quinta-feira, 5 de julho de 2012

Fondue de queijo e fondue de carne


A Tirolez, empresa de laticínios parceira do Vovó que ensinou... que vocês já conhecem pela qualidade dos produtos, me enviou uma bolsa térmica com algumas delícias.

Uma das gostosuras é o fondue de queijo, que eu ainda não havia experimentado e que simplesmente amei! O sabor é marcante, a quantidade (600g) serve bem 6 pessoas e para só petiscar mesmo, até mais. Outro detalhe que amei é a facilidade da embalagem, que vem em bisnaga plástica (sabe aquelas que ficam em pé?) e o fato que é só esquentar e servir.


O tempinho mudando agora, friozinho, você rodeada de pessoas queridas comendo um fondue de queijo acompanhada de pãezinhos... humm... imagina?! delícia né?

Para quem não sabe o que é fondue, vale a explicação, fondue é um prato suíço, lá do vale de Emmental (local que produz o maravilhoso queijo Emmental) e que aquece e conforta em dias frios.

O fondue é preparado naquelas panelinhas, que compramos com o nome de aparelho de fondue ou jogo para fondue, que será colocada em cima da chama que vem acompanhando. Além disso, acompanha também os espetinhos, onde você espetará os acompanhamentos para molhar ou passar no fondue preparado.

Neste caso o fondue foi de queijo, mas também poderia ser de chocolate, bourguignonne (filé mignon), de frango, batatas... O de queijo é ótimo ter como acompanhamentos pão francês (de preferência dormido), florzinhas de couve-flor ou brócolis, cenoura em cubinhos ou o que sua criatividade e paladar preferir.

No caso do de chocolate (amo!), espetamos frutas da estação (uvas, morango, mamão, tangerina, kiwi...).

Para utilizar o queimador não é necessário muita prática ou técnica, somente atenção. Colocar o álcool no queimador observando para não ultrapassar a rede metálica que vem dentro. Acender o fogo no centro e abrir os buraquinhos. Para regular a chama é só abrir (virando a tampinha) para obter chama alta ou fechando para abaixar a chama. Para apagar, é só fechar toda cobrindo com a tampinha.

Agora você não tem mais desculpa para preparar esse delicioso prato. As dicas você já tem e o fondue prontinho de queijo da Tirolez também.

Então experimenta e depois me conta se não é bom demais.

Para quem gosta de preparar o próprio fondue, segue abaixo uma receitinha do fondue bourguignonne.

Fondue Bourguignonne
750g de filé mignon
2 xícaras de óleo quente
1 dente de alho

Passe o alho no fundo da panela e nos lados. Corte a carne em cubinhos de 2cm mais ou menos. Aqueça o óleo na panela de fondue sobre o fogareiro. Para servir cada pessoa, espeta um pedaço de carne e leva ao óleo quente deixando fritar até o ponto preferido.

Esse tipo de fondue é acompanhado de molhos que podem ser colocados em potinhos individuais na mesa ou separadamente em cada prato.

Os molhos mais usados são: agridoce, vermelho, maionese... mas também são ótimos os de nozes, azeitonas, cebola, russo ou agridoce com passas.

Quem se interessar manda um e-mail que ensino aqui como fazer, ok?

5 comentários:

Bruna Araújo disse...

Adorei o blog, muito lindo, amei tudo. Parabéns mesmo, vou sempre estar aqui (:

ontendency.blogspot.com

Lu Westphal disse...

Adoro foudue.Principalmente o de chocolate.hehe
Menina então está noa auge dos preparativos para o casamento? q delicia!
Boa sorte com tudo.
beijos
boracozinhar-lu.blogspot.com

Gabi Soares disse...

Aiii, que máximo hein? Sábado será dia de fondue aqui em casa :)

Está rolando sorteio de um kit de make LUXO no blog, não deixe de participar!
Beeeijo!

www.blogmundoparalelo.com

Anônimo disse...

Fondue de queijo é mesmo uma delícia e uma revelação.. ótimo post e excelente blog. Muito bom visitar seus posts e receitas. Virei mais vezes por aqui. Parabéns. =)

Unknown disse...

que delícia....deu uma vontade...eu tb estou ausente...me divorciei e to meio desanimada....mas passa.....tenha uma ótima semana

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails