quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Bolo de laranja


Quem acompanha o blog sabe que meu esposo é louco por bolos e costumamos comer no lanche da tarde. Devido a isso vivo testando novas receitas e ainda bem vivo me surpreendendo com uma receita melhor que a outra. O bolo de hoje é de laranja e é mega fácil de fazer, inclusive é um dos meus requisitos para escolher a receita, tem que ser fácil e rápida.

Ingredientes
1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 colher (chá) de fermento em pó
1/4 colher (chá) de sal
3/4 xícara de manteiga em temperatura ambiente
1 xícara de açúcar
raspas de 2 laranjas (usei de uma grande)
3 ovos grandes
1 colher (chá) de extrato de baunilha

Para a calda: 1 xícara da polpa de laranja e 1/3 de xícara de açúcar.

Modo de preparo

Unte uma forma para bolo com manteiga e enfarinhe. Numa tigela misture a farinha, o fermento e o sal. Reserve. 

Na batedeira, coloque a manteiga, o açúcar e raspas da laranja. Bata até ficar um creme claro e fofo.

Numa outra tigela, coloque os ovos, a baunilha e bata ligeiramente. Despeje aos poucos a mistura de ovos e bata até ficar bem misturado. Coloque aos poucos a mistura de farinha até ficar incorpado.

Leve ao forno pré aquecido a 180ºc e asse por 1 hora (isso depende um pouco do seu forno, o meu foi uns 45 min). Deixe esfriar.

Enquanto esfria, passe as polpas das laranjas por uma peneira e descarte as sementes. Misture a polpa com açúcar (eu não fiz isso), mexa ligeiramente.

Desenforme o bolo, coloque sobre um prato para servir e fure com um palito todo o bolo e despeje a calda sobre ele. O restante molhe onde ficou faltando. Humm... delícia!

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Como retirar cheiro das mãos

Nós que adoramos cozinhar, de vez em quando fica aquele odor quando preparamos peixe, camarão ou mexemos com cebola e alho.
 
Uma dica ótima e super fácil é lavar as mãos com pó de café e água. Logo depois lave as mãos com sabonete normalmente. É tiro e queda.

sábado, 24 de agosto de 2013

Torta de palha italiana


Dia 21 foi aniversário da minha irmã e fiz essa torta para ela. Para fazer é mega simples e o resultado é essa aparência rústica e o sabor é maravilhoso, não tem quem não goste, já que a combinação é brigadeiro + biscoito = palha italiana.

Precisava fazer essa receita, desde que vi no Doces Abobrinhas da querida Roberta fiquei aguando e fiz numa data super especial, minha irmã linda comemorou mais um ano de vida, graças a Deus com muita saúde. Lela te amo!

Você precisa de 4 latas de leite condensado, 1 pacote e meio de biscoito maisena, chocolate em pó e manteiga. Para preparar é o mesmo modo de preparo do brigadeiro, misturar tudo até desgrudar do fundo da panela, depois junta o biscoito quebrado à mão mesmo, coloca numa forma de fundo removível untada com manteiga e pronto!

Deixe um tempo e não é necessário levar à geladeira. Desenforme e decore do jeito que preferir. Depois é só se render aos elogios. 

sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Aprenda a desfiar frango rapidinho


Uma dica super prática que aprendi com minha sogra para desfiar o frango, bata na batedeira, isso mesmo! Use a batedeira para desfiar o frango, coloque os peitos de frango , bata e pronto, rapidinho, rapidinho.  Confira nas fotos, muito rápido e simples.

quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Como retirar manchas de gordura

Vira e mexe sujamos as coisas com gordura e para retirar as manchas muita gente pena. Por isso vai uma dica super útil, quando você se sujar com gordura, espalhe um pouco de maisena ou talco no lugar da mancha, depois coloque uma folha de papel toalha em cima da mancha e outra por baixo e passe o ferro bem quente por cima.

No caso da mancha ser em tapete faça uma misturinha com uma colher de álcool e quatro de sal. Passe no local manchado e deixe agir por uns quinze minutinhos. 

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Peixes - como congelar, descongelar e cozinhar no micro-ondas


Tenho colocado algumas dicas práticas sobre como congelar e descongelar alimentos. Também como prepará-los no micro-ondas e tenho visto que muitas pessoas têm dúvidas a respeito, por isso resolvi fazer mais uma postagem a respeito e dessa vez sobre peixes.

Para quem não gosta de comprar os peixes já limpos ou quer aprender como fazer, seguem as dicas: para limpar os peixes, você precisará escamar, retirar as vísceras, cabeça, barbatanas e nadadeiras.

Os peixes gordos, como carpa e sardinha, ou peixes grandes, você deve cortar em postas ou filés. Para peixes magros como bacalhau, pescada ou truta, você deve deixar de molho por uns cinco minutinhos em salmoura (uma xícara de sal em 3 litros de água).

Para embalar os filés, pescados pequenos ou postas de peixe, é só empilhar separando com plástico ou até mesmo papel alumínio. O ideal é você embalar os peixes duas vezes pelo menos para evitar que o cheiro fique no freezer.

No caso de congelar um peixe grande inteirinho, você deve retirar as vísceras, mergulhar em água fria e levar para o freezer fora da embalagem até congelar. Depois você repete o processo, mergulha em água fria e leva ao freezer novamente, repetindo isso até que o peixe fique com uma camadinha de gelo, sem rachaduras. Aí é só embalar no saco plástico e tirar o ar, voltando a levar ao freezer.

Já para preparar o peixe no micro-ondas, inteiro ou em filés (depois de limpo, claro), você deve pincelar manteiga derretida, cobrir com suco de limão e temperar com ervas de sua preferência. Deve colocar o peixe na travessa com as partes mais finas voltadas para o centro.

Se você quiser dar uma incrementada, pode deixar o peixe cozinhar em vinho, escolher um molhinho ou até mesmo deixar cozinhar no vapor. Para isso você deve retirar do micro quando a carne estiver cozida na superfície mas ainda translúcida no meio. Depois disso espere com ele fora por uns dez minutinhos que o cozimento se completará no descanso.

Para cozinhar o peixe inteiro, faça uns três cortes diagonais na pele para evitar que no cozimento acabe estourando. Proteja a cabeça e o rabo com tiras de papel alumínio. Cubra depois com plástico (pvc) e fure em três lugares para o vapor sair.

Quando estiver cozinhando, na metade do tempo mude o peixe de lugar na travessa e tome cuidado para não cozinhar demais senão vai acabar ficando duro e seco e também não leve ao micro se estiver empanado em massa, porque ela vai ficar murcha e não vai ficar crocante.

No caso de cozinhar cação ou badejo, tenha um cuidado extra, forre a travessa com papel toalha porque esses peixes soltam muito suco. Na hora de servir vire o peixe.

A maioria dos peixes com peso de 500g levam em média cinco minutos para descongelar. Mas frutos do mar levam em média 10 minutos. O descanso deve ser em torno de cinco minutos. Mas carpa, cavala, linguado inteiro ou truta levam em média dez a vinte minutos. Já os frutos do mar, deixe descansar por vinte a trinta minutos. O tempo de cozimento varia, mas a média é de cinco a sete minutos em potência máxima e os frutos do mar uns 10 minutos. O ideal é você colocar menos tempo e ir acrescentando aos poucos que for olhando, assim não tem erro.

Imagem: Google Images

segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Panela de Ferro

É com enorme satisfação que informo nova parceria do Vovó que ensinou... com a Panela de Ferro. 

Todos que acompanham o blog sabem que o Vovó somente faz parcerias com empresas sérias e com produtos de qualidade. Fiquei muito feliz quando recebi minha caçarola de ferro, a paçoca de carne suína e a carne na lata.

As panelas de ferro são curadas a 250ºc, portanto já estão prontas para uso.  Além disso, as panelas estão protegidas com tinta à base de água, o que evita a transferência de ferro para os alimentos, não trazendo nenhum dano à saúde.

São ínúmeros os benefícios da utilização das panelas de ferro, entre elas: são atóxicas, não liberando toxinas nos alimentos; são nutritivas porque fornecem suplementação de ferro para o organismo; conservam o calor por mais tempo; são anti-aderentes; são vedadas, a tampa condensa o vapor e encaixa firmemente; são versáteis porque podem ser utilizadas em todos os tipos de fogão; e o melhor, são eternas, porque não deformam e não quebram. Além disso tudo são lindas e dão um charme especial em cada refeição!



A carne na lata é incrível, porque como antigamente, utilizada a gordura como conservante. O sabor é irresistível e além disso é super prática, já que já está prontinha para consumo, devendo somente esquentar na própria gordura. Para quem é adepta do micro-ondas, também pode esquentá-la nele, aí no caso não precisa da gordura. Uma delícia, com certeza vocês irão amar.


Para quem se interessou pelos produtos, dá uma passadinha no site da Panela de Ferro, que com certeza vocês irão gamar em algum produto.

E fiquem atentas porque em breve rolará um sorteio da Panela de Ferro aqui no Vovó que ensinou...

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Ramén Naruto


Com o tempinho mudando nada melhor do que uma confort food e como tenho assistido bastante Naruto e ele como ramén (no Japão eles falam ramén e não lamén) eu fiquei tentada a fazer igual, é tipo uma sopinha com macarrão tipo miojo, legumes, ovos e eles também colocam carne de porco mas a minha não levou.


Usei minha panela linda que ganhei da Ewel, ela é grande e deu para colocar todos os ingredientes.


Para fazer corte cenoura, batata e chuchu em pedaços não muito grandes e nem muito pequenos. Refoquei no alho e cebola a cenoura primeiro, deixei no vapor até ficar macia, juntei depois o chuchu e por último as batatas. Coloquei um envelopinho de tempero Sazón de legumes. Misture tudo e deixe cozinhar.

Enquanto isso fiz o macarrão, que usei miojo mesmo, levei na água e coloquei o temperinho que vem nele. Juntei aos legumes com o caldo e tudo. Misture. Depois é só cozinhar os ovos e cortar e misturar à sopa.
Acrescentei um pouco também de curry e pimenta do reino. Ficou ótimo!


Para quem não conhece o desenho Naruto, é um desenho japonês de muito sucesso no mundo todo. E não é atoa, Naruto é um desenho que fala de amizade, superação, morte, reencarnação, lealdade. Eu não imaginava que iria gostar tanto, mas agora não consigo parar de ver.

terça-feira, 13 de agosto de 2013

Bolo de fubá sem ovos


Meu esposo adora bolo e sempre faço algum para ele tomar café. O preferido dele é o de fubá e outro dia ele me pediu para fazer, mas justamente nesse dia tinha acabado os ovos e eu não queria ir ao mercado para comprar.

Pensando rápido ele foi em busca de uma receita na net de bolo sem ovos e achou essa que pegamos aqui. Vou dizer que a receita é ótima porque além de prática, de não utilizar ovos o resultado é supimpa, o bolo fica fofinho e não fica seco.

Para fazer você vai precisar de:

1 1/2 xícara de farinha de trigo
1 1/2 xícara de fubá
1 1/2 xícara de açúcar
2 xícaras de leite
3/4 xícara de óleo
1 1/2 colher de fermento

Bata tudo na batedeira e coloque em uma assadeira por 30 minutos.

segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Torta de liquidificador de carne moída


Eu adoro essa receita e já postei diversas vezes aqui no blog modificando somente o recheio e desta vez resolvi fazer de carne moída, ficou maravilhosa!

Peguei a carne moída e fiz como sempre faço, refogo cebola e alho, junto a carne, mexo para ela ir pegando uma corzinha cozinhando. Depois acrescento sal, pimenta do reino moída na hora, juntei também um pouco de cominho. Bati três tomates no liquidificador com um pouquinho de água, acrescentei uma pitada de açúcar. Juntei o molho de tomate e misturei com a carne moída. Acrescentei orégano. Reserve.

Para fazer a massa da torta mega fácil é só colocar os ingredientes todos no liquidificador e bater:
 2 copos de farinha de trigo;
- 2 copos de leite;
- 1 copo de óleo;
- 3 ovos inteiros;
- queijo de sua preferência ralado ou em pedacinhos;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;

Bata tudo no liquidificador e despeje em uma forma untada. Depois você coloca o recheio de carne moída por cima. Depois é hora do queijo. Leve ao forno pré-aquecido até dourar e derreter o queijo. Pode fazer porque vai render muitos elogios, aqui em casa virou um dos pratos favoritos do Wesley.

Quer mais receitas de torta salgada? confira:

domingo, 11 de agosto de 2013

Removendo ferrugem

Uma dica ótima para quem precisa remover ferrugem de objetos cromados, é só usar coca cola sobre a ferrugem e pressionar com papel alumínio. Tiro e queda!

sábado, 10 de agosto de 2013

Tira gosto para o final de semana


Final de semana chegando, nada melhor do que um tira gosto com cervejinha para bater papo com os amigos e família.

Meu esposo fez esse prato cara de botequinho, com tirinhas de bife e rodelas de linguiça apimentada, com cebolas (o detalhe na grossura da cebola a gente não comenta, rs...).  Mas o que vale é que estava muito gostoso, a cerveja muito gelada e a companhia maravilhosa.

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Partes do boi e o corte ideal para cada receita



Eu fui vegetariana por 15 anos, então passei boa parte da minha vida sem entender nadinha de carne, rs... Devido à minha doença voltei a comer carne mas mesmo antes disso já preparava algumas coisinhas para os familiares.

Agora que casei preparo ainda mais, já que meu esposo é carnívoro assumido. Por isso tive que ter umas aulinhas sobre que tipo de carne comprar, porque fico perdidinha nessa parte. Ainda bem que ele me ajuda e geralmente ele é quem compra, já que não curto muito olhar o boi no açougue, rs...

Para quem tem as mesmas dúvidas que eu e para quem cozinha já bastante mas quer conhecer mais, coloquei essa imagem das partes do boi e agora falarei o corte ideal para cada receita, assim fica bem mais fácil né colega?!

O patinho é ótimo para bifes, cozidos e carne moída.

O acém é ótimo para carne em panela, ensopados e cozidos.

O músculo, para caldos, molhos e ensopados.

A alcatra é boa para bifes, assados e picadinho.

A maminha serve para grelhados, assados, churrasco e carne de panela.

A paleta para cozidos, caldos e ensopados.

O lagarto para assados e rosbifes.

O contrafilé é bom para bifes, grelhados, assados e churrasco.

O coxão duro para cozidos, ensopados, caldos e carne moída. Já o coxão mole para refogados, ensopados e picadinho.

A fraldinha é boa para assados, ensopados e hambúrguer.

O filé mignon é ótimo para bifes, assados, grelhados e rosbifes.

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Aprenda a desinfetar sua esponja


Esponja é algo que usamos bastante na cozinha né? Por isso mesmo devemos ter um cuidado redobrado devido às bactérias. 

Aqui em casa costumo trocar a esponja no máximo a cada duas semanas. Mas caso você não faça isso, ou queira desinfetar sua esponja para ficar despreocupada, segue uma dica muito simples e ótima, depois de lavar bem sua esponja leve ao micro-ondas em cima de um pratinho (pires) por um minuto. Assim, você elimina não só as bactérias e micro-organismos mas também o odor dela.

Imagem: Google Images

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Penne ao molho branco e frango


Esse penne foi feito para minha sobrinha e meu esposo. Os dois amam massa e sempre invento mudar um pouquinho. Por isso resolvi fazer penne ao molho branco (caixinha pronta Mococa) e frango em pedacinhos. Para completar joguei batatinha palha por cima e o milho foi no prato da Cacá que adoooora milho.

Para fazer o penne sempre da mesma forma de fazer a massa. Fiz na minha espagueteira linda que ganhei da Ewel. Coloquei água para ferver com sal e óleo. Assim que ferveu a água, coloquei a massa e deixei até ficar al dente (macio, nem mole demais e nem duro). Claro que dou uma provadinha porque só mordendo para você sentir se a massa está no ponto. Depois escorri a água, que com a ajuda da espagueteira é só segurar nas abas que a panela trava e virei. Se você também quer uma panela dessa, é só clicar aqui e concorrer.

Já o frango eu tinha uns pedaços de peito aqui, então cortei em pedacinhos, temperei com sal, alho e cebola. Depois em uma panela, deixei selar e pegar um pouco de cor. Juntei um pouco de pimenta do reino moída na hora. Depois juntei o molho branco da Mococa, que nessas horas eu adoro usar, porque é gostoso e prático, então aproveito o tempo com meus queridos da melhor forma. Provo e vejo se precisa de mais um temperinho.

Junte o molho na massa e misture. Depois coloquei batatinha palha por cima. E no caso da Cacá coloquei milho também. Delicioso e rápido, uma combinação perfeita!

Outras receitas com molho branco: molho branco ou bechamel
                                                     couve flor gratinada
                                                     cappelletti ao molho bechamel
                                                     bacalhau gratinado
                                                     batatas gratinadas

segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Cuca de banana da vovó


Uma das receitas mais pedidas da minha avó é essa cuca de banana. Olhando assim você não dá nada, mas o sabor é incrível.

Eu faço sempre dois tabuleiros e rapidinho sai tudo, ninguém resiste! Vale a pena fazer, você vai se surpreender.

Para fazer você vai precisar de:
1 1/2 xícara de trigo
1 1/2 xícara de maisena
3 xícaras de açúcar
1 col sopa de pó royal
4 ovos
1/2 copo de leite
2 col sopa manteiga
canela em pó
1 dúzia de bananas

Modo de preparo
Misturar com a mão a farinha, a manteiga, o açúcar, a maisena e o pó royal até formar uma farofa semi úmida. Untar o tabuleiro com manteiga. Cubrir com uma camada de massa. Depois coloque uma camada de bananas cortadas em fatias e com gotas de limão. Ponha o açúcar e canela sobre a banana. Vá sucedendo as camadas massa/banana até acabar. A última camada tem que ser a de banana. Bata as claras e depois junte as gemas. Coloque o leite. Misture bem e jogue em cima da última camada de banana. Deixe penetrar na massa e leve ao forno.

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Sorteio da espagueteira Ewel


Para comemorar a parceria do Vovó que ensinou... e a Ewel, estaremos sorteando essa espagueteira maravilhosa.

Essa espagueteira além de linda é super prática, pois tem buraquinhos na tampa que ajudam a retirar a água da massa. Além disso, as alças permitem travar a tampa. Também é ótima para cozinhar legumes porque não precisa tirar a tampa para sair o vapor.

Para quem se interessou, as inscrições para o sorteio vão de hoje (02.08) até o dia 01.09. O resultado sairá no dia 02.09. Vai em comentários no final desse post e coloca o nome e e-mail. Você pode concorrer quantas vezes quiser (aumente suas chances!).

O sorteio é válido em todo território nacional e a Ewel fará a entrega do brinde.

O vencedor será avisado via e-mail e terá o prazo de 24h para enviar os dados para entrega. Caso não responda, faremos outro sorteio.

Então, boa sorte!

E quem ainda não conhece os produtos lindos e de qualidade da Ewel, corre lá no site e se apaixone.


LinkWithin

Related Posts with Thumbnails