terça-feira, 8 de novembro de 2011

Papel alumínio, formas de usar e outras utilidades



Recebi este e-mail do meu Tio Arlindo, que por sinal, sempre me manda ótimas dicas. Achei muito interessante e gostaria de compartilhar com vocês, já, que o papel alumínio tem utilidades que desconhecia.

Segue abaixo, o texto do jeitinho que recebi:

"O papel mais popular que existe na cozinha tem mais utilizade do que apenas ir ao forno. Nós, do Arteblog vamos ensinar outras 10 utilizações para esse material.

Afiar tesoura e faca – O papel alumínio pode ajudar você a recuperar aquela tesoura ‘cega’ que há tempos está jogada de lado. Pegue um pedaço de papel, amasse e use a tesoura para cortar o papel. Repita o processo até 10 vezes, sua tesoura ou faca irá cortar tudo.

Adeus goteira – Apareceu uma goteira e não tem como arrumar no momento? Cubra o furo com papel alumínio. Como ele é impermeável e moldável, irá segurar se a chuva chegar.

Sem cheiro forte na geladeira – Ninguém gosta de abrir a geladeira e sentir aquele cheiro forte da cebola que não foi usada, não é? Então cubra a cebola com filme plástico e depois com uma folha de papel alumínio. Além do cheiro não sair, a cebola ficar manterá sua umidade como se tivesse sido cortada no ato que for usar.

Economize ferro – Quer economizar ferro de passar, energia e suas mãos? Cubra a mesa de passar roupa com papel alumínio deixando a parte brilhante para cima. Por cima do papel coloque um lençol ou tecido de algodão. O alumínio irá refletir o calor e só de passar um lado da roupa o outro já ficará liso também.

Sem veda-rosca – o parafuso ou a porca não estão bem encaixados? Enrole papel alumínio. Ele fará a pressão necessária para que fique tudo bem preso.

Achamos a resposta – Se você, como muitas pessoas, sempre se pergunta qual o lado do papel alumínio que se deve deixar em contato com os alimentos que vão ao forno, não se preocupe mais! Nós achamos a resposta! O lado correto é o lado mais brilhante por ser também a parte mais lisa. Assim a carne não irá grudar e tudo ficará bem assado.

Na maior limpeza – Pouca gente usa mas o papel alumínio realmente serve como um ótimo protetor de sujeira no forno e no fogão. Forre o forno e fogão com ele sempre que for assar, fritar ou fazer algo que possa suja-lo.

Fruta fora da geladeira durando muito – O papel alumínio conserva a umidade natural das frutas, então se não quer mante-las dentro da geladeira você pode envolve-las em papel alumínio que sua duração será tanto quanto se elas estivessem na refrigeração.

Limpa sujeira difícil – Grudou no fundo da panela ou na assadeira e não sai? Amasse um pedaço de papel alumínio e esfregue. A sujeira irá se soltar com facilidade.

Cone multiuso – Precisa de um funil ou mesmo de um saco para confeitar? Faça com o papel alumínio. Ele é moldável e impermeável, assim ganha qualquer formato e não suja suas mãos".

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mini torta capixaba



Quem conhece a tradicional torta capixaba, sabe que é maravilhoso. Quem não conhece, vale muito a pena tentar fazer ou quando visitar o Espírito Santo experimentar.

Bom, a torta que fiz não é a original, na verdade, o modo de preparo é igual, só os ingredientes que utilizei que não são. Disse pra minha irmã que fiz uma mini torta capixaba pobrinha, rs...

Para fazer a torta capixaba original, você precisaria de: 200g de bacalhau limpo sem sal, 50g de siri desfiado, 50g de caranguejo, 50g de sururu, 200g de camarão sete barbas, 30g de alho, 50g cebola, 3 maços de coentro, 200g de palmito pupunha, 50 ml de azeite, 6 ovos, 100g de azeitonas e sal a gosto.

Para prepará-la: Refogue no azeite o alho picado, a cebola, coentro, palmito e azeitonas sem caroço. Junte os mariscos já moídos. Acrescente 3 ovos, mexendo sempre. Após uns 10 minutinhos de fervura, retire todos os ingredientes refogados, coloque em uma panela de barro e cubra com uma neve dos 3 ovos restantes. Decore com cebolas em rodelas e azeitonas. Leve ao forno por uns 10 minutos a 100ºc. Sirva com arroz quentinho.



Agora, para fazer a mini torta capixaba pobrinha, eu usei: 1 cabeça de alho (amo usar alho), 2 cebolas, coentro, 1 vidro grande de palmito, 3 ovos, 1 vidro de azeitonas sem caroço, azeite, açafrão, sal, pimenta do reino, peixe merluza já limpinho (já em bandeja limpo), camarões sem casca, limpo e temperado com limão, sal e pimenta do reino. Ah, já ia esquecendo, também usei 2 tomates grandes picadinhos.

Modo de preparo: Peguei 4 mini panelinhas de barro e untei com azeite, reservei. Peguei uma panela grande e refoguei a cebola picadinha em cubinhos pequenos, juntei o alho e refoguei também. Acrescentei os tomates picadinhos. Coloquei os camarões, depois o peixe em pedaços. Acrescentei os ovos e mexi. Juntei as azeitonas, mas não usei tudo. Coloquei o palmito picadinho, mas também não usei tudo e deixei uns minutos para cozinhar com a tampa semi tampada.´Acrescentei o açafrão (pouco, para não roubar o sabor do resto dos ingredientes). Depois que já estava com uma cor linda e um cheiro bom, acrescentei o coentro picadinho, deixei um pouco e desliguei o fogo.




Hora da montagem: ligue o forno pq vai precisar dele já aquecido. Pegue as panelinhas untadas com azeite, coloque o preparo que fez na outra panela. Bata as claras em neve. Coloque por cima da mistura nas panelinhas. Coloque por cima um pouco de azeitona picadinha, palmito, uma rodela de cebola, uma folhinha de salsa e uns camarões (dois pelo menos). Polvilhe queijo ralado parmesão e leve ao forno.


Apesar do cheiro incrível que ficou e a cara boa, eu não comi (apesar que estou pensando voltar a comer frutos do mar - estou com medo de envelhecer com mal de Parkinson ou Alzeimer, e li que peixe ajuda muito a não ter essas doenças)... voltando ao assunto, meus cobaias preferidos, rs... papai, mamãe e Lela amaram!

domingo, 6 de novembro de 2011

Como tirar cascas das batatas quentes

Veja até o fim.


Eu sempre descasco antes de cozinhar, mas achei bem interessante e fiquei morrendo de vontade de testar. Obrigada Tio Arlindo!

sábado, 5 de novembro de 2011

Caneta removedora de esmaltes



Já tinha visto esse lançamento nos blogs amigos falando sobre a Feira da Beleza. Mas agora experimentei e achei o máximo!

Realmente remove o esmalte dos cantinhos perfeitamente. Não sei o quanto dura, mas o importante é que dá resultado e também não deixa a unha melequenta. Adorei Lela, obrigada!

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Meu adeus para a gostosura...



Bom, como muitos sabem, a Welze, nossa querida amiga da blogosfera, faleceu no final de semana passado. Fiquei sabendo na segunda-feira e demorei tanto para conseguir assimilar, para conseguir pensar em algo para escrever...

Eu e Welze não nos conhecíamos pessoalmente, mas posso dizer que nosso carinho era mútuo. Dizia para ela e para a querida Cucla (sua filha), que ela era uma gostosura.

Para quem não a conhecia, Welze era uma gostosura de pessoa sim. Sempre amável, uma amiga presente, sempre mandando comentários, e-mails e demonstrando seu carinho. Quantas vezes naquele dia que me encontrava pra baixo, lá vinha ela me animar, com seu jeitinho doce e de mãezona? outras vezes, chegava aqui em casa um lindo cartão!

Fica aqui todo meu carinho e respeito por essa guerreira, que lutou em vida contra uma doença cruel e que a levou cedo demais.

Os bons realmente morrem jovens, cheguei a essa conclusão. Mas, nossa amada amiga só foi para um lugar melhor, onde continuará seu caminho, num fusquinha roxinho ou numa bela moto, como gostava.

Para quem não a conhecia, vale a pena dar um pulinho no seu blog, o Gostosuras sem Travessuras, para conferir suas receitas deliciosas e seu papo descontraído.

Que Deus conforte Cucla, sua família e amigos.

Continuarei, minha amiga Welze, com você em meus pensamentos, orações e no meu coração.



Que belo tomate

Ando tentando ver o que é belo em tudo que me cerca...


Que belo tomate!!


O do lado ficou tão feinho, tadinho...

Tentando ver a beleza nas coisas que me cercam, já que a tristeza, a gripe e outras coisitas desagradáveis, insistem em não me largar...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails