terça-feira, 14 de setembro de 2010

Sacos de lixo com papel

Em vários países foram abolidas as sacolinhas plásticas do comércio. Infelizmente aqui no Brasil ainda é uma realidade e muitos de nós não conseguimos nos livrar das tais sacolas, pois elas são utilizadas principalmente para jogar lixo. Recebi este e-mail hoje e achei interessante, por isso estou aqui compartilhando com vocês. Tudo bem que não é muito prático, e também dependendo da quantidade de lixo, de nada adianta e pensei em seria fechado. O ideal seria criar uma embalagem para lixo que não fosse sacola, mas que fosse firme tipo essas embalagens de carvão para churrasco, é reciclável e não rasga, o que acham? Mas de qualquer forma é uma ótima ideia, pena que não sei de quem são os créditos.  Ah, sei que estou devendo umas receitas, mas estou numa correria, comendo fora direto, sem tempo de cozinhar, mas logo logo volto ao ritmo normal. Segue o e-mail abaixo:

"Você pode usar uma, duas ou até três folhas de jornal juntas, para que o saquinho fique mais resistente. Tudo no origami começa com um quadrado, então faça uma dobra para marcar, no sentido vertical, a metade da página da direita e dobre a beirada dessa página para dentro até a marca. Você terá dobrado uma aba equivalente a um quarto da página da direita, e assim terá um quadrado. Para ver melhor os detalhes, clique na foto para aumentar.





Dobre a ponta inferior direita sobre a ponta superior esquerda, formando um triângulo, e mantenha sua base para baixo.


Dobre a ponta inferior direita do triângulo até a lateral esquerda.



Vire a dobradura "de barriga para baixo", escondendo a aba que você acabou de dobrar.

Novamente dobre a ponta da direita até a lateral esquerda, e você terá a seguinte figura:



Para fazer a boca do saquinho, pegue uma parte da ponta de cima do jornal e enfie para dentro da aba que você dobrou por último, fazendo-a desaparecer lá dentro.


Sobrará a ponta de cima que deve ser enfiada dentro da aba do outro lado, então vire a dobradura para o outro lado e repita a operação.



Se tudo deu certo, essa é a cara final da dobradura:


Abrindo a parte de cima, eis o saquinho!



É só encaixar dentro do seu cestinho e parar pra sempre de jogar mais plástico no lixo! ".




Que tal?

12 comentários:

Tati - Panelaterapia disse...

Vi essa idéia no Rainhas. Eu fiz! No escritório do meu marido agora só tem desse saquinho!
Ótima dica!!!
Bjs

»¤Þ䵣䤫 disse...

Que belezinha Nane, muito legal, nunca tinha imaginado um cesto de lixo de papel, adorei! Beijos

welze disse...

perfeito. ótima dica para ser espalhada pelo mundo.

Fla disse...

Que ideia bacana, vou adotar aqui em casa.
Beijos

Tida disse...

Idéia original e atualíssima. É preciso recicalar!
Bjs

Andréa Fenerich disse...

Muito ecológico en?!
Eu ainda não conhecia, vou tentar fazer aqui em casa, se conseguir... hehehe
Esse negocio de sacolinhas plasticas deveria acabar mesmo né? Só contribui para a destruição mais rapida do nosso planeta, outro dia li uma reportagem de tartarugas que comiam plasticos deixados por turistas as margens da água e cabavam morrendo asfixiadas, uma tristeza.
valew a dica.
bjoss
http://recreche.blogspot.com/

Tata Nani disse...

Perfeito! Consciência ecológica é bom, vai fazer bem pros nossos dentes no futuro, rs.
Um beijao,
Tata

Cris disse...

Amiga, qui tudoooooo esta sua idéia!!
Sensacional!!
Vou tentar fazê-lo!

bjs queida sucesso sempre!

sonia luciano disse...

obrigado pela partilha..começei hoje a minha pesquisa sobre sacos de papel..pois comprei á dias e ando em fase de experiencia, para abolir de vez com os sacos de plastico para o lixo...pois tinha o costume de usar os sacos de papel que me davam na loja..e esta ideia está super fixe..

Anônimo disse...

Não tem como fazer um pouco maior para caber numa cesta de lixo normal rs bela ideia abs

Anônimo disse...

Eu estava exatamente procurando um site que ensinasse a fazer esses saquinhos e encontrei o seu blog. Parabéns! Louvável a sua iniciativa de ensinar às pessoas essa pequena atitude sustentável que fará grande diferença para o futuro do nosso planeta! Acredito que é para isso que serve a internet! Mais uma vez, parabéns!
Abraço!

tati campos disse...

adoro essa ideia e adotei em casa com folha de revista, mas nao consegui a fmz pras sobras organicas nao escaparem, foi aih que vi como se faz no seu blog..pena ser de jornal..mas vou adaptar pra folha de revista..obrigaada!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails