quarta-feira, 31 de julho de 2013

Panelas esmaltadas


É com grande satisfação que anuncio como novo parceiro, a Ewel, empresa que fabrica produtos esmaltados artesanalmente desde 1976. Pelo tempo dá para perceber que é coisa de qualidade né? senão não estaria há tanto tempo no mercado.

Para minha alegria recebi esse conjunto de panelas da Ewel: duas mini panelinhas, uma espagueteira, uma caçarola e uma panela. Amei tudo e não vejo a hora de cozinhar nelas!

Sempre quis uma panela esmaltada pelos benefícios que possui, mas nunca havia comprado uma. Para quem não sabe a panela esmaltada tem como fatores positivos o cozimento rápido, economizando tempo e gás, além de preservar o sabor dos alimentos.

Outros fatores favoráveis: é atóxico, então não há a contaminação do alimento por resíduos metálicos; máxima inibição de proliferação dos germes pela baixa porosidade; limpeza mais rápida devido à superfície mais lisa; pode ser lavado na lava-louças e é compatível com todo tipo de forno/fogão.

A Ewel possui uma variedade de produtos e todos são lindos. Dá um pulinho lá na página deles e conheça.

Para quem ficou morrendo de vontade de ter uma panela super linda como essas, acompanhe o blog que em breve teremos um sorteio.

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Bolinhos de milho



Eu já postei a receita desse bolo de milho várias vezes aqui no blog, mas como a receita é tudo de bom, ou seja, fácil de fazer e o resultado uma delícia, não me canso de fazer e todos não se cansam de comer.

No entanto, dessa vez quis fazer em formato de bolinhos e utilizei minhas forminhas para mini bolos com furinho no meio. Aproveitei e fiz um grande porque rapidinho acaba tudo.

Ingredientes
1 lata de leite condensado
4 ovos
1 lata de milho verde
1/2 xícara de trigo
1 colher de pó royal
2 colheres de margarina.

Modo de preparo

Bater no liquidificador todos os ingredientes, menos o pó royal e a farinha de trigo. Misturar depois. Assar em forma untada.

sexta-feira, 26 de julho de 2013

Ganhadora do sorteio relâmpago


   
A última ganhadora do sorteio relâmpago Mococa foi a querida Eliana Rosa. Ela mandou a foto da lindinha Anne, sua filha.

Obrigada Eliana pela participação no sorteio e por enviar a foto da sua pimpolha. Fico muito feliz em conhecer um pouquinho mais sobre vocês.

Espero que o kit faça sucesso e que você possa fazer muitas delícias com ele.

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Panquecas de carne moída


Se tem algo que acho super gostoso de fazer é panqueca. Claro que você tem que estar em um dia bom, porque com pouca paciência a coisa desanda.

Para fazer a massa de panqueca salgada você vai precisar de 4 copos de farinha de trigo, 4 copos de leite, 4 ovos, 2 colheres (sopa) de margarina, 2 colheres (sopa) de queijo ralado, 1 pitadinha de sal. Bata tudo no liquidificador até a massa ficar homogênea. Lembrando que essa receita rende bastante, dá para fazer um panquecas para o almoço e para o jantar, ou para um bando de gente, rs... Você pode também congelar.

Depois, unte uma frigideira aberta e jogue um pouco da massa até completar a frigideira, vai girando a frigideira para a massa ir escorrendo pela frigideira toda. Depois que já não estiver líquido, você vira o lado. Depois retira e coloca num prato raso. Vai fazendo até formar a quantidade desejada.

Depois é a hora do recheio. Eu fiz de carne moída mas o recheio pode variar de acordo com o seu gosto.

A carne moída eu refoguei no azeite com alho e cebola picadinhos. Fui mexendo para a carne ir mudando de cor (cozinhando). Acrescentei pimenta do reino e sal. Geralmente também coloco uma folhinha de louro. Juntei um pouco de molho de tomate, um tiquinho de mostarda Dijon.

Depois com uma colher coloquei o recheio no meio de cada panqueca e fechei as bordinhas. Passei para um refratário. Depois de todas as panquecas preenchidas de recheio eu coloquei molho de tomate por cima. Lembrando que o molho de tomate já feitinho. Levei ao forno para esquentar mais.

Qualquer dia vou fazer um vídeo de como fazer panqueca e postar para ficar mais claro.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Souflé de cenoura


Eu adoro souflé e acho que fica super leve e o sabor incrível. Já fiz uma vez de chuchu e ficou ótimo também. Essa receita é da mamãe e sempre é um sucesso.

Ingredientes
4 cenouras médias descascadas e picadinhas
4 ovos
3 colheres (sopa) de queijo ralado ou picado
pimenta do reino
1/2 xícara de leite
1 colher (sopa) de farinha de trigo
1 cebola picadinha
1 dente de alho socado
1 colher de manteiga

Coloque a cenoura para cozinhar na água e sal. Assim que tiver macia, retire, escorra e reserve.

Refogue a cebola e o alho na manteiga. Junte a cenoura e mexa bem para o gostinho da cebola e alho incorporar na cenoura. Acerte o sal e moa pimenta do reino.

Despeje num refratário untado com manteiga.

Bata as claras em neve e junte as gemas. Junte a farinha de trigo dissolvida no leite. Junte o queijo. Misture bem e despeje sobre a cenoura. Deixe descansar por uns minutinhos para o ovo incorporar na cenoura. Leve para assar até dourar.

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Bacalhau a la marido


Esse bacalhau colorido e lindo foi Wesley que fez no sítio. Muito bom, bem diferente das bacalhoadas que fazemos e por isso foi surpreendente, porque ele rapidinho inventou e o resultado foi nota 10.

Tire o sal do bacalhau deixando de molho na água gelada com pedrinhas de gelo dentro da geladeira. Dependendo do bacalhau, esse processo pode durar uns três dias (do Porto), trocando a água de 3 em 3 horas. Isso também depende do prato que você irá fazer, porque bacalhau no forno não realça tanto o sal quanto o cozido na panela.

Depois de retirar o sal, você irá cozinhar o bacalhau na água no máximo em 10 minutos em fogo brando. Retire o bacalhau da água e esprema em um pano para retirar a maior parte da água. Depois coloque num escorredor  para eliminar ainda mais a água. Esse processo é muito importante, senão vai ficar uma aguinha boiando no prato depois de pronto. Coloque o bacalhau em um recipiente. Misture o bacalhau com três batatas cozidas bem molinhas, até que vire uma massa semelhante a uma torta (utilizando as mãos).

Em um refratário untado com manteiga forre com a massa de batata com bacalhau. Por cima pode ser colocado rodelas de pimentão, cebola, azeitonas, ovos de codorna, gema de ovo ou fios de azeite por cima.

O prato é muito parecido com o preparo de uma torta capixaba, você pode utilizar no lugar da batata, repolho ou acrescentar camarão cozido e siri desfiado, e por cima, você pode colocar tomate seco, palmito, ou que preferir.

Depois de ir ao forno, acompanhe o processo de cozimento do bacalhau, para ele não ficar nem aguado nem borrachudo. Não é necessário o acréscimo de sal.

quinta-feira, 18 de julho de 2013

Milho cozido


Eu costumo comprar o milho já sem aquele negocinho verde em volta dele.  Mas se você compra com aquilo, é só retirar e tirar os cabelinhos.

Coloque os milhos na panela de pressão, cubra com água e acrescente sal. Deixe a panela apitar, tire a pressão.

Quando for servir, deixe o caldinho também, porque é a parte que contém o sal e é uma delícia. Coloque uma colher de manteiga por cima, que derretidinha fica tudo de bom.

Para fazer no micro-ondas você pincela o milho com manteiga, embala a espiga em folha de papel manteiga. Coloque em uma travessa e tampe. Deixe cozinhar por uns 10 minutinhos ou até os grãos ficarem macios.

Minha amiga Lolô já fez de uma forma diferente. Colocou as espigas em um refratário fundo e cobriu com água. Falou que deu super certo.

quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como congelar e descongelar caldos e sopas

Para congelar

Quando resolvo congelar algum tipo de alimento gosto de utilizar pequenos recipientes. Desta forma, na hora de descongelar já faço na porção exata que vou utilizar (duas pessoas geralmente), assim, economizo tempo e também não sujo um monte de vasilhas.

Uma coisa muito importante é não utilizar muito tempero, já que quando congelamos algum alimento, a tendência é que o sabor fique mais intenso, por causa da evaporação na armazenagem. Então, deixe para usar sem parcimônia seus temperos ao descongelar.

Outra forma de economizar espaço no freezer é fazer o caldo ou sopa mais concentrada e ao descongelar você pode diluir.

Dica importantíssima: não inclua em receitas que irá congelar, ovos ou creme de leite, assim você evita que talhe quando descongelar.

Depois de fazer sua sopa ou caldo, deixe esfriar completamente antes de embalar. Se você estiver com pressa, mergulhe o recipiente em um pote de água gelada.

Um jeito muito prático na hora de congelar, é você medir onde você vai descongelar. Por exemplo, se você vai tomar em caneca para caldinho, você coloca a sopa num saquinho e o saquinho dentro da caneca onde irá servir a sopa. Lembrando de não encher a capacidade total, deixando uns dois dedinhos sem completar. Depois é só torcer a ponta do saquinho, deixando um espaço de um dedo (no processo de congelamento há uma expansão) e prender com uma presilha. Ou, se não utiliza saquinho, passe o conteúdo para o potinho.

O prazo para manter congelado seu caldo ou sopa é de 2 meses. Lembre de etiquetar para saber o que está dentro.

Para descongelar

O processo de descongelamento é ainda mais prático e rápido. Se você usou saquinhos, retire a presilha e ponha o saquinho dentro do recipiente que irá servir. Caso tenha utilizado potinhos, tire a tampa.

Leve ao micro-ondas na potência média ou função descongelar até que a sopa amoleça. Coloque a sopa que já está soltinha no recipiente de servir e remova o saquinho. Cubra o recipiente com pvc (filme), deixando aberto no cantinho. Volte ao micro agora na potência alta para aquecer e quebre a sopa com a ajuda de um garfo. Agora coloque mais um tempinho, mexendo de vez em quando.

Se você utilizar o fogão esse processo ainda é mais rápido. Coloque em uma panela, deixe aquecer e vá mexendo até ferver. Adicione os temperos de sua preferência e acerte o sal.

terça-feira, 16 de julho de 2013

Caldo de aipim


Com o tempo mais ameno dá vontade de tomar um caldinho e como tinha aipim ainda resolvi fazer esse caldo.

Lave o aipim e descasque. Depois corte em rodelas e mais em dois pedaços para cozinhar mais rapidinho.

Coloque na panela de pressão e cubra com água. Adicione sal. Deixe cozinhar até a panela apitar. Tire a pressão e escorra. 

No processador bata o aipim, vai virar tipo um purê. Reserve.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola (picadinha ou processada) até ficar transparente. Junte o alho (picadinho ou processado) e deixe dourar. Junte uma colher de manteiga da boa (usei Mococa) e misture. 

Depois de refogar a cebola e o alho é hora de juntar o aipim processado. Se você não tem processador, você pode usar o amassador de batatas, espremedor ou mixer. Misture bem para o aipim pegar o gostinho do alho, cebola e manteiga.

Caso esteja muito grosso o caldo, você pode adicionar um pouco de água aos poucos até ficar na consistência desejada. Eu não gosto muito ralinho tipo sopa não. Agora é o momento onde você vai ver se precisa de mais sal. Junte pimenta do reino.

Sirva bem quentinho e se tiver panelinhas fica ainda mais meigo. Essa eu ganhei da Mococa há um tempinho, veio com a colher também em porcelana, muito fofa! Você pode servir com croutons, torradinhas ou pão cortadinho.

O caldo de aipim como puderam ver é super simples de fazer, mas fica maravilhoso com o gostinho da cebola e alho. Meu esposo amou e não durou nadinha. Vale a pena fazer numa quantidade boa, até porque se sobrar você pode congelar. Tipo de comida confort food mesmo, delícia!

segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escondidinho de carne moída


Adoro fazer escondidinho. Acho que fica uma graça em ramequim e não precisa de muita coisa para acompanhar, você faz um arroz soltinho e no máximo uma saladinha e pronto.

Primeiro eu lavo e descasco as batatas. Corto em rodelas e coloco em uma panela com água e sal para cozinhar. Assim que estiverem macias, escorro e faço um purê com auxílio de um amassador, espremedor ou coloco na centrífuga. Reserve.

Depois faço a carne moída. Em uma panela aqueço o óleo e junto uma colher de manteiga generosa. Refogo a cebola picadinha ou processada. Junto o alho moído ou processado. Mexo e deixo dar uma dourada. Adiciono a carne moída. Mexo e deixo ir mudando de cor. Coloco umas duas folhinhas de louro. Junto o sal, pimenta do reino moída na hora. Coloco um pouco de molho de tomate. Dou uma provadinha para ver se o sal e tempero estão na medida certa. Reservo.

Hora de untar os ramequins (potinhos brancos utilizados também para *mise en place). Posiciono todos em um tabuleiro. Coloco uma primeira camada de purê de batatas, outra de carne moída e por fim o purê novamente. Salpico queijo ralado por cima. Levo ao forno para dourar.

Outras opções de escondidinho: escondidinho de soja
                                                 escondidinho de carne seca com aipim
                                                 escondidinho de camarão
                                                 escondidinho de bacalhau

*Mise em place é a etapa inicial do prato, onde já deixamos separados os ingredientes e utensílios necessários para preparar o prato. Normalmente já deixamos nos ramequins os ingredientes cortadinhos para na hora do preparo somente fazer a receita mais facilmente.

domingo, 14 de julho de 2013

Mingau de arroz


Esse mingau de arroz da Mococa é uma delícia e meu esposo é fã número um. 

Para fazer é mega simples, só aquecer o leite e misturar o mingau (siga as instruções). Ótimo para esses dias frios no café da manhã ou hora que bater uma fominha.

sábado, 13 de julho de 2013

Aipim cozido


Não tem muito segredo em fazer aipim cozido. Lave o aipim, tire a casca e corte em pedacinhos. Depois coloque na panela de pressão com água cobrindo e sal. Depois que a panela apitar, tire a pressão, abra e escorra. Acerte o sal e coloque uma manteiguinha por cima. Humm...

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Ganhadora do kit Mococa


Essa é a sortuda ganhadora do kit Mococa do penúltimo sorteio. Lindona né? 

Luana, parabéns pelo kit, espero que você faça muitas coisas gostosas. Você vai ver como os produtos são ótimos, você vai amar! Obrigada por enviar a foto, foi ótimo te conhecer mais um pouquinho.

E para quem ficou com água na boca, acompanhe o blog que em breve teremos mais sorteios.

Molho de tomate caseiro no fogo ou micro-ondas, forma de congelar e descongelar


Nada melhor do que um molho caseiro, e para quem usa muito molho de tomate, é sempre bom ter um guardado no freezer para agilizar na hora do preparo da receita.

Outra coisa ótima é aproveitar os tomates que já estão quase se perdendo, e como desperdício é uma palavra que não se pronuncia aqui em casa, eu não deixo perder nadinha e preparo logo um molhinho especial.

Para fazer é super prático, você pega os tomates maduros, lava e tira a pele. O processo para retirar a pele já postei aqui. Depois você pode escolher se retira as sementes ou não. Eu ás vezes retiro, mas dessa vez fiz com sementes e depois coei. Só um detalhe, se for retirar as sementes, evite lavar os tomates, porque a água retira um pouco o sabor.

Coloque os tomates no liquidificador e bata. Se preferir, coloque um pouco de água para bater melhor.

Numa panela, refogue cebola picadinha ou processada até ficar transparente. Depois, junte o alho picadinho (ou processado) e refogue. Mexa sempre para evitar queimar. Em seguida acrescente o tomate batido no liquidificador.

Agora é o momento que você vai temperar. No caso se você for congelar, não tempere muito ou simplesmente não tempere. Congele e depois quando for descongelar você tempera.

Para temperar, coloque uma folha de louro e mexa. Tempere com sal e pimenta do reino moída. Dê uma provadinha. Se achar que ficou um pouco ácido, acrescente um pouquinho de açúcar. Isso mesmo. Tira a acidez e não fica doce (claro, um pouco é tipo uma colher de café). Depois acrescente orégano ou manjericão e mexa.

Tampe a panela e deixe no fogo um tempinho até borbulhar, lembrando que deve misturar de vez em quando para não grudar o fundo.

Para congelar, deixe o molho esfriar. Depois coloque em um recipiente de sua escolha, bem limpo, seco e fechado. Cole uma etiquetinha para identificar, informando a data. O ideal é congelar até dois meses. Leve ao freezer.

Para descongelar, retire o recipiente do freezer e leve a geladeira até descongelar. Depois é só colocar numa panela e levar ao fogo para aquecer. Caso tenha congelado sem temperar, esse é o momento de acrescentar os temperos (olhar na parte para temperar acima). Você também pode descongelar no micro-ondas, só retirar a tampa do recipiente e deixar por 2 a 3 minutos. Adicione um pouco de água se o molho estiver grosso.

Caso queira fazer o molho de tomate no micro-ondas, o processo é quase igual. Você vai retirar a pele como no processo acima ensinado. Bata no liquidificador ou simplesmente amasse os tomates até fazer um purê. Passe na peneira. Num recipiente, misture o purê com os temperos, cubra e leve ao micro por uns 10 minutinhos. Mexa bem de tempo em tempo. Após, descubra e leve ao micro por mais 20 minutos até engrossar, mexendo várias vezes durante o tempo. Depois é só esperar esfriar e colocar nos potinhos para congelar. Ou utilizar o molho ainda quente para preparo do prato escolhido.

Outro molho de tomate que fiz está aqui.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Guacamole


Já postei receita de guacamole aqui antes, mas como adoro e dessa vez servi de uma forma diferente, queria mostrar para vocês.

Meu esposo adora abacate e também pimenta, mas não havia comido guacamole. Resolvi fazer para ele experimentar e fez sucesso, só o estômago que deve estar em dia para não sofrer pegando fogo, rs...

É uma ótima receita para receber os amigos, tomando uma cervejinha bem gelada. Para acompanhar, Doritos nacho ou alguma torradinha.

Para fazer é moleza, você vai precisar de 1 abacate (eu utilizei meio dessa vez), cebola picadinha (eu uso processada), tomate picadinho (sem pele e sem sementes), limão, salsinha, cebolinha, sal e pimenta (dessa vez eu usei somente molho, mas ele é danado de forte).

Parta o abacate ao meio e se você não for servir logo, guarde o caroço. Coloque o caroço no fundo da embalagem ou pote que for usar para não oxidar o abacate, ou seja, para ele não ficar marrom e feio. Com a ajuda de uma colher você raspa o abacate da casca, você pode guardá-la para servir a guacamole depois, como fiz na foto. 

Amasse com um garfo o abacate raspado da casca. Esprema o limão e misture. Junte a cebola e o tomate e misture. Coloque a pimenta aos poucos e vá provando, porque se existe algo que engana é a própria. Acerte o sal e se gostar de muita pimenta, vale moer pimenta do reino por cima. Coloque os temperos e misture. Está prontinho para degustar.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cozinhando hortaliças no micro-ondas


Cozinhar hortaliças no micro-ondas é ótimo, porque elas conservam a textura e cor, além de manter o sabor, e o melhor, quase não perde os nutrientes do alimento, já que cozinham no próprio vapor.

Isso serve para hortaliças frescas, mas também congeladas e até mesmo as enlatadas.

Para cozinhar hortaliças leve ao micro em recipiente tampado, cubra com pvc e fure em uns três lugares diferentes. Tem micro que já vem recipiente e programação para cozinhar hortaliças, então nesse caso, utilize conforme as instruções do seu aparelho.

Para cozinhar você  pode colocar umas 3 colheres (sopa) de água para cada 500g ou cozinhar com a casca, dispensando a água. Nesse caso você deve furar a casca antes para evitar que rachem. Coloque a parte mais macia, como as flores de brócolis, por exemplo para o centro do forno. Rode o recipiente uma vez durante o cozimento. 

No caso de couve-flor, que é grande, vire na metade do tempo de cozimento. Se for pequenas, mexa uma vez.

Se você for utilizar hortaliça enlatada, escorra, coloque em um recipiente coberto com tampa ou pvc (filme plástico) furado e cozinhe por 2 minutos (faça esse cálculo para cada 500g).

Se for congelada, para redistribuir o conteúdo, é só sacudir.

Lembre que depois de cozinhar, as hortaliças permanecem em processo de cozimento após retiradas. Então coloque embaixo da torneira para cessar esse processo, evitando que  passem do ponto.

Uma dica muito importante é não temperar as hortaliças antes de serem cozidas, porque a casca endurece e fica com uma aparência feinha, de ressecada e mais dura.

Caso você queira congelar as hortaliças, prepare normalmente, só que com o dobro de água e deixe somente a metade do tempo no micro-ondas, mexendo uma vez. Depois coloque embaixo de água gelada, escorra, embale e congele. Depois para descongelar, o tempo vai ser o mesmo de hortaliças frescas, de 1 a 3 minutinhos.

Você também pode desidratar ervas, que é bem fácil, só colocá-las entre camadas de papel absorvente e deixar no micro até suas folhas ficarem bem sequinhas, podendo ser esmigalhadas. Depois é só guardar em potinhos com vidro escuro, bem tampados. Você vai me perguntar o motivo do vidro ser escuro, pesquisando, descobri que a luz do sol faz com que as ervas desbotem, e a cor do vidro influencia bastante.

Resultado do sorteio relâmpago Mococa


Gostaria de agradecer a participação de todos. Infelizmente só podemos premiar um ganhador. Mas não fiquem tristes, porque em breve teremos outros sorteios para comemorar nossa marca de quase 1.000.000 de visitas.

E a sortuda da vez foi ...

Verdadeira Random Number Generator  1708Desenvolvido por RANDOM.ORG
Eliana Rosa, do blog Sabor e Arte. Parabéns Eliana! Que você faça muitas delícias com esse kit maravilhoso.

Entrarei em contato via e-mail para você me passar seus dados para a Mococa efetuar a entrega.

Vale a pena participar muitas vezes viu?!

Para quem ficou de fora, fiquem atentos que estaremos com novo sorteio de uma nova parceria em breve. Vocês irão amar!

terça-feira, 9 de julho de 2013

Nhoque de batata


Tem gente que acha que fazer nhoque é algo difícil, mas não concordo. Acho que não é prático, mas é uma receita que adoro fazer, por ser artesanal mesmo, além de ficar uma delícia, claro!

Esse nhoque (gnocchi) de batatas eu fiz na casa da mamãe e todo mundo adorou, porque a massa fica bem levinha.

Para fazer você vai precisar de  1 kg de batatas, 30 gramas de manteiga, 2 ovos, 2 xícaras de trigo e sal a gosto. Pode também misturar um temperinho na massa se preferir, como orégano ou manjericão e até pimenta do reino.

Vai precisar também  de um utensílio super prático que é a nhoqueira. Você encontra facilmente em lojas que vendem utensílios para cozinha e também naquela revistinha da Avon, que vende coisas para casa.

Cozinhe as batatas com sal, amasse bem com um espremedor e acrescente os ovos. Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e misture bem. Vá mexendo até a massa desgrudar do recipiente, se preferir, use o processador com a peça de massa. Depois coloque numa panela funda com água, um fiozinho de óleo ou azeite e sal para ferver. Após, coloque a nhoqueira na panela, encha com massa, aperte e vai sair pelos buraquinhos a massa. Quando você achar que já está em um tamanho ideal, corte e deixe cair na água.

A medida que a massa for boiando (subindo para suferfície), você retira e coloca em uma travessa. Depois de fazer isso com toda massa, é só preparar seu molho preferido, cobrir o nhoque e levar ao forno coberto com queijo parmesão ralado para derreter.

sábado, 6 de julho de 2013

Salpicão com farofa



Um prato que junto de um arroz quentinho e uma farofinha fica completo. Para fazer é muito simples. Vamos começar pela farofa, que existe várias formas de fazer mas vou explicar a que mais gosto, que por sinal é a mais fácil.

Para mim o que importa na farofa é o gostinho de manteiga e alho, se tiver isso, já me conquistou. Eu coloco para dourar o alho e cebola no azeite com manteiga. Após, junto a farinha e misturo. Acrescento sal e vou mexendo até a farinha incorporar a manteiga e ficar meio molhadinha. Caso ainda esteja um pouco seca, adiciono mais manteiga e misturo. Observe que você não pode entupir de manteiga, mas também não pode deixar ela muito seca, já que naturalmente ela irá secar um pouco depois. Você pode também colocar pedacinhos de bacon, que fica ótimo. Tem gente que também adiciona passas no final, mas aqui em casa ninguém curte muito na farofa.

O arroz é simples e acho que todo mundo já sabe, mas de qualquer forma vou fazer um post sobre essa maravilha que acompanha tudo posteriormente.

O salpicão também pode variar dependendo do gosto da comadre, já que tem gente que adiciona milho, ervilha, passas, etc... Mas o meu aqui foi o simples mesmo, até porque fiz um com cenoura e outro só com batata e frango, já que meu esposo não curte cenoura (dependendo da receita).

Eu utilizei 4 cenouras médias, lavei e descasquei, logo depois piquei em cubinhos médios. Fiz o mesmo com as batatas, que utilizei mais, foram umas 6 médias. Coloquei em panelas diferentes com água e sal para cozinhar. Coloco em panelas diferentes porque o tempo de cozimento da cenoura é maior. Depois de espetar com um garfo e perceber que estão macios, escorra e reserve.

Agora é a parte do frango. Eu utilizo o peito do frango, no caso utilizei 3 grandes, porque aqui em casa somos em dois, mas mesmo assim dá para repetir, ou seja, serve bem umas 4 a 5 pessoas.

Tempere o frango com sal, alho e pimenta do reino moída na hora. Depois, em uma panela média, doure a cebola e o alho. Junte os pedaços de peito de frango. Deixe dourar dos dois lados e depois acrescente um pouquinho de água para ir cozinhando aos poucos. Assim que a água for minando, você vai pingando mais e virando conforme for dourando. Assim que tiver uma cor linda, douradinha, você deixa esfriar para desfiar.

Desfie o frango com a ajuda de dois garfos ou vai na mão mesmo, e assim que tiver tudo desfiadinho, pegue um recipiente fundo para misturar tudo.

Coloque o frango desfiado no recipiente. Junte a cenoura e misture. Depois acrescente a batata e misture. Agora é a hora chave na minha opinião, a hora de acrescentar a maionese. Coloque uma colher de cada vez e misture. Isso para você não exagerar na quantidade de maionese, porque quando fica muita maionese, rouba o sabor todo do prato e essa não é a intenção. A mistura com a maionese é só para não ficar seca a mistura do frango com os legumes.

Agora você pode acrescentar um temperinho verde se quiser ou deixar seu salpicão mais elaborado, acrescentando palmito ou azeitonas, por exemplo.

Por último, jogue batatinha palha e misture, e na hora de servir, dá mais uma incrementadinha.

sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como adaptar suas receitas para preparo no micro-ondas

Para o preparo de receitas no micro-ondas você deve observar algumas instruções, então tome nota:

1 - Verifique se há possibilidade da receita ter o mesmo resultado no micro. Por exemplo, se você quiser uma crosta crocante, não adianta usar o micro, é melhor fazer da forma convencional mesmo.

2 - Leve em conta que o cozimento no micro leva 1/4 do tempo de cozimento convencional, então utilize esse tempo e se necessário, prolongue o tempo de cozimento.

3 - Sempre utilize recipientes maiores que no cozimento normal para evitar que o alimento transborde.

4 - Diminua a quantidade de líquidos da receita convencional, já que no cozimento no micro, eles não evaporam tanto.

5 - O cozimento no micro-ondas preserva melhor o sabor do alimento. Por isso, utilize menos tempero, acrescentando no final do cozimento, se necessário.

6 - Se for fazer um prato que utilize arroz ou macarrão, já leve pré- cozidos, porque se misturar com outros alimentos, os demais irão passar do ponto antes, devido ao tempo de cozimento.

Pão com ovo diferente


Vamos combinar que pão com ovo é tudo de bom, mas fazer de uma forma diferente e criativa atrai os olhares e comer com os olhos é o primeiro passo para uma comidinha perfeita. Afinal, não basta ser gostoso, tem que ser bonito.

Para fazer essa fofurice, pegue uma fatia de pão de forma e corte com cortador no formato de coração. Reserve. Leve uma frigideira ao fogo e derreta uma colher de manteiga para tostar a fatia de pão. Quebre um ovo no buraco do pão. Adicione sal. Vire quando estiver mais durinho. Deixe fritar um pouco e retire. Aproveite o coração que foi cortado e faça torradinhas em formato de coração. Meigo que só!

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Banana delícia!


Sabe quando bate uma vontade enooorme de comer um docinho? Mas você não está muito afim de ficar na cozinha e precisa de algo bem rapidinho?

Pois é, foi num dia desses que surgiu essa ideia. Peguei a banana, descasquei (claro) e cortei em rodelas. Joguei flocos de aveia por cima. Acrescentei um fiozinho de leite condensado Mococa e por cima salpiquei leite em pó. Ficou muito bom e apesar de tudo ser doce não ficou enjoativo. Claro que você não pode exagerar nas quantidades. 

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Sorteio relâmpago kit Mococa, participe!


Devido ao grande sucesso do último sorteio, iremos sortear mais um kit de produtos Mococa. Então, quem ficou de bico porque não ganhou, pode participar e cruzar os dedos.

Esse super kit Mococa contém: 1 lata de leite condensado, 1 caixinha de leite condensado, 1 creme de leite, 1 caixinha de molho branco, 1 molho estrogonofe, 1 molho madeira, 1 molho quatro queijos, 1 sachê de mingau de arroz, 1 sachê de mingau de milho, 3 unidades de Mococa Chocolate, 1 manteiga e 1 leite UHT.

Para participar é só deixar seu nome e e-mail nos comentários (logo abaixo nesse post), de hoje (03.07), até o dia 10.07. O resultado sairá no dia 11.07.

O sorteio é válido para todo território nacional e a Mococa será responsável pela entrega do kit.

O ganhador será comunicado via e-mail e terá um dia útil para enviar seus dados para entrega. Caso não envie, será realizado outro sorteio.

Então aproveite e concorra quantas vezes quiser. Quanto mais inscrições, maiores suas chances.

Aproveite e visite a página da Mococa, cheinha de delícias esperando por você.

terça-feira, 2 de julho de 2013

Talharim ao alho e bacon


Para fazer essa delícia é muito fácil, afinal, é macarrão!

Faça a massa normalmente. Pegue uma panela funda e coloque água, óleo e sal e deixe ferver. Acrescente o macarrão e deixe ficar al dente (ou seja, macio mas não molengo e nem duro). Escorra. Passe uma água para interromper o processo de cozimento.

Pegue uma panela e coloque azeite. Refogue o alho (já foi processado). Acrescente o bacon e deixe fritar. Junte o talharim e mexa. Agora coloque uma colher cheia de manteiga e misture. Sirva em seguida e jogue um queijinho parmesão Tirolez por cima.  Humm...

Coloquei nos meus pratos para massa que são fofos demais e joguinhos americanos bordados, presentinho da vovó.

Em falar em vovó, minha linda fez 89 anos dia 27. Uma benção para minha vida e da minha família. Vovó, te amo e você é a pessoa mais iluminada que eu conheço. Obrigada por fazer parte da minha vida e ser quem você é: inspiração e exemplo para todos.

segunda-feira, 1 de julho de 2013

Ilumine-se!!





Ilumine seu dia, sua festa, sua mesa, sua vida...

Fonte: Martha Stewart

Resultado do sorteio Mococa

Hoje iremos divulgar o resultado do sorteio do super kit Mococa. 

Gostaria de agradecer a participação de todos, foi um grande sucesso esse sorteio com 3.618 participantes.

Nosso método de sorteio foi o Random.org. E a sortuda da vez foi Luana Las Heras. Parabéns Luana! Valeu a pena ter concorrido várias vezes né? Espero que você faça muitas gostosuras com seu prêmio. Vou te enviar um e-mail para você me enviar seus dados.

Verdadeira Random Number Generator  3080Desenvolvido por RANDOM.ORG

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails