sábado, 29 de junho de 2013

Mini bombocados


Toda vez que faço bombocado é um sucesso. Dessa vez fiz em formato menor e ficaram ainda mais bonitinhos.

Para conferir a receita clique aqui.

sexta-feira, 28 de junho de 2013

Achocolatado Mococa


Recebi essa bolsinha linda com achocolatado da Tetra Pak e Mococa, apresentando a nova embalagem do produto e seus benefícios.

A nova embalagem está linda, bem mais moderna e o melhor é que além de super gostoso, também é enriquecido em vitamina A e vitamina D. 

Agora ficou muito mais fácil carregar na bolsa para hora do lanche ou colocar na lancheira dos seus filhos essa gostosura. Vale a pena experimentar, coloque no carrinho.

Dicas para congelar alimentos

Congelar alimentos é uma mão na roda nos dias de hoje, já que a falta de tempo e correria  são constantes em nossas vidas.

Por isso é importante você aprender algumas técnicas de congelamento e descongelamento de alimentos para aproveitar ao máximo com seu sabor e aparência ideais. Seguem algumas dicas:

- Não bata o bife antes de congelar, já que o martelo rompe as fibras da carne, ocasionando a perda dos sucos.

- Carnes em conserva ou defumadas não precisam ser congeladas. Mas para prolongar seu tempo de consumo, ao levar ao freezer, embale duas vezes para não espalhar cheiro.

- Antes de congelar aves recém abatidas, deixe- as descansar por 24 horas no refrigerador.

- No caso dos camarões, separe alguns bonitos e grandes para enfeitar e congele sem embalagem, no formato que for usar. O restante você congela em embalagem própria ou saquinhos.

- Para congelar alimentos já prontos para serem consumidos, lembre-se de colocar pouco tempero, deixando para completar quando for aquecer.

- Lembre-se também de resfriar o alimento após seu cozimento, mergulhando o recipiente em água gelada, até que fique em temperatura ambiente.

- Se você quiser que seu prato permaneça em determinado formato, congele-o tem travessa forrada com plástico ou papel alumínio.

- Se você quiser congelar algum alimento líquido, você pode congelar na bandejinha de gelo e depois guardar em saquinhos no formato de cubos de gelo.

- Lembre também que todo congelado deve ser consumido em até três meses após o congelamento.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Pão doce com creminho e goiabada


Esse pão lindo e gostoso foi feito pelo meu esposo. Agora ele está numa fase de pães e biscoitinhos. Uma tentação!

Ingredientes: 1/2 litro de leite morno (a variar), 2 ovos, 2 tabletes de fermento biológico, 100grs de manteiga, 5 colheres (sopa) de açúcar (a variar), 1 pitada de sal, farinha de trigo (até dar ponto). 

O recheio amarelinho leva 1/2 copo de leite, 2 colheres (sopa) maisena, 2 gemas, gotas de essência de baunilha.

Preparo do pão: pegue uma vasilha grande, coloque o leite, o fermento e o açúcar. Misture levemente para não quebrar os pedacinhos de fermento. Tape com um pano e deixe crescer por pelo menos 15 minutos. No período de crescimento pelo fermento, você vai reparar que vai criar uma camada de um dedo por cima do leite, é o sinal que o fermento está quase todo dissolvido no leite, o que garante um crescimento ideal da massa. Assim que o fermento estiver todo dissolvido você vai misturar novamente o leite até que fique um líquido homogêneo. Garanta que o leite ainda esteja morno. Prove e veja se está doce, se não estiver, você acrescenta mais açúcar (o gosto muda conforme a marca do fermento).

Adicione a manteiga, a pitada de sal, e se gostar canela, também os ovos, e misture bem sem bater a massa, só misture. A massa ficará com uma aparência com líquido branco e pequenas bolinhas da gema. Quando o líquido atingir essa consistência, você vai acrescentar farinha de trigo e continuar misturando. Dica: acrescente a farinha de 3 em 3 colheres, para garantir que a massa não vai empelotar, nem ficar muito seca.

Assim que perceber que a massa não dá mais para misturar com a colher, retire a colher e coloque a mão na massa. Com a outra mão vai acrescentando punhadinho de farinha até a massa soltar da sua mão. Para saber se a receita está ficando certa, a massa vai continuar morna e com textura muito macia.

Quando a massa estiver soltando da sua mão, você pode pegar a massa por inteiro e colocar na forma já untada e deixar crescer por 25 a 30 minutos ou cortar os pedacinhos e fazer o formato do pão que você deseja na mão. Dica importante: não coloque a massa em plataforma fria (mármore, granito) porque vai diminuir a temperatura da massa, deixando dura e também vai encolher.

Depois que der o formato desejado na massa, você vai colocar na forma já untada com óleo e farinha de trigo, ou manteiga e farinha de trigo, ou até mesmo usar papel manteiga. Coloque dentro do forno desligado, para garantir que a massa vai continuar morninha.

Após o tempo de 20 minutos, você vai retirar a massa do forno e ligar o forno a 180ºc a 200ºc. No período de aquecimento do forno, sua massa continuará crescendo. Será o período que você vai fazer o recheio.

Se for usar recheio de goiaba, você vai fazer um corte em cima ou na lateral da massa, e colocar as tirinhas de goiabada. Dica: não faça um corte grande em cima da massa, pq um grande corte fará com que a massa se abra no forno, pq como sabemos a massa irá crescer muito.

Caso você queira fazer o creme, você vai colocar 1/2 copo de leite, 2 colheres de maisena e vai misturar com o fogo desligado. Misture bastante até não ficar empelotado. Ligue o fogo baixo, acrescente 2 gemas, e continue misturando para que a massa não fique dura ou empelotada. Assim que a massa começar a ficar amarela e começar a endurecer, acrescente a essência de baunilha e 2 pitadinhas de açúcar. Colocamos o açúcar por último para que ele não derreta totalmente e fique em cristais. 

Após o aquecimento do forno, pode colocar o pão para assar. Coloque o pão para assar em cima no forno, para evitar que a parte de baixo asse antes do pão todo. Com um pincel um pouco de manteiga por todo pão e jogue açúcar por cima e leve ao forno.

Depois de 10 minutos, você retira e passa uma nova camada de manteiga e açúcar, garantindo que sua massa fique crocante e não queime. O ideal para testar se está bom, é furar com um garfo na pontinha e experimentar. Ele ficará branquinho por dentro e com casquinha crocante por fora.

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Churros de doce de leite


Se tem algo que me remete à infância é churros. Quando era pequena eu sempre comia quando saía da escola ou quando ia a algum parque.

Ultimamente tenho visto mini churros em padarias e buffets e achei a ideia muito legal, já que um churros grande ás vezes se torna enjoativo.

Comprei esse acessório de churros na revistinha da Avon, aquela que vende coisas de casa, sabe? Nela vem a receita também.

Para fazer é super fácil, você vai colocar 2 xícaras de água, 1 pitada de sal e 2 colheres (sopa) de margarina em uma panela no fogo. Vai misturar até deixar ferver.

Assim que ferver você vai apagar e acrescentar 2 xícaras e 1/2 de farinha de trigo aos poucos, sempre misturando para não empelotar. O objetivo é formar uma massa uniforme até desgrudar da panela.

Pegue a massa e coloque no tubo. Pegue um tabuleiro e unte ou coloque um papel manteiga para não grudar. Vai apertando o tubo e quando tiver um tamanho que você queria, corte a ponta da massa. Reserve.

Depois, você vai fritar em óleo bem quente, não colocando muitos de uma vez para evitar grudar.

Quando os churros estiverem frios, passe numa mistura de açúcar com canela.

Já o recheio você pode fazer com doce de leite ou chocolate. Eu optei pelo de doce de leite. Na verdade eu nem tinha doce de leite aqui em casa e fiz na hora, utilizando leite condensado Mococa. Depois eu ensino a vocês como fazer.

Troque o bico para o bico de recheio. Coloque o recheio no tubo e insira nos buraquinhos da massa de churros, apertando com delicadeza para não abrir. Ficou uma delícia!!

terça-feira, 25 de junho de 2013

Amor em cada detalhe


Em cada momento podemos fazer um mimo. Em qualquer refeição ou a qualquer hora do dia.

Coração no arroz especial da Lolô. Também coração no arroz soltinho acompanhando o estrogonofe. E até mesmo na maçã enfeitando a taça para suco.

Paparico mesmo!! rs... né amor?!

Strogonoff de carne


Acho strogonoff  (estrogonofe) um prato bem prático e gostoso, então vira e mexe estou fazendo, porque não precisa inventar muito e acompanhado de um arroz fresquinho e batatinha, vira uma refeição completa.

Peguei a alcatra e cortei em pedaços. Em uma panela, dourei a cebola e o alho (já picadinhos). Juntei a carne. Mexi e deixei  ir dourando. Acertei o sal. Como dessa vez queria algo mais rapidinho ainda, utilizei o molho de strogonoff pronto da Mococa, que é indispensável, uma delícia e ótimo para esses momentos de correria.


Juntei o molho pronto e misturei. Deixei aquecer e depois foi só enfeitar o prato. Não utilizei champignon dessa vez, mas você pode ainda incrementar com champignon, milho ou o que preferir. Juntei a batatinha palha e com o arroz foi com ajuda de um cortador formato coração.

Para quem se interessou, vale a pena concorrer um super kit Mococa, clique aqui para participar.

Outras receitas de estrogonofe:  de camarão com chuchu
                                                         de carne
                                                         de camarão,
                                                         de soja, 
                                                         de palmito, 
                                                         de chuchu, 

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Como limpar mancha de ovos?


Se você se sujou ou sujou algum tecido com gema de ovo, saiba como retirar essa mancha em poucos minutos.

Para isso você deve misturar água com um pouquinho de sal, fazendo tipo uma pastinha. Depois é só colocar essa mistura sobre a mancha por uns minutos. Esfregue um pouquinho. Enxague e lave normamente.

Imagem: Google Images

Sopão de feijão


O tempo mudou, está friozinho e nada melhor do que uma sopinha.  Confort food para aquecer.

Para fazer essa sopa de feijão você pode utilizar feijão já preparado ou fazer um fresquinho.

No meu caso eu aproveitei o que já tinha feito um dia anterior, refoguei novamente com alho e cebola. Depois bati no mixer. Reserve.


Cortei cenoura e batatas em cubos médios e coloquei para cozinhar até ficar macio. Escorra e reserve.


Quis também colocar carne moída, então refoguei com alho, cebola, joguei pimenta do reino, molho de tomate mas sem deixar muito molhado, só para dar um corzinha. Reserve.


Preparei também um macarrãozinho para juntar à sopa e cortei couve para colocar em cima. Juntei tudo e servi com uns palitinhos. Delíiiicia!!

sexta-feira, 21 de junho de 2013

Fazendo vinagre com o resto do vinho


Se você tem um restinho de vinho e não se interessa em bebê-lo, uma ótimo dica é aproveitá-lo para fazer vinagre.

Junte as sobras dos vinhos restantes, sejam eles branco ou tinto ou os dois tipos em uma garrafa.

Adicione dentro da garrafa folhas de manjericão, alecrim, orégano, louro e pimenta, ou os temperos que você gostar mais.

Em seguida, tampe a garrafa e deixe na geladeira durante uma semana. 

Depois desse período terá curtido o suficiente e você poderá utilizar para temperar o que quiser, sejam saladas ou carnes.

Imagem: Google Images

quinta-feira, 20 de junho de 2013

Tirando a umidade do sal


Quando o saleiro começar a entupir, não saindo mais nada, pode ser a umidade. Para não ter que jogar fora o sal, você retira o sal do saleiro e leve à frigideira, deixando somente aquecer.

Depois é só retornar com o sal ao saleiro porque ele vai ficar sequinho e prontinho para ser utilizado.

Imagem: Creative

Ilumine sua festa








A iluminação da festa é tudo. Não importa o tema, porque com luzes tudo fica mais bonito e aconchegante, de festa junina, jantar romântico a festinha mais elaborada. Lindas ideias para você se inspirar e fazer sua festa acontecer.

Fonte: Martha maravilhosa Stewart

quarta-feira, 19 de junho de 2013

Dicas para descascar alho


Existe algumas formas que facilitarão sua vida na hora de descascar alho.

1 - Separe os dentes de alho que você irá utilizar. Coloque o alho em um refratário com água e leve ao micro-ondas por 30 segundos. 

2 - Caso você não utilize micro, deixe o alho em um refratário por uns 10 a 15 minutinhos. As cascas vão se soltar fácil fácil.

Imagem: Google Images

Biscoitinhos de goiaba


Esses biscoitinhos foram feitos pelo meu maridão, querendo me agradar em dia de quimio, já que nada me apetece em semana de tratamento. Por sorte (ou azar por não emagrecer) eu amo tudo o que ele prepara e com esses biscoitos não foi diferente.

Como fez muito sucesso, ele teve que fazer mais de uma fornada, já que a família também provou e aprovou. O cheirinho deles saindo do forno é incrível!

Para preparar essa delícia, você vai precisar de 3/4 xícara (chá) de farinha de trigo, 1/4 xícara (chá) de açúcar ou a gosto, 2 colheres (sopa) de manteiga, 2 ovos, 1 colher (chá) de fermento em pó e goiabada.

Primeiramente, peneire a farinha de trigo, o fermento e o açúcar numa tigela grande. Junte os ovos e a manteiga. Amasse bem até a massa começar a soltar das mãos. Dependendo da farinha de trigo, será necessário acrescentar uma ou mais colheres para conseguir a consistência ideal. Lembrando que a massa não pode ficar seca, então cuidado para não exagerar na quantidade de farinha de trigo para os biscoitos não ficarem muito pesados.

Estenda a massa na espessura de 1 cm mais ou menos. Corte no formato desejado com modeladores ou molde em formato de bolacha, como na foto. Coloque um pedacinho de goiabada e feche. Polvilhe açúcar refinado por cima das bolachas antes de assar.

Dica: para não queimar o fundo do biscoito e para que não fique muito escuro na superfície, coloque uma colher de água com 1/2 de manteiga, passando com um pincel no fundo e por cima do biscoito, antes de polvilhar o açúcar. Assim, a camada protegerá o fundo e facilitará para que o açúcar não solte, dando mais sabor. Na segunda fornada, usamos papel manteiga, que tem a mesma função.

terça-feira, 18 de junho de 2013

1.000.000 DE VISITAS !!!


Depois de tanto tempo e trabalho, o VOVÓ QUE ENSINOU vai alcançar a marca de 1.000.000 de visitas.

Claro que não poderia estar mais feliz, afinal, amo o trabalho que faço neste  blog e amo mais ainda fazer parte deste mundo, onde podemos trocar nossas receitas, dicas, nossas alegrias e até mesmo nossas tristezas.

Então desde já agradeço a todos vocês que ajudaram tanto, que fizeram do blog este espaço gostoso, onde podemos dividir tudo, inclusive, trocar experiências sobre a arte que é cozinhar.

Amigos leitores, conto com vocês para me ajudar a bater a marca de 1.000.000 de visitas até julho. Como motivação, estaremos sorteando um kit da Mococa recheadinho de delícias. Para participar é só clicar aqui.

Vamos lá gente! muito obrigada e espero fazer do blog um espaço cada vez melhor.

BEIJOS,

domingo, 16 de junho de 2013

Sorteio kit Mococa


Para comemorar a volta do blog, iremos sortear um super kit Mococa para vocês poderem fazer muitas gostosuras. O kit Mococa contém: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 molho estrogonofe, 1 molho madeira, 1 molho quatro queijos, 1 sachê de mingau de arroz, 1 sachê de mingau de milho, 3 unidades de Mococa Chocolate, 1 manteiga e 1 leite UHT.

Quem quiser concorrer, basta colocar no final desse post (em comentários), o nome e e-mail. Pode participar quantas vezes quiser. Sorteio válido somente para residentes no Brasil.

As inscrições são de hoje, 16 de junho até o dia 30 de junho. O resultado será    no dia 01.07.

Então, boa sorte!

sexta-feira, 14 de junho de 2013

Arroz especial da Lolô


Estou de volta finalmente. Muito feliz com o retorno pq já estava morrendo de saudade de vocês. Vou contar que tenho tantas fotos das minhas últimas receitas e gostosuras experimentadas, mas tive que formatar o computador (diga-se de passagem, ficou ótimo, graças ao meu lindo marido), e acabei perdendo algumas (jurava que tinha salvado).

Mas aos poucos vamos colocando tudo em dia. Tanta coisa para contar que não sei nem como começar.

Esse arroz foi feito pela Lolô, minha amiga querida, no sítio dos sonhos. Ela usou cenoura ralada, ovos, cebolinha e repolho. Para fazer é super fácil, coloca azeite e manteiga, junta o arroz, depois a cenoura ralada, o repolho, quebra os ovos em cima e mistura e depois junta a cebolinha. Você pode até acrescentar um queijo ralado por cima. Mas confesso que falando não parece que é tão bom. Só experimentando para ter noção.

Quero dividir com vocês as receitas de pão e biscoitinhos que meu marido tem feito, vocês vão amar! Além disso tem nhoque, strogonoff de carne, pratos enfeitadinhos, muito coração em tudo, peixes, fotos da minha pescaria, do sítio e muito mais. 

Claro que não poderia voltar sem um sorteio e dessa vez uma super especial, comemorando a quase marca de 1 milhão de visitas. 

Então aguardem e participem, afinal, estou carente de vocês, rs...

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Contagem regressiva

Olá pessoal! Saudade de vocês. Bom, estou passando rapidinho para informar que semana que vem o blog voltará a sua normalidade com postagens diárias e frequentes.

Sinto muito ter passado tanto tempo longe, mas  meu tratamento + casório + mudança tomaram bastante do meu tempo, mas por nenhum momento esqueci de vocês e de sentir falta desse cantinho que tanto amo.

Espero que ainda não tenham desistido do Vovó e que voltem a me visitar e comentar. Aproveito para agradecer os votos de melhoras e de felicidades pelo casamento. Obrigada mesmo, fico muito feliz com cada comentário.

Então não esqueçam que semana que vem estarei de volta e estou cheinha de receitas para postar e novidades para contar. Além disso, teremos um novo sorteio da Mococa e mais um surpresa. Até!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails