai precisar de uma forma de fundo removível. Para fazer essa massa de biscoito, você vai precisar: de 1 pacote de biscoito maizena (200gr), 4 col (sopa) de manteiga sem sal e uma forma de fundo removível. Triture o biscoito no processador. Junte 4 colheres de manteiga sem sal e mexa (eu usei o próprio processador com a parte que mistura massa). Se ainda estiver muito seca a mistura, derreta mais uma colher (sopa) de manteiga no microondas e despeje por cima da massa e misture. Com a farofinha que formou, forre a forma de fundo removível no fundo e nas laterais também. Leve ao forno pré - aquecido por uns 15 minutinhos. Reserve.

Enquanto isso lave uma lata de leite condensado. Coloque em uma panela de pressão, lembrando que a água deve cobrir dois dedos da lata. Tampe e deixe cozinhar por uns 50 minutos após a panela apitar. Quando isso acontecer, tire o vapor da panela (geralmente pego uma colher de pau e levanto a tampinha), quando sair todo o vapor, leve a panela para debaixo da torneira, abra a torneira e deixe esfriar a panela. Abra e retire a latinha com ajuda de uma pinça culinária, deixe a latinha esfriar para abrir.

Aproveite esse tempo do leite condensado para cozinhar e faça a camada de chocolate da torta, e para isso você vai precisar de: de 500gr de chocolate ao leite ou chocolate meio amargo, dependendo da sua preferência. Também pode usar metade de cada tipo de chocolate. Além disso, vai precisar de duas caixinhas de creme de leite, 1 colher (rasa) de manteiga sem sal e meio envelope de gelatina em pó. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (nesse caso, pare frequentemente para misturar e verificar, pq queima fácil, fácil). Coloque junto ao chocolate depois de derretido as duas caixinhas de creme de leite e misture delicadamente. Junte a manteiga sem sal e misture. Agora hidrate a gelatina em pó de acordo com as instruções e junte a metade. Coloque por cima da camadinha de biscoito que você reservou e leve à geladeira.

Agora você vai fazer a camada de doce de leite com nozes. Após abrir a latinha de leite condensado, que agora virou doce de leite, você vai colocar o doce de leite em uma panela, vai juntar 2 gemas (passe pela peneira e guarde as claras) e junte 150g de nozes picadas. Misture e reserve.
Pegue as duas claras reservadas e bata em neve. Adicione 1 colher de açúcar e 2 caixinhas de creme de leite + a outra parte da gelatina incolor hidratada. Misture delicadamente. Retire a torta da geladeira. Coloque por cima a camada de doce de leite com nozes devagar e coloque para gelar. Após gelar, decore com nozes.

quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Novidade da Mococa!!



A Mococa, nossa empresa parceira, está com novidade no mercado e enviou os três novos tipos de leite: semidesnatado, desnatado e integral, para degustação. Vou dizer que são uma delícia. Amei também a embalagem com a tampinha, muito mais higiênico e prático.


Para aumentar a imagem, clique em cima.

terça-feira, 10 de janeiro de 2012

O poder da berinjela



"Berinjela para diminuir o colesterol - Por ter alta concentração de fibras e presença de substâncias bioativas, como a antocianidinas, o consumo da berinjela é importante para quem quer diminuir os níveis de LDL, colesterol ruim, no sangue. "Por ter muitas fibras solúveis, ela carrega a gordura para o intestino, que a elimina com as fezes, dessa maneira ajuda a diminuir a absorção de colesterol e gordura", explica Madalena Vallinoti, nutricionista do Personal Diet e diretora do Sindicato de Nutricionistas".

Tomate previne câncer de próstata


"Tomate para prevenir câncer próstata - Alimentos ricos em caroteno, como o tomate (que possui licopeno), são associados a um risco menor de desenvolver câncer de próstata. Madalena Vallinoti, diretora do Sindicato de Nutricionistas (SINESP), destaca que como o caroteno é uma pró-vitamina A lipossolúvel (solúvel em gordura) deve ser consumido com uma fonte de gordura, como o azeite de oliva extra virgem, para melhorar a absorção do composto pelo corpo. Vanderlí Marchiori, nutricionista e secretária geral da Associação Brasileira de Nutrição Esportiva (ABNE), recomenda triturar o tomate orgânico, fervê-lo por dez minutos e beber 50 ml todos os dias".

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Champignon picante


Ultimamente tenho comido bastante pimenta, principalmente agora que almoço com meu pai num restaurante chinês duas vezes por semana, onde servem champignon picante, que é uma delícia. Outro dia estava com um desejo enorme de comer, mas estava em casa, então tive que tentar reproduzir a receita. Claro, que acredito que eles não usam pimenta e sim outro ingrediente apimentado chinês, mas "se não tem tu, vai tu mesmo", rs...

Pegue um vidro grande de champigon e escorra. Em uma panela coloque azeite e doure alho picadinho. Junte o champignon. Eu coloquei uma colher do tempero completo Dubom. Acrescentei pimenta do reino e uma gotinha de cada uma que tinha aqui em casa, mas fui provando a medida que ia colocando. Vá misturando. Enfeitei com duas pimentinhas e preparei a língua para ficar igual dragão, soltando fogo pelas ventas, rs...

domingo, 8 de janeiro de 2012

Hot dog (cachorro quente)


Férias, recesso ou simplesmente época que não pegamos o pique, para mim é assim que janeiro se resume. Nessa época, nada melhor do que comidinhas rapidinhas e lanches, já que a preguiça é grande, devido a correria, praia, passeios com as crianças e parentes...  então recorri a super prática e nem tão saudável salsicha, rs...

Para fazer o cachorro quente é super simples, você vai precisar de salsichas, que no meu caso eu cortei em rodelinhas (as crianças preferem assim e também rende muito mais), pão para cachorro quente, batata palha, molho de tomate, milho, tomate, alho e cebola.

Em uma panela, refogue a cebola cortadinha bem miudinha (as crianças não são muito fãs dela não). Acrescente o alho picadinho ou amassado. Junte dois tomates cortadinhos em cubinhos e sem sementes e sem pele. Deixe o tomate dissolver um pouco em fogo baixo. Junte molho de tomate e misture. Acrescente uma colher de chá de açúcar. Misture.  Por último, coloque o milho (eu sempre coloco, mas você pode colocar outras coisas ou nada).


Para montar o cachorro quente, moleza né? Parta os pães ao meio, mas não até o fim para não vazar o caldinho. Molhe com o caldo, depois acrescenta a salsinha com milho. Por último, jogue batatinha palha. Deixe como opção na hora de servir, maionese, catchup e mostarda.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails