sexta-feira, 3 de setembro de 2010

Rocambole de legumes


Esse rocambole foi feito por mim e minha mestra no quesito culinária, minha amada vó, que foi minha inspiração para gostar de cozinhar e na minha opinião é a melhor cozinheira que conheço. Foi ótimo aprender esse rocambole dela, pq ela sempre fez, mas eu nunca havia tentado, e fazendo junto, parece tão fácil, quer dizer foi tão fácil, que nem acreditei.
A ideia do rocambole foi dela, pq ela não consegue me ver "sem comer", acha que meu projeto somália é um exagero e que preciso comer coisas mais substanciosas, se é que me entendem. Para não contrariar, topei o desafio e aprendi  essa super receita.
Começamos ralando cenoura, cebola e chuchu, mas naquela parte do ralador mais grosso, tipo lascas. Depois, colocamos para cozinhar no vapor: um pouco de azeite, tomate cortadinho sem sementes e casca, coloque os legumes dentro e deixe cozinhar no vapor com a tampa semi tampada e vá mexendo, adicione um pouco de sal.
Descasque mais ou menos um quilo de batatas (não dá para saber pq ela faz tudo no olhômetro), corte em rodelas e coloque em uma panela com água e sal para cozinhar e ficar molinho (tipo para fazer purê de batatas). Quando estiver macia, escorra e pode aproveitar a mesma panela para ir espremendo as batatas. Passe para uma bacia grande. Adicione 3 ovos batidos, um pacote de queijo ralado, um pouco de leite e um pouco de farinha de trigo, até dar uma liga e a massa se incorporar e ir soltando da bacia.
Pegue um tabuleiro grande e unte com manteiga e farinha de trigo. Depois passe a massa para o tabuleiro e vá moldando no formato do tabuleiro. Coloque no forno para assar.
Depois veja os legumes se estão macios, junte ervilhas, pimenta do reino, azeitonas, palmito, o que vc quiser... pode colocar também molho de tomate ou mostarda, nós colocamos mostarda (um tiquinho). Mistura tudo. Depois de um tempinho no forno, vc tira e puxa um cantinho da massa para ver se embaixo está moreninho, se estiver pode tirar, pq não pode ficar moreninho em cima, senão a parte de baixo já queimou. Pegue um pano de prato limpo, umedeça com água e forre no balcão ou pia. Vire a massa do tabuleiro em cima. Se ficar algumas lasquinhas grudadas pode pegar e colocar em cima. Após, adicione o recheio, mas não muito para conseguir enrolar. Enrole com ajuda do pano bem devagar para não quebrar. Em um refratário, unte bem com manteiga, coloque o rocambole dentro e pincele uma gema em cima. Leve ao forno para dourar. Bom, acho que não esqueci nada. A foto eu só lembrei de tirar depois que todo mundo havia se servido, mas deu para ter uma noção de como ficou né? delicioso e rende para umas 6 pessoas.

2 comentários:

Laiara Lacerda disse...

pior que é verdade. Minha vó que me ensinou a fazer rocambole rsrs

Aqui na Cozinha - Patty Martins disse...

Gostaria de te pedir que linkasse meu blog novamente. Fiz mudanças estruturais e com isto ocorreram algumas alterações.
Se você perceber o meu link não está se atualizando automaticamente (a última atualização mostrada foi de 3 semanas atrás).
Queria te pedir que descadastre o meu blog e depois link novamente. Vc linkando de novo acredito que resolva.
Desculpe pelo transtorno, mas conto com você.
Me avise que linkou para eu linkar o seu também.
Beijos
Patty Martins

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails