Volto em breve! Já estou com saudades! Não me abandonem, ok?
sábado, 30 de julho de 2011
quinta-feira, 28 de julho de 2011
quarta-feira, 27 de julho de 2011
Brócolis
Imagem: Google Images
Brócolis - deixa a mente esperta
"É comum você demorar alguns segundos para lembrar o número do seu telefone? Este alimento é rico em ácido fólico, acelera o processamento de informação nas células do cérebro, conseqüentemente, melhorando a memória. Porções extras desta verdura vão fazer você lembrar de tudo rapidinho".
Quanto consumir: 1 pires / dia.
Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Dra. Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
terça-feira, 26 de julho de 2011
Caldo de aipim
Para fazer esse caldo, você vai precisar de: aipim (o quanto ache necessário conforme o número de pessoas), sal, azeite, cebola, alho, pimenta do reino.
Vai cortar o aipim em pequenos pedaços para ficar mais fácil de descascar. Pode colocar em uma panela para cozinhar, ou levar a uma panela de pressão. Se colocar em uma panela normal, cubra o aipim com água, acrescente sal e deixe cozinhar até amolecer. Caso faça na panela de pressão, o mesmo procedimento, porém, quando a panela fizer pressão, tome sempre cuidado na hora de abrir. Primeiro levante o pino para sair a pressão com ajuda de uma colher ou algo do tipo. Depois leve para debaixo d'água na pia, aí a tampa se abrirá.
Leve tudo para o liquidificador, mixer ou processador, até ficar um líquido homogêneo e cremoso.
Enquanto cozinhava o aipim, você corta a cebola em cubinhos. Amassa o alho. Pegue uma panela, coloque azeite e refogue a cebola. Depois, acrescente o alho. Depois, junta o caldo e deixa pegar o gosto da cebola e alho. Acerte o sal e por último, coloque pimenta do reino moída na hora.
No caso, eu não como carne, mas você pode adicionar paio ou até mesmo carne moída, que fica legal.
* Desculpem a péssima foto!
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Nova parceria
Esse mês é aniversário do Vovó que ensinou... e é com tamanha satisfação que comunico uma nova parceria: Vitao Alimentos.
Para quem não conhece a empresa, vale a pena conhecer seus produtos e os benefícios de cada um. A Vitao Alimentos desenvolve produtos integrais, naturais e funcionais para atender os que estão em busca de uma alimentação deliciosamente saudável.
Quem necessita de uma dieta especial, como intolerância a algum ingrediente ou precisa de uma dieta específica, a Vitao oferece produtos adequados para cada perfil, como: light, produtos sem glúten, produtos sem lactose, produtos diet e produtos kosher.
Além disso, o site da Vitao Alimentos é recheadinho de informações e receitas saborosas, que você poderá fazer download.
Em breve, o Vovó que ensinou... estará sorteando dois kits de produtos Vitao. Fiquem espertos!
domingo, 24 de julho de 2011
sábado, 23 de julho de 2011
Abacate
Abacate - amigo do sono
"Dormir é tão importante para viver bem quanto comer direito e fazer exercícios. Tem noite que o sono não vem? Põe fé no abacate. Tudo bem, ele tem gordura, mas é boa. E oferece vitaminas que ajudam você a se entender melhor com o travesseiro. A vitamina B3 equilibra os hormônios que regulam as substâncias químicas cerebrais responsáveis pelo sono. Já o ácido fólico funciona como se fosse uma enzima, alimentando os neurotransmissores que fazem você dormir bem.
Quanto consumir: ½ abacate pequeno, 3x / semana".
Fonte: Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
sexta-feira, 22 de julho de 2011
quinta-feira, 21 de julho de 2011
Escondidinho de carne seca com aipim
Lembram do purê de aipim com carne seca que fiz uns dias atrás? Pois é, a forma de fazer o escondidinho é igualzinho, só que você vai colocar num refratário a carne seca embaixo e cobrir com o purê de aipim. Cobre com queijo ralado parmesão e leva ao forno pré aquecido para dourar. Moleza! Clique aqui para saber mais.
quarta-feira, 20 de julho de 2011
Milho verde no palito
Teve festa junina no trabalho da minha irmã e elas colocaram o palito no milho verde. Muito mais prático né?
No caso aqui estavam nas panelas, já que é necessário o milho se manter na água quente (de acordo com o Dr. bactéria, rs... acho que ele não deve comer, beber, nem nada, né? como vive pensando em bactérias por todos os cantos? TOC puro! higiene é diferente de paranoia).
Você pode colocar alguns sem ser na panela à mesa, enfeitando da forma que quiser, e a medida que for acabando você vai repondo, ou colocar a panela mesmo na mesa, lembrando que pode queimar a toalha :)
Obrigada pelas fotos Lela e Lú!
Você pode colocar alguns sem ser na panela à mesa, enfeitando da forma que quiser, e a medida que for acabando você vai repondo, ou colocar a panela mesmo na mesa, lembrando que pode queimar a toalha :)
Obrigada pelas fotos Lela e Lú!
Mel
Imagem: Google Images
Mel - pura alegria
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
Mel - pura alegria
"Triste sem motivo? De novo a causa pode ser a serotonina de menos. Nesse caso, o mel funciona como um calmante natural, pois aumenta a eficiência da serotonina no cérebro. Mas não é só aí que ele atua. Quando alcança o intestino, ajuda a regenerar a microflora intestinal. Resultado: o ambiente se torna mais propício para a produção de serotonina. Surpresa? Pois é, cerca de 90% do neurotransmissor do bom humor é produzido no intestino.
Quanto consumir: 1colher (sopa) / dia".
Fonte: Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
terça-feira, 19 de julho de 2011
Quer ganhar um aparelho de fondue?
Siga as instruções abaixo e participe! Serão 3 aparelhos de fondue sorteados e um pode ser seu. Caso não esteja visualizando direito, clique em cima da imagem para aumentá-la.
segunda-feira, 18 de julho de 2011
Bolo de morango
Esse bolo fica com uma cor linda e muito gostoso.
Para fazer você vai precisar de: 4 ovos, 1 copo de iogurte natural (200g), a mesma medida do copo de iogurte com óleo, 1 caixa de gelatina de morango, 1 pacote de massa de bolo de baunilha, 1 colher (sopa) de fermento em pó.
Para a cobertura você vai precisar de: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de morangos e mais morangos para enfeitar.
Modo de preparo: Bata no liquidificador os ovos, o iogurte e o óleo. Acrescente a gelatina, a massa de bolo e o fermento. Bata bem. Unte uma forma. Despeje a massa na forma e leve ao forno pré- aquecido por uns 40 minutos. Retire, deixe esfriar um pouco e desenforme.
Para a cobertura, abra a lata de leite condensado, despeje em um refratário. Reserve. Bata no liquidificador os morangos lavados e sem as folhinhas. Não acrescente água nem açúcar. Com o suco que se formou (grossinho), junte ao leite condensado e misture. Deixe na geladeira por uns minutinhos. Despeje a cobertura sobre o bolo e decore com os morangos.
*Você também pode decorar com confeitos coloridos ou do modo que preferir.
domingo, 17 de julho de 2011
sábado, 16 de julho de 2011
Caldo verde
Eu adoro caldo verde, e o caldo verde que me refiro aqui é aquele da couve e não verde de ervilhas. Apesar que gosto desse também, rs...
Para fazer esse caldo, que é mega simples, você vai precisar de couve, água, sal, batatas, cebola, alho, paio e azeite. Claro que a quantidade vai depender do número de pessoas que irão comer ou da fome que estarão no momento, rs...
Eu fiz desta forma: usei um pacotinho de couve já cortadinho (devia ter 200g), 1l e 1/2 de água, 1 kg de batatas, sal, 1 cebola grande, azeite, 2 cabeças de alho e 10 fatias de paio.
Para começar, peguei uma panela grande e coloquei para cozinhar na água e sal as batatas descascadas e cortadas em pedaços.
Após o cozimento, escorri a água.
Refoguei a cebola cortadinha no azeite. Logo após, juntei o alho. Juntei as batatas e dei uma mexida, para que elas pegassem o sabor da cebola e do alho. Juntei a água.
Bati tudo no liquidificador para que ficasse um caldo homogêneo e cremoso.
Levei o caldo para a panela com fiozinho de azeite. Juntei o paio, cortado em rodelas grandes para eu poder tirar (pq eu não como), mas o restante aqui em casa sim. Deixe no fogo moderado por uns minutos, mexendo de vez em quando para não grudar.
Quando o caldo começar a engrossar, prove e veja se está bom de sal. Adicione pimenta do reino em pó moída na hora se gostar. Junte a couve, mexa e sirva em seguida.
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Chá verde
Imagem: Google Images
Virou uma febre tomar chá verde para emagrecer, mas sabia que ele tem outras funções?
Chá verde - espanta o estresse
Essa erva, a Camellia sinensis, tem fitoquímicos (polifenóis e catequinas) capazes de neutralizar as substâncias oxidantes presentes no organismo que, em excesso, deixam você cansada e estressada e acabam desorganizando o funcionamento do organismo. O estresse é capaz de desencadear a síndrome metabólica, culpada por doenças como a obesidade e a depressão. Beber chá verde, conforme alguns estudos, melhora a digestão e deixa a mente lenta.
Quanto consumir? 4 a 6 xícaras (chá) / dia.(pelo meu nível de stress acho que devo tomar umas 10 xícaras,rs...)
Fonte:Dr. Luiz Carvalho - Nutrólogo e Nutricionista
Gabriela Zanatta Port - Nutricionista
Salada de batatas
Essa salada é muito fácil de fazer e fica mega gostosa. Fiz para acompanhar um churrasco que teve outro dia na minha família.
Você vai lavar e descascar batatas (a quantidade depende do número de pessoas - eu usei 10), corte em rodelas e depois em pedaços grandes.
Coloque em uma panela funda com água e sal para cozinhar. Mas não deixe cozinhar muito para não espedaçar quando misturar com os outros ingredientes.
Enquanto isso, cozinhe os ovos (de acordo com a quantidade de batatas - eu usei 5).
Vá picando o palmito em rodelinhas. Pique também as azeitonas em rodelas (já uso sem caroço) e a salsinha tire as folhinhas, não pique. Escorra um vidrinho de milho.
Quando as batatas estiverem cozidas, escorra a água. Eu separo em duas partes pq fica mais fácil de misturar com o restante dos ingredientes.
Quando os ovos estiverem cozidos, descasque-os. Separe as claras das gemas. Pegue um prato e com um garfo amasse as claras. Pegue outro prato e com o garfo faça o mesmo com as gemas.
Agora no recipiente, coloque a metade das batatas, misture as gemas, depois as claras. Coloque um pouco de maionese (escolha uma menos calórica), sal e pimenta do reino moída na hora. Acrescente o milho, depois a azeitona, a salsinha e o palmito. Misture.
Com o outro recipiente, faça a mesma coisa. Por último, passe para um refratário maior, e decore com salsinha e palmito por cima.
* Eu troco a maionese por creme de ricota Tirolez ou por iogurte natural, tb fica bom.
quinta-feira, 14 de julho de 2011
Geleia de morango
Recebi o Quatro Minutos em um sorteio (da Dry, com parceria da Arriver) e fiquei ansiosa para fazer alguma geleia de frutas com ele.
Resolvi fazer de morango e amei! Rende bastante e ficou muito gostosa, não imaginava como era prático fazer geleias. Agora quero Quatro Minutos pra sempre!
Potinhos de vidro que foram esterelizados, além de um outro grande.
Morangos picadinhos, conforme instruções de uso na embalagem. Eu gosto de geleias com pedacinhos da fruta, sabe?
Levei os morangos para uma panela grande e misturei...
Foi formando essa calda de cor linda e super cheirosa, e continuei seguindo as instruções, como uma boa menina.
Acrescentei o açúcar (na quantidade indicada). Tinha pensado em fazer com adoçante culinário, mas fiquei com medo de não dar certo. Continuei mexendo, mexendo...
Até que ficou essa belezura! Fica lindo nos potinhos, essa cor é maravilhosa e o cheiro é incrível! Amei fazer geleias! vou fazer de outros sabores e espero contar com a ajuda da Arriver para encontrar o Quatro Minutos por aqui. Ou, quem sabe uma parceria, hein?
quarta-feira, 13 de julho de 2011
Oleaginosas
Imagem: Google Images
"Inclua as oleaginosas em seu cardápio.
Estudos já comprovaram que o consumo regular desses alimentos diminui a incidência de doenças cardiovasculares. Veja as qualidades de cada um deles:
Castanha-do-pará: é rica em ômega 3, magnésio e selênio, poderosos antioxidantes. Ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, previne diabetes, Mal de Alzheimer, doenças cardíacas e melhora a função cardiovascular. Consumo diário: de 2 a 3 unidades.
Castanha de caju: fonte de zinco, proteínas, vitamina E e gorduras insaturadas. Potencializa a produção de glóbulos brancos, reduz o colesterol ruim (LDL) e mantém os níveis do colesterol bom (HDL). Consumo diário: 3 unidades.
Avelãs: possui grande concentração de gordura monoinsaturada, o que ajuda a afastar doenças cardíacas. Também é uma excelente fonte de cálcio, eficiente na prevenção da osteoporose. Consumo diário: Até 10 unidades.
Amêndoas: têm alta concentração de potássio, fibras, cálcio, vitamina E e gordura monoinsaturada. Também é uma potente fonte de proteína. Possui poucas calorias se comparada a outras oleaginosas. Consumo diário: 10 a 12 unidades.
Nozes: a vitamina E é um dos maiores destaques. Também é rica em zinco, magnésio, vitaminas do complexo B e potássio. Previne contra diversos tipos de câncer, controla a pressão arterial e diminui a vontade de comer doce. Consumo diário: Até 5 unidades".
Fonte: Minha Vida
Aprendendo a fazer tapioca
Sou uma pessoa que amo tapioca, mas não como qualquer tapioca não. Na verdade sou apaixonada pela tapioca da minha vizinha Rita, e foi com ela que conheci e aprendi a gostar.
No final de semana, a Ritinha querida me ensinou a fazer tapioca, do jeitinho que ela faz. Não é que achei fácil? Agora só falta colocar em prática, para ficar fera como ela (fazer bem fininhas).
Você vai precisar comprar goma para tapioca já ralada. No caso ela já compra (na feira de Itapuã) passada na peneira e em casa peneira novamente, aí fica com esse aspecto lindo aí:
Numa bacia, vá adicionando aos pouquinhos sal, misturando com a goma da tapioca e provando, até achar que está no ponto certo.
Em outro recipiente, você vai colocar o côco ralado, de preferência côco de verdade e não aqueles de saquinho. Mistura um pouquinho para o côco não ficar grudado.
Coloque uma frigideira antiaderente para esquentar no fogo. Enquanto isso, separe pratos rasos e manteiga.
Coloque a tapioca com a ajuda de uma colher na frigideira e aperte até formar um disco (como um crepe). Passe a colher pelas beiradas para ir soltando. Quando soltar, você vira e deixa soltar do outro lado também.
Ao soltar, coloca o côco dentro e dobra no meio (como meia lua) e coloque no prato.
Se você preferir sem côco e só com manteiga, deixe soltar a tapioca da panela, dobre ao meio e passe manteiga dos dois lados.
Você pode variar o recheio, lembrando sempre de colocar após a tapioca desgrudar dos dois lados. Coloca o recheio e dobra.
Humm... delicioso, para acompanhar, um cafezinho e boa prosa. Obrigada Ritinha por ter me ensinado!!
Lembrando a minhas amigas portuguesas, italianas, espanholas e galerinha de outros países que não conhecem, a tapioca é feita com a fécula extraída da mandioca. É um prato típico no Brasil e tem origem indígena, da tribo tupi-guarani.
terça-feira, 12 de julho de 2011
O Dia dos Pais está chegando...
Já repararam como o ano está passando rápido, e saímos de uma comemoração e já estamos pensando em outra? (pelo menos eu, rs...). Seguem algumas ideias para o Dia dos Pais.
Fonte: Printables
Fonte: Printables
Saladinha
Para amenizar tanta comilança nessa época cheia de gostosuras: só uma saladinha pra salvar. Essa foi feita com: alface roxa, rúcula, pimentão vermelho, ovos de codorna e tomatinhos cereja.
segunda-feira, 11 de julho de 2011
Mudanças na pirâmide alimentar das crianças
Imagem: Google Images
Achei essa matéria muito útil no Guia Prático para Professores, mas que serve perfeitamente para todos que se preocupam com seus filhos ou com algum pimpolho.
"A pirâmide alimentar é um guia que foi criado para ajudar a equilibrar nosso consumo de alimentos diariamente, pois eles são agrupados de acordo com suas funções e seus nutrientes. Uma alimentação variada nos fornece todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde. A melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença.
★ 1° andar: grupo dos cereais, raízes e tubérculos São considerados alimentos energéticos, ricos em carboidratos, responsáveis por fornecer boa parte da energia que nosso organismo precisa. Exemplos: arroz, aveia, batata, cereal matinal, farinha, macarrão etc.
★ 2° andar (subdividido em dois grupos): grupo das hortaliças (verduras e legumes) e das frutas São os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Exemplos: acelga, agrião, alface, brócolis, couve, couve-flor, abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, abacaxi, banana, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pera, uva, sucos naturais etc.
★ 3° andar (subdividido em três grupos): grupos dos leites e derivados, carnes e ovos, grãos e leguminosas São os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco, fibras e vitaminas. Exemplos: leite, queijos, iogurte, requeijão, atum, carne, frango, peixes, ovo, peito de peru, ervilha, feijão, grão-debico, lentilha etc.
★ 4° andar (subdividido em dois grupos): grupos dos óleos e gorduras e dos açúcares e doces São os alimentos energéticos extras, ricos em calorias, colesterol e com poucos nutrientes. Devem ser consumido moderadamente e até mesmo evitado em alguns casos, pois o nosso organismo não consegue aproveitar esses alimentos. Exemplos: azeite, maionese, margarina, óleo, achocolatado, açúcar, doce em calda, em pasta ou de corte, frutas secas, geleia, mel etc.
A nova pirâmide alimentar. Quais são as modificações?
O conceito de pirâmide alimentar está mudando. As informações são fresquinhas e estão começando a circular entre os especialistas no Brasil. Há algum tempo vem surgindo uma discussão sobre possíveis mudanças na disposição e composição da pirâmide alimentar e essas mudanças já foram aderidas pelos Estados Unidos. Em 2005, os Estados Unidos apresentaram uma nova pirâmide de distribuição vertical, destacando fatores como idade e atividade física, e recentemente (em 2010) fizeram uma revisão dessa pirâmide destacando alguns pontos importantes para prevenção de doenças e diminuição da prevalência de obesidade. No Brasil, ainda não consta a nova pirâmide como um padrão no Ministério da Saúde, mas alguns especialistas vêm discutindo sobre essa possibilidade e é possível que em breve a pirâmide brasileira seja revisada.
Pirâmide brasileira x americana
As principais diferenças da pirâmide norte-americana (publicada em 2005 e revisada em 2010) em relação à pirâmide brasileira são:
★ A leitura da pirâmide alimentar passa ser na vertical, o que é criticado por alguns especialistas, pois não permite a noção exata de proporção
★ As porções são dadas em gramas ou xícaras por dia, o que pode dificultar o porcionamento
★ Em destaque, fica a prática de atividade física na forma de exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa, além da ingestão adequada de calorias para cada estágio da vida
★ Os carboidratos continuam em destaque, mas dando preferência para os integrais
★ As gorduras, em especial as gorduras saudáveis mono e poli-insaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes, passam a ter destaque, e orienta-se a redução de gordura saturada (gordura sólida)
★ A inclusão de castanhas, nozes e amêndoas na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais
★ Em destaque fica também a importância de se aumentar a ingestão e a variedade de frutas, legumes e verduras diariamente
★ Em relação às fontes de proteínas, sugere-se uma escolha mais saudável, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis (ex.: soja e peixes)
★ Recomenda-se também o aumento do consumo de leite e derivados livres de gorduras ou desnatados e produtos a base de soja
★ Para crianças maiores de 5 anos, recomenda-se também o consumo de alimentos fortificados em vitamina B12, assim como os cereais fortificados
★ Outro destaque é a redução da ingestão de sódio de 2,3 mg/dia para 1,5 mg/dia, também recomendado para crianças
Fique de olho ainda nos alimentos que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados para a prevenção de doenças:
★ Alimentos ricos em gorduras trans, como os industrializados (bolachas, bombons, pães, sorvete). Hoje essa informação já consta nos rótulos dos alimentos, possibilitando escolhas mais saudáveis
★ Alimentos ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas, manteiga e leites integrais
★ Alimentos ricos em carboidratos refinados: açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas suas fibras e vitaminas originais
A grande vantagem é propor diferentes tipos de cardápio para diferentes tipos de pessoa".
(Tatiane Vanessa de Oliveira (CRN3 - 18797) é Doutora em Ciências (InCor-USP), especialista em Nutrição Clínica (UGF) e sóciadiretora da Via Nutricia - Consultoria & Assessoria Nutricional. Site: www.vianutricia.com.br. E-mail: tatianeoliveira@vianutricia.com.br).
Torta de palmito cremosa
Leve ao liquidificador: 2 copos de leite, 2 copos de farinha de trigo, 1 copo de óleo, 3 ovos e 1 colher de fermento em pó.
Enquanto bate até ficar homogêneo, unte um refratário e enfarinhe. Pegue o palmito de vidrinho, escorra a água e corte em rodelas.
Jogue a massa no refratário, cubra com requeijão (usei Tirolez light), distribua o palmito cortado. Jogue queijo parmesão ralado por cima.
Leve ao forno pré aquecido a 180ºc até dourar.
(Reparem que quando você corta em pedaços, o requeijão escorre... humm... delícia!). Essa foi apreciada por uma galera: meus dindos, Luana, vovó, Lela, mamãe e papai.
domingo, 10 de julho de 2011
Penne com salada
Aqui em casa no domingo meu pai adora comer macarrão com frango, um hábito dele. Claro que de vez em quando mudamos, mas se quiser agradá-lo, é isso aí mesmo, rs...
Então foi feito esse penne da forma habitual: coloque uma panela funda com água e sal para ferver, adicione o penne e deixe cozinhar até não ficar muito duro, nem muito mole. Escorra a água, misture o molho e sirva.
No caso o molho foi de tomate: refoguei cebola cortadinha, alho, acrescentei o molho de tomate, manjericão, cenoura raladinha fininho, repolho raladinho fininho. Cobri o penne com o molho. Cortei queijo minas frescal em cubinhos, coloquei por cima e tomatinhos cereja também. Nem precisou de salada, ficou tudo junto e misturado! rs...
sábado, 9 de julho de 2011
sexta-feira, 8 de julho de 2011
Torta de maçã
Precisava de uma receita mega rápida e que pudesse utilizar as quatro maçãs que estavam pedindo "help" na fruteira. Por isso resolvi fazer uma torta de maçã que vi de uma leitora do Rainhas há muito tempo. Até anotei o nome dela, Júlia das Ilhas Canárias.
Para fazer você vai precisar de 1 xícara de farinha de trigo, 1 xícara de açúcar, 1 colher (chá) de canela em pó (eu fui salpicando), noz moscada (no olhômetro), mas ela usou 1/3 colher (chá) de noz moscada ralada, pitada de sal (não coloqueo), 10 colheres (sopa) de manteiga e usei minhas 4 maçãs, já ela, usou de 6 a 8.
Descasque as maçãs e retire os miolos e corte em fatias. Coloque tudo sobre uma forma (eu usei antiaderente e passei manteiga) formando um desenho com as maçãs, tipo meia luas, rs...
Em uma tigela misture o restante dos ingredientes até formar uma farofinha. Jogue a farofinha por cima das maçãs que já estão na forma. Leve ao forno pré- aquecido a 190ºc por uns 40 minutos mais ou menos. Não desenformei e me arrependi de não ter tirado foto da fatia já cortada. Delícia!
Assinar:
Postagens (Atom)