segunda-feira, 24 de março de 2014

Novidades e dicas alimentares para pacientes de quimioterapia


Olá pessoal! Depois de um longo período sem postar, dou o ar da graça por aqui.

Como sabem estou em tratamento contra o câncer desde outubro de 2012 e desde então passo por fases onde ora consigo comer e cozinhar, ora não consigo nem olhar e sentir o cheiro. Recebo alguns e-mails perguntando sobre meu tratamento, como descobri a doença, mas principalmente recebo pedidos para falar sobre o tipo de comida e dicas alimentares para pacientes oncológicos.

Já passei por fases e acredito que a grande maioria dos pacientes também se sintam assim. No início do meu tratamento eu só conseguia comer morango, uva e tomar água de coco. Depois fui me habituando com a medicação e coisas geladas me faziam muito bem. Então fazia gelinhos de suco de limão, tomava sorvete, picolé e abusava de frutas geladas.

Agora estou passando por um novo tipo de medicação, e ao contrário da anterior, não consigo tomar coisas geladas por uns dias porque me dão choque. Isso mesmo! mãos, lábios, língua e garganta ficam sensíveis em contato com gelado. Um horror para mim que adoro coisas geladas. Mas temos que nos acostumar com tudo. Já comida, não tenho conseguido comer muito, então prefiro um miojinho, purê de batatas, sucos e frutas.

Estive pensando muito sobre as dicas que me pediram e sei que o paciente, assim como toda pessoa, precisa de refeições nutritivas. Mas o tratamento e mais o tanto de medicamentos que geralmente tomamos mudam nosso paladar e com isso perdemos a vontade de comer ou só comemos determinados alimentos. Além disso o gosto  metálico é péssimo, então é uma boa chupar balas ou chicletes de hortelã ou menta.Tem gente que também troca os talheres por talheres de plástico, mas eu detesto.

Pensando em tudo que passei e ainda passo e também baseada em todas as conversas com pacientes, a dica maior que dou e que serve muito para os familiares, que na maioria das vezes são os que nos cercam, cuidam de nós e fazem de tudo para a gente se alimentar, sugiro que tenham paciência. 

Paciência é a palavra chave. Estamos doentes e por isso somos chamados de pacientes, e isso não é por acaso. A doença nos leva a ter paciência, mesmo que seja à força, somos obrigados a lidar com coisas e não tem como fugir. Mas a paciência também é imposta aos nossos cuidadores, sejam amigos, parentes, maridos e esposas...

Tenho visto que a preocupação maior de quem nos cerca é fazer nos alimentar bem. Eles ficam preocupados com a perda de peso (o que não ocorreu comigo, nem assim fico magrinha, rs...). 

Então vocês podem tentar receitas que sejam bonitas, porque comer com os olhos é sempre estimulante. Podem procurar receitas em sites (prometo que colocarei umas aqui a partir de agora), perguntar o que no momento o paciente tem desejo de comer ou pelo menos gostaria de tentar experimentar. Mas em último caso, também podem testar suplementos, que podem ser misturados na comida ou bebida. Também têm uns tipo shake. A nutricionista que me acompanha, a querida e linda Janine sempre me estimula com receitas, dicas e até mesmo entusiasmo. Por isso aconselho um acompanhamento profissional.

No meu caso eu evito ficar muito tempo em jejum porque o enjoo aumenta e eu acabo vomitando. Então mesmo que não sinta fome, tento sempre beber algo ao longo do dia ou comer uma uva azedinha de tanto em tanto tempo.

Os medicamentos também acabam desregulando o intestino, por isso devemos sempre ficar atentos em repor bebendo bastante água e líquidos nos casos de estar solto. Para esses dias banana, goiaba, melão, maracujá, caldo de legumes, água de coco são importantes para repor o potássio. 

Já nos dias de intestino preso, recorra ao mamão, laranja, mexerica, ameixa preta e fibras, como pão e cereais integrais. E o mais importante água sempre!!

Uma dica ótima é o livro Comida que cuida  mais cor no prato e na vida durante o tratamento do câncer. Você pode baixar no site www.sanofi-aventis.com.br

Estou cheinha de ideias, dicas e já pensando em páscoa e tudo mais, então logo logo tem mais posts.

Aproveito para agradecer o carinho de sempre, obrigada mesmo!!

Imagem: Google Images

9 comentários:

Anônimo disse...

Boa sorte...nao te conheço, mas leio seu blog há tempos e fico torcendo por vc...abs

Janise disse...

Sei que não é fácil passar por isso. Mas, vejo e sinto o quão forte você é. Então, espero que tenha boa sorte, e tenha certeza que adoro seu blog. Por isso, continue sendo esta fortaleza!
Um grande abraço carinhoso. Janise

Mundo do Sabor disse...

Nane, nãoo sabia que estava doente, mas você é guerreira, vai vencer.Minha cunhada também está passando por tratamento de quimio,vou passar o link do seu blog para ela.Também estou torcendo por você !!

Rosiane Carvalho

Ana disse...

Um forte e sentido abraço de amizade e de bons sentimentos. Desejo que tudo corra bem.
Ana

Unknown disse...

Nane, eu que passei por um problema grave de saúde e após 7 anos ainda nao estou totalmente recuperada sei bem o que vc está passando, mas passei pra dizer q nunca perca a fé em Deus, milagres acontecem e vc será curada...requer muita paciência como eu tive mas Deus está contigo
Bjs
Vivi

Eneida Magalhães disse...

Nane...Parabéns pelo texto e iniciativa! A turma mineira está com você! !! Bjos

Anônimo disse...

Amei o texto! Obrigada por compartilhar suas experiências!
Boa sorte no seu tratamento! His

Rosa disse...

Nane querida, a cada dia lhe admiro mais! Que bela iniciativa, essa de compartilhar dicas com quem passa por problemas sérios de saúde! Parabéns pela forma determinada e doce que você encara uma situação tão delicada. Que Deus abençoe a sua vida e que você continue abençoando outras vidas. Abração

Karin Filgueira disse...

Boa noite!
Parabéns pelo blog, pelo post, pelo conteúdo maravilhoso que tem aqui.
Aliás, e como dizem o que o que é bom é pra ser compartilhado, não deixaria de linkar essa postagem!

Link aqui: http://meudocelarbykarinfilgueira.blogspot.com.br/2014/04/compartilhando-links-006.html

Obrigada por compartilhar e será sempre um grande prazer estar aqui, já que seu blog tem um conteúdo estupendo! Trás assuntos que me interessam e muito!

Bjs e que Deus muito a abençoe!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails