Esse pão lindo e gostoso foi feito pelo meu esposo. Agora ele está numa fase de pães e biscoitinhos. Uma tentação!
Ingredientes: 1/2 litro de leite morno (a variar), 2 ovos, 2 tabletes de fermento biológico, 100grs de manteiga, 5 colheres (sopa) de açúcar (a variar), 1 pitada de sal, farinha de trigo (até dar ponto).
O recheio amarelinho leva 1/2 copo de leite, 2 colheres (sopa) maisena, 2 gemas, gotas de essência de baunilha.
Preparo do pão: pegue uma vasilha grande, coloque o leite, o fermento e o açúcar. Misture levemente para não quebrar os pedacinhos de fermento. Tape com um pano e deixe crescer por pelo menos 15 minutos. No período de crescimento pelo fermento, você vai reparar que vai criar uma camada de um dedo por cima do leite, é o sinal que o fermento está quase todo dissolvido no leite, o que garante um crescimento ideal da massa. Assim que o fermento estiver todo dissolvido você vai misturar novamente o leite até que fique um líquido homogêneo. Garanta que o leite ainda esteja morno. Prove e veja se está doce, se não estiver, você acrescenta mais açúcar (o gosto muda conforme a marca do fermento).
Adicione a manteiga, a pitada de sal, e se gostar canela, também os ovos, e misture bem sem bater a massa, só misture. A massa ficará com uma aparência com líquido branco e pequenas bolinhas da gema. Quando o líquido atingir essa consistência, você vai acrescentar farinha de trigo e continuar misturando. Dica: acrescente a farinha de 3 em 3 colheres, para garantir que a massa não vai empelotar, nem ficar muito seca.
Assim que perceber que a massa não dá mais para misturar com a colher, retire a colher e coloque a mão na massa. Com a outra mão vai acrescentando punhadinho de farinha até a massa soltar da sua mão. Para saber se a receita está ficando certa, a massa vai continuar morna e com textura muito macia.
Quando a massa estiver soltando da sua mão, você pode pegar a massa por inteiro e colocar na forma já untada e deixar crescer por 25 a 30 minutos ou cortar os pedacinhos e fazer o formato do pão que você deseja na mão. Dica importante: não coloque a massa em plataforma fria (mármore, granito) porque vai diminuir a temperatura da massa, deixando dura e também vai encolher.
Depois que der o formato desejado na massa, você vai colocar na forma já untada com óleo e farinha de trigo, ou manteiga e farinha de trigo, ou até mesmo usar papel manteiga. Coloque dentro do forno desligado, para garantir que a massa vai continuar morninha.
Após o tempo de 20 minutos, você vai retirar a massa do forno e ligar o forno a 180ºc a 200ºc. No período de aquecimento do forno, sua massa continuará crescendo. Será o período que você vai fazer o recheio.
Se for usar recheio de goiaba, você vai fazer um corte em cima ou na lateral da massa, e colocar as tirinhas de goiabada. Dica: não faça um corte grande em cima da massa, pq um grande corte fará com que a massa se abra no forno, pq como sabemos a massa irá crescer muito.
Caso você queira fazer o creme, você vai colocar 1/2 copo de leite, 2 colheres de maisena e vai misturar com o fogo desligado. Misture bastante até não ficar empelotado. Ligue o fogo baixo, acrescente 2 gemas, e continue misturando para que a massa não fique dura ou empelotada. Assim que a massa começar a ficar amarela e começar a endurecer, acrescente a essência de baunilha e 2 pitadinhas de açúcar. Colocamos o açúcar por último para que ele não derreta totalmente e fique em cristais.
Após o aquecimento do forno, pode colocar o pão para assar. Coloque o pão para assar em cima no forno, para evitar que a parte de baixo asse antes do pão todo. Com um pincel um pouco de manteiga por todo pão e jogue açúcar por cima e leve ao forno.
Depois de 10 minutos, você retira e passa uma nova camada de manteiga e açúcar, garantindo que sua massa fique crocante e não queime. O ideal para testar se está bom, é furar com um garfo na pontinha e experimentar. Ele ficará branquinho por dentro e com casquinha crocante por fora.