sábado, 31 de maio de 2014

Bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro


Oi pessoal! Como é bom voltar a postar, já estava com saudades!!

Estive ausente pois estou passando por uma nova fase no tratamento. Minha quimioterapia mudou e estou fazendo agora sessões toda semana. Por isso precisei de um tempo para me adaptar ao medicamento novo. 

A falta de postagens também foi devido ao fato de ficar sem conseguir cozinhar e perder o apetite, ficando sem ter muita coisa para compartilhar com vocês.

Quero agradecer as mensagens de carinho e as visitas mesmo com o blog desatualizado. É tão gostoso receber o apoio e atenção de vocês. Muito obrigada!!

Mas vamos ao que interessa. Esse bolo fiz de surpresa para minha afilhada Carol, que completou 9 anos agora em maio. Como o aniversário dela caiu numa terça-feira e infelizmente minha irmã estava viajando a trabalho, nada mais justo que a dindinha aqui não deixar passar a data em branco.

Carol é apaixonada por bolo de chocolate com cobertura de brigadeiro e por isso resolvi fazer esse bolo, que além de delicioso é super fácil de fazer. Vou te dizer que até ela já fez esse bolo, então, para quem não é familiarizado com a cozinha, pode levar fé e tentar, porque não tem erro.

Vamos aos ingredientes: 3 ovos, 2 xícaras (chá) de trigo, 2 xícaras (chá) de açúcar, 1 xícara (chá) de chocolate em pó ou achocolatado, 1 xícara (chá) de água fervendo (colocar por último), 100g de manteiga e 1 colher (sopa) de fermento em pó.

Bata todos os ingredientes no liquidificador até ficar uma mistura homogênea. 

Despeje em uma forma untada e leve ao forno pré-aquecido até assar. O tempo varia de acordo com seu forno, o ideal é fazer o teste do palitinho. Furou? Se sair limpinho é porque está bom.

Deixe esfriar e desenforme. Agora você vai fazer a cobertura de brigadeiro que é mamão com açúcar né?! Você pode escolher fazer no fogão ou no micro-ondas.

Caso você vá fazer no fogão, coloque em uma panela uma lata de leite condensado, 4 colheres (sopa) de chocolate em pó ou achocolatado e uma colher (sopa) de manteiga (sem sal de preferência).  Eu fiz duas receitas para conseguir cobrir o bolo todo, então dobre as quantidades.

Misture sempre para não grudar o fundo e a borda. Assim que for engrossando, vire a panela um pouquinho de lado, no caso de desgrudar da panela o fundo é que está no ponto certo. O ideal para o caso da cobertura para bolo é não deixar engrossar demais para você conseguir espalhar por cima do bolo.

Caso você escolha fazer brigadeiro no micro-ondas, dê uma olhadinha nesse post, fácil, fácil: http://vovoqueensinou.blogspot.com.br/2009/10/brigadeiro-de-microondas.html

Agora é só cobrir o bolo com o brigadeiro. Eu quis que a aparência ficasse uma coisa mais bagunçadinha mesmo, acho o resultado mais bonito. Depois coloquei uns confeitos de coração coloridos e de trevos de quatro folhas.

Bom demais!! impossível comer um pedaço só. 

5 comentários:

Teresa Newman Medeiros disse...

Nane agora que me dei conta que voce não está nos blogs que visito, não estava aparecendo atualização sua pensei que tivesse parado de postar... Vou arrumar isso. Pois é, vi que voce ande dodói, menina fortaleza nessa etapa delicada daqui a pouco voce está bem. Rogo a Deus. Melhoras!

Anônimo disse...

Te desejo boa sorte neste novo tratamento e também dizer que vou fazer este bolo maravilhoso no próximo final de semana... Um forte abraço.

Raquel Alabaça disse...

Bolo de chocolate assim com uma cobertura tentadora, é a minha perdição! Gosto muito!

As melhoras, beijinhos!

Eneida Magalhães disse...

Que bom que você está de volta Nane!!! Não resisto a essa "gordice"...vou fazer depois te conto ja que sou péssima para bolos! Bjos...

Taíza disse...

Que Deus te abençoe neste tratamento! A sua força é um exemplo para todos nós.E que bolo maravilhoso! Deu até água na boca!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails