Depois de tanta festa, comilança e dormir pouco, nosso organismo precisa de uma limpeza. Com certeza já devem ter ouvido falar em detox, mas o que é?
Detox é um programa de desintoxicação, que pode variar de acordo com o seu interesse. Mas o objetivo principal é se livrar das impurezas no organismo.
Famosas como Demi Moore, Jennifer Aniston, Gwyneth Paltrow e até a princesa Kate já aderiram a vários dias de dieta à base de suco de limão, água morna com sal e outras esquisitices. Mas qualquer pessoa sã sabe que essas dietas são prejudiciais e acabam mais prejudicando o corpo do que ajudando.
Então, confira os alimentos mais indicados para ajudar você a dar uma faxina no organismo, evitando o aparecimento de doenças como câncer, diabetes e Alzheimer.
"- Frutas: as ricas em vitaminas A e C, que previnem a ação de radicais livres. O limão, fornece monoterpenos, que neutralizam as toxinas no fígado e as frutas vermelhas, que agem contra infecções por elementos nocivos. O ideal é consumir cinco porções por dia (unidade, fatia, suco natural).
- Peixes: fonte de proteína magra, peixes como salmão e cavalinha fornecem ômega 3, que previne inflamações e reduz a oxidação de gorduras, acumuladas no organismo se consumidas em excesso. Consumir de 2 a 3 porções por semana.
- Folhas verde-escuras: como couve, brócolis e repolho, que são fonte de glicosinolatos, ajudam a neutralizar agentes tóxicos e possuem ação antioxidante. Essas folhas picadinhas, liberam enzimas capazes de inibir a formação de substâncias associadas ao câncer e favorecem na eliminação. Consumir duas porções por dia.
- Gengibre: é rico em fitoquímicos, tem poder antioxidante e anti-inflamatório. Além disso, tem fibras que favorecem na eliminação de agentes tóxicos pelas fezes. Consumir até 1 grama por dia.
- Oleaginosas: sementes fonte de gorduras poli-insaturadas e vitamina E, é antioxidante. Consumir uma a duas unidades por dia.
- Leguminosas: dificultam a absorção completa de carboidratos. Consumir uma porção por dia.
- Água e chás: ajudam a dissolver e transportar os elementos tóxicos, facilitando sua expulsão pela urina, pelas fezes e pelo suor. O Chá verde é ótimo e dente-de-leão, carqueja e boldo protegem e estimulam a ação hepática. Tomar duas xícaras de chá por dia.
- Alcachofra: tem flavonoides de cinarina, protegem o fígado e estimulam a produção de bile e de enzimas que atuam nos processos metabólicos . Consumir uma unidade por semana".
Fonte: Veja
Imagem: Google Images