quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Pão caseiro


Pão caseiro é uma delícia e a sensação de comer quentinho saindo do forno então... humm...!

Ingredientes: 1/2 litro de leite morno (a variar), 2 ovos, 2 tabletes de fermento biológico, 100grs de manteiga, 5 colheres (sopa) de açúcar (a variar), 1 pitada de sal, farinha de trigo (até dar ponto). 

Preparo do pão: pegue uma vasilha grande, coloque o leite, o fermento e o açúcar. Misture levemente para não quebrar os pedacinhos de fermento. Tape com um pano e deixe crescer por pelo menos 15 minutos. No período de crescimento pelo fermento, você vai reparar que vai criar uma camada de um dedo por cima do leite, é o sinal que o fermento está quase todo dissolvido no leite, o que garante um crescimento ideal da massa. Assim que o fermento estiver todo dissolvido você vai misturar novamente o leite até que fique um líquido homogêneo. Garanta que o leite ainda esteja morno. Prove e veja se está doce, se não estiver, você acrescenta mais açúcar (o gosto muda conforme a marca do fermento).

Adicione a manteiga, a pitada de sal, e se gostar canela, também os ovos, e misture bem sem bater a massa, só misture. A massa ficará com uma aparência com líquido branco e pequenas bolinhas da gema. Quando o líquido atingir essa consistência, você vai acrescentar farinha de trigo e continuar misturando. Dica: acrescente a farinha de 3 em 3 colheres, para garantir que a massa não vai empelotar, nem ficar muito seca.

Assim que perceber que a massa não dá mais para misturar com a colher, retire a colher e coloque a mão na massa. Com a outra mão vai acrescentando punhadinho de farinha até a massa soltar da sua mão. Para saber se a receita está ficando certa, a massa vai continuar morna e com textura muito macia.

Quando a massa estiver soltando da sua mão, você pode pegar a massa por inteiro e colocar na forma já untada e deixar crescer por 25 a 30 minutos ou cortar os pedacinhos e fazer o formato do pão que você deseja na mão. Dica importante: não coloque a massa em plataforma fria (mármore, granito) porque vai diminuir a temperatura da massa, deixando dura e também vai encolher.

Depois que der o formato desejado na massa, você vai colocar na forma já untada com óleo e farinha de trigo, ou manteiga e farinha de trigo, ou até mesmo usar papel manteiga. Coloque dentro do forno desligado, para garantir que a massa vai continuar morninha.

Após o tempo de 20 minutos, você vai retirar a massa do forno e ligar o forno a 180ºc a 200ºc. No período de aquecimento do forno, sua massa continuará crescendo.

3 comentários:

angela disse...

delicia, hj é dia do pão, caso queira participar da blogagem internacional ainda dá tempo, tem o link n meu blog, bj

Vanderleia disse...

Oi Nane que lindo seu pão, adorei. Beijos.

Vicentina disse...

Lindo seu pão Nane, e com receita fácil, e prática. Já que coloca em forma pra assar, e não é preciso enrolar.
Bjs amiga e Boa Noite

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails