Férias é sinônimo de churrasco e para quem adora conhecer novas formas de fazer um bom churrasquinho, seguem algumas dicas sobre como acender a churrasqueira sem utilizar álcool e como salgar a carne com sal fino.
Recebi estas informações através de um e-mail enviado pelo meu querido Tio Arlindo, mas ainda não tive a oportunidade de testar, então, quem souber se é verdade ou tirar a prova, favor deixar o comentário ou enviar um e-mail, ok?
Em uma garrafa de cerveja, enrole 7 folhas de jornal, contornando a mesma e deixando o gargalo de fora.
Coloque a garrafa preparada dentro da churrasqueira. Despeje o carvão por cima, deixando só o bico da garrafa pra fora. Agora remova só a garrafa. Vai ficar um espaço no meio do carvão com os jornais.
No espaço vazio com outra folha de jornal em tiras, coloque fogo (cuidado).
Está pronto o fogo sem soprar, sem utilizar álcool, sem abanar...
Espete a carne e coloque para aquecer, sendo que o lado do osso deve ficar sempre para baixo. Deixe 5 minutos de cada lado. Vai ficar levemente dourada. Coloque o sal fino começando pelo lado do osso. Só jogue o sal por cima, não esfregue.
Asse normal a carne. Quando estiver assada, bata bem a carne pra retirar o excesso do sal.
Ao aquecer a carne, os poros são abertos.
Ao colocar o sal, os poros são fechados e mesmo que fique bem passada, permanece mais macia, pois fica o suco da carne.
O sal deve ser despejado, nunca passar a mão ou esfregar, senão ficará salgado.
Quando a carne estiver pronta, bata bem, pois o excesso do sal vai sair.
* Como não como carne não experimentei se dá certo e também ainda não tive a oportunidade de fazer para as pessoas. Resolvi postar pois achei interessante, mas cabe a cada um achar se é uma técnica adequada ou não. Pessoas hipertensas não são aconselhadas a testar. Todo cuidado é pouco na hora de mexer com fogo.
(O e-mail é assinado por Samuel Cardoso, mas desconheço se ele é o autor).
Imagens: Google Images
Em primeiro lugar desejo-te un Feliz Ano 2012 cheio d emuita saude e mt amor, tudo de bom para você!
ResponderExcluirObrigado por estas dicas tam presiosas que aqui partilha diàriamente é sempre bom aprender, pois o saber numca ocupa lugar!
Beijinhos
Oi, adorei seu blog, conheci ontem ja to te seguindo... adorei as dicas, qdo for fazer um churrasco vou testar!!! (Só achei muito sal na carne, medo de ficar salgado msm batendo a carne depois..rsrsrs)
ResponderExcluirOi, Nane!
ResponderExcluirMuito legal essa dica.
Desejo-lhe um feliz ano novo!
Paz e Bem!
Socorro Melo
oi querida tudo bem?? meu pai faz assim desde que eu tinha hummm hummm acho que dois aninhos querida e dá super certinho ....fica mais uniforme a chama e não se apaga ....querida amei esse churrasco estou levando minha lascquinha de carne adorooooo
ResponderExcluirflor fiz muffins de frutas secas que aproveitei das sobras do ano novo bjokinhas sadhia
Dicas são sempre boas. Vou leva comigo
ResponderExcluirbjos
gostei das idéias tanto do fogo como da carne
ResponderExcluirvaleu
abraço e feliz 2012
Daniel Deywes
http://feitonahora.blogspot.com
Oi Nane! Ótima dica da garrafa! Aqui no sul conheço muitos que utilizam essa técnica. Outra é umedecer (pouco) uma "buchinha" de papel higiênico ou jornal no óleo de cozinha. Dá super certo e é muito utilizado também. Quanto salgar a carne com sal fino, achei meio exagerado essa quantidade, na minha opinião! Aqui salgam assim, mas com muiiitooo sal grosso, depois de pronto bate e fica maravilhoso! Bjos
ResponderExcluir