Congelar alimentos é uma mão na roda nos dias de hoje, já que a falta de tempo e correria são constantes em nossas vidas.
Por isso é importante você aprender algumas técnicas de congelamento e descongelamento de alimentos para aproveitar ao máximo com seu sabor e aparência ideais. Seguem algumas dicas:
- Não bata o bife antes de congelar, já que o martelo rompe as fibras da carne, ocasionando a perda dos sucos.
- Carnes em conserva ou defumadas não precisam ser congeladas. Mas para prolongar seu tempo de consumo, ao levar ao freezer, embale duas vezes para não espalhar cheiro.
- Antes de congelar aves recém abatidas, deixe- as descansar por 24 horas no refrigerador.
- No caso dos camarões, separe alguns bonitos e grandes para enfeitar e congele sem embalagem, no formato que for usar. O restante você congela em embalagem própria ou saquinhos.
- Para congelar alimentos já prontos para serem consumidos, lembre-se de colocar pouco tempero, deixando para completar quando for aquecer.
- Lembre-se também de resfriar o alimento após seu cozimento, mergulhando o recipiente em água gelada, até que fique em temperatura ambiente.
- Se você quiser que seu prato permaneça em determinado formato, congele-o tem travessa forrada com plástico ou papel alumínio.
- Se você quiser congelar algum alimento líquido, você pode congelar na bandejinha de gelo e depois guardar em saquinhos no formato de cubos de gelo.
- Lembre também que todo congelado deve ser consumido em até três meses após o congelamento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário