terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Comida japonesa e o uso de hashi



Comida japonesa é tudo de bom e por isso virou uma febre em tudo quanto é lugar. Muitos não gostam ou têm um certo preconceito, mas aposto que se soubessem comer, apreciariam, e muito, a culinária japonesa.

É certo que o paladar deve ser apurado para determinados alimentos. Muitas vezes estranhamos ao experimentar uma comida pela primeira vez. Mas nunca acreditem na primeira impressão. Até pq pode ter sido a forma que foi preparada a comida que fez você não gostar. Não desista e procure provar em outro local, você pode se surpreender.

E para você não fazer feio no restaurante japonês, vale algumas regrinhas no uso do hashi.

O hashi são aqueles palitinhos utilizados para comer nos restaurantes de comida oriental. O uso dele não é esse bicho de sete cabeças não, somente requer prática.


Normalmente são de madeira e você separa um do outro ao retirar da embalagem de papel. Em outros restaurantes porém, você pode encontrá-lo em outros materiais, onde já virão separados e prontinhos para serem usados. Além disso, eles podem variar na cor.

Na internet existem vários vídeos e fotos de como comer de hashi, mas ainda sugiro que tentem e testem, pq só assim conseguirão aprender. Não adianta ficar com vergonha de utilizá-los, mais vergonhoso é utilizar talheres em vez de tentar comer conforme os costumes. Se você gosta da culinária, vale a pena respeitar a tradição, não é mesmo?!


Se você achar muito difícil no início, pode colocar borrachinha na ponta ou um objeto (clipe de hashi) que os próprios restaurantes utilizam de plástico, onde você encaixa o hashi.




O uso de garfo e faca e totalmente inapropriado, principalmente se é um restaurante típico oriental. A faca é considerada uma arma e nunca deve ir à mesa.

Outra gafe é ficar conversando e gesticulando com o hashi em mãos (isso tb vale para talheres - parece que vai furar a pessoa, rs...).

Horrível tb é limpar com a boca o hashi (acreditem, tem gente que usa a língua - argh!). Nada de apontar com os mesmos ou utilizá-los para pegar as tigelinhas. Resumindo, use-os apenas para a finalidade deles: comer.

Na hora de descansar, coloque o hashi sempre na posição horizontal à sua frente. Utilize os apoiadores (quase sempre têm).



Se não tiver aparador e vc não conseguir colocá-lo em cima da tigela ou prato, coloque-os a sua frente, abaixo do prato ou tigela. Se não tiver nada em baixo, pegue um guardanapo e coloque-os em cima.

Nunca espete o hashi na comida. É desrespeitoso com as crenças orientais, já que em oratórios os hashis são espetados na vertical, por isso, você vai lembrá-los de um funeral.

Nenhuma regra é melhor do que essas duas últimas, na dúvida, tenha bom senso, e, observe as pessoas ao seu redor, isso sempre ajuda.

Uma coisa que me ajuda muito é sempre perguntar. Sim, eu costumo comer em um restaurante chinês e sempre que possuo alguma dúvida ou simples curiosidade, eu pergunto. Como sempre, os orientais são muito educados e me ensinam, esclarecem e ficam satisfeitos pelo meu interesse por sua cultura.

Imagens: Google Images

2 comentários:

Vicentina disse...

Boas informações Nane, sabe que tenho um par deles, e nunca usei por não saber como? Agora ja sei, e vou tentar usar.
Bjs e Boa Tarde

Rê e Dê disse...

OWW COISA MAI BOA ESSAS COMIDINHAS HEIN?!?!

AGORA USAR O HASHI ... É TÉCNICA MESMO...

MAIS É COMO EU DIGO É ERRANDO QUE SE APRENDE A COMER COM GARFO E FACA...HEHEHEHE

BEIJÃO...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails