Para quem gosta de receber amigos e parentes, de organizar algumas festinhas, segue algumas dicas, conforme o livro que já citei aqui (Festas Chiques e Baratas, de Bruno Chateaubriand e André Ramos):
Sempre fica a dúvida de qual serviço iremos utilizar no dia da festa: à francesa ou serviço americano. Aquele, usamos qdo a festa é para um número certo e pequeno de convidados. Nesse caso a festa tem que ser mais formal, pois utilizamos talheres, pratos, taças, copos, tudo no seu devido lugar e de acordo com o prato a ser servido. A comida já pode ser colocada em pratos individuais, o que eu acho muito legal. Começa servindo a entrada, em seguida um prato principal com acompanhamentos e após, a sobremesa. Tudo acompanhado de vinho que combine com o prato servido, claro!
Mas para quem prefere algo mais prático, o ideal é o serviço americano, pq pode ser utilizado para a quantidade de pessoas que vc quiser convidar e além disso, é funcional e menos informal. Colocamos os pratos, talheres e guardanapos tudo disposto em uma mesa separada. Em outra mesa, colocamos as delícias, ou seja, comidas e sobremesas em suas respectivas travessas. Caso vc disponha de espaço, o ideal é colocar uma terceira mesa com copos e taças e as bebidas geladas em algum recipiente grande com bastante gelo disponível. Mas caso não tenha essa opção, coloque os copos e taças juntamente com os talheres e pratos citados anteriormente. Eu acho muito legal deixar as bebidas disponíveis para os convidados se servirem, até pq, nessas festas nem precisa de garçons.
É muito importante qdo não temos garçons ou profissionais contratados, que alguém sempre dê uma olhadinha para ver se está faltando algo e repor, seja nas mesas, seja no banheiro. Além disso, é sempre bom passar ou escalar alguém p fazer isso, p recolher o que já foi usado. O importante é usar a criatividade e ser feliz, não importando muito seguir todos os ritos da etiqueta. Espero que gostem das dicas e que se sintam empolgadas para programar uma festinha. Em falar em festinha, hj é niver da minha mana Lela, queria muito fazer algo legal para ela, mas ela já cortou meu barato, rs...
Parabéns à Lela. Festa é comigo mesmo. Qualquer que seja a nacionalidade do modo de servir, à americana, francesa, ou sei lá. Adoro ir e fazer. Mais fazer, para ser honesta.
ResponderExcluirTô adorando as dicas!
ResponderExcluirBeijão,
Fla
Que bom que está gostando das dicas Fla, vou postar outras futuramente. Welze, para falar a verdade, ultimamente estou mais para fazer do que para ir em festas, rs...
ResponderExcluir