quarta-feira, 30 de junho de 2010

Inverno - é tempo de queijos e vinhos !!


O inverno está aí e nenhuma época é melhor para a combinação de queijos e vinhos. A Tirolez dá ótimas dicas para preparar uma bela mesa,  vejamos:
Festas de Queijos e Vinhos
Compondo efeitos visuais de luxuriante beleza, a mesa de queijos e vinhos resplandece em suas virtudes de inegável elegância gastronômica. Para tanto, pães e frutas colaboram eficazmente.
Os queijos
Disponha-os numa sequência, partindo dos mais suaves para os mais picantes. As fôrmas ou pedações de queijos devem ser dispostos sobre tábuas, que facilitam o corte e dão relevo à exposição. Corte-os inicialmente, indicando aos convidados a maneira adequada de fracioná-los. Cada queijo deve ser cortado com sua própria faca.
As pastas
Você pode fazê-las utilizando uma base de "cream cheese" sabor natural, Ricota ou Minas Frescal ou adquiri-las já com seus sabores originais de fábrica. As pastas podem ser consumidas na fase inicial da festa, quando muitos convidados dão-se a agradáveis "bate-papos" regados a bom vinho.
Os vinhos
As garrafas devem ficar sobre mesa auxiliar, devendo-se conservar os brancos em baldes com gelo. Os tipos a serem oferecidos devem respeitar a quantidade e tipo de cada queijo, pois queijos de sabor suave (Brie, Camembert, Gouda, etc.) pedem vinhos tintos mais suaves. Queijos frutados (Emental, Gruyère, Edam, etc.) pedem vinhos branco frutados. Queijos de sabor intenso (Gorgonzola, Provolone, Parmesão, etc.) pedem vinhos tintos mais encorpados.
Os pães
Apresente-os em cestos de vime nas pontas da mesa, oferecendo-os em variedades que vão da baguete francesa, até o pão sueco, especial para degustar pastas. Pães com aditivos devem ser evitados (pão de alho, pão de linguiça, etc.), pois interferem no sabor dos queijos e dos vinhos. Pães pretos e de centeio são contudo bem aceitos em tais festas.
As frutas
Algumas frutas são especialmente indicadas para a degustação com queijos. É inegável a excelência da combinação pêra - provolone. Os queijos suíços (Emental - Gruyère) e Edam casam-se perfeitamente com uvas brancas e maçãs. Boas na combinação e excelentes no visual que dão à mesa, as frutas devem estar no ponto de consumir, bem lavadas e enxugadas antes de comporem a mesa. Elas devem ser agrupadas inteiras no centro da mesa em forma de abundante cascata. Utilize também algumas para reforçar o efeito visual (abacaxi, melões, abacates).
Obs.: Complete a decoração com arranjos de flores secas, espigas de trigo e outros materiais rústicos que lembrem natureza. As tábuas de queijo podem ser forradas com folhas de videira.
Outras dicas incríveis você encontra no http://www.tirolez.com.br/

10 comentários:

kika disse...

Com o calor que esta em Lisboa é estranho quando falas em inverno.
Mas ao mesmo tempo super interresante... Bjks

Salsa Verde disse...

Que fantástico "post" e que dicas tão preciosas!
Beijinhos,
Lia.

Carol Fernandes disse...

Parabéns!!! Belíssima postagem! Amo queijos e vinhos! Combinação perfeita! E seguir todo esse charme que vc ensina , a noite será um sucesso!!!
Obrigada, amiga!!!
Beijos doces!

Erô Montibeler disse...

Nossa .. primeira vez que acesso o seu blog ...AMEI !
Vou voltar muitas vezes... as dicas são ótimas...
Quando der dá uma passada lá no éfeitoemcasa ..

BJus

Fernanda Fernandes disse...

Adoro te ver no blog...tenho passado por aqui copiei sua receita de arroz doce de micro pretendo fazer em breve...adoro mas tenho preguiça de fazer...assim no micro achei fácil.Estas dicas de queijos e vinhos é bem legal vou estudar tudinho porque não sei muito sobre o assunto...
bjos!!!

Rose disse...

Gosto muito de queijos e vinhos, já fiz no meu niver um tempo atrás e todos adoraram...parabéns pelas dicas!!!
Bjinhus.

Fabí disse...

Legal essa dica, e já estou esperando meus queijos pra colocar a mão na massa. Tou precisando urgente de uma receita fácil, simples e perfeita de fondue. Bjs!!!

welze disse...

adoro queijos, vinhos e frutas. para mim, toda festa seria regada a tudo isso.

Doces Abobrinhas disse...

tbem ando na correira.... adorei receber sua visita... fico feliz q lembrou de passar por la;;;;

adoro arroz doce, vou testar a receita do post abaixo.

um beijo doce,

Anna disse...

Adoro queijo, e suas dicas foram ótimas.
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails