terça-feira, 30 de novembro de 2010

Curiosidades sobre o Natal em Portugal


"Portugal, o país mais influente na nossa colonização – e de quem herdamos muitas tradições –, curiosamente tem uma Ceia de Natal bem diferente da nossa.

Depois de deixar as meias vazias para que Papai Noel encha de presentes, em Portugal é servido o suculento Bacalhau com Todos, que é nada mais do que o bacalhau cozido preparado com vários legumes. Depois, a mesma rabanada que faz nossa alegria no Brasil é servida com o status de doce mais tradicional do Natal português.
Outro costume português de dar água na boca é o prato Roupa Velha. Os portugueses costumam usar o que sobrou de todos os pratos para fazer uma bela fritada com azeite e alho, servida no dia seguinte à ceia".

Sei de outras receitas ótimas usadas no Natal em Portugal, como os sonhos, que são incríveis. Mas contaremos com a ajuda das nossas amigas portuguesas, que sempre nos auxiliam com trocas de receitas e dicas incríveis.

Fonte: Sadia e Google.

10 comentários:

»¤Þ䵣䤫 disse...

Nane tenho uma amiga que mora em Portugal e ela disse que lá eles chamam o papai Noel de "Pai Natal", um grande beijo!

Raquel Alabaça disse...

É verdade, a noite de 24 para 25, não pode faltar o bacalhau na mesa!
Na minha casa ainda temos outro hábito, que vem desde os vóas do meu marido, após a meia noite, servimos carne de porco frita com pão.

Beijinho

amor e sabores disse...

Em Portugal depois do jantar, tipico com bacalhau, enche se a mesa de doces,alguns sao comuns a todo o pais, mas outros e conforme a regiao.
Temos um bolo , o bolo rei,que `e massa pouco doce, com frutos secos e fruta cristalizada, temos as azevias, um pastel frito que depois `e passado no acucar e canela, o recheio pode ser de batata doce, ou grao e amendoa.Temos os sonhos, outro frito, que depois `e passado em calda de acucar.Geralmente `a meia noite abrem se os presentes. Nas zonas mais do interior, as pessoas vao`a Missa do Galo, que `e uma missa celebrada a` meia noite, e depois da missa tem entao a comida a que chamam ceia.Celebra se o Natal na noite de 24 para 25, e `e uma festa virada para a familia, com gente a viajar de proposito, so para estarem todos juntos.Ainda sobre o jantar de Natal, geralmente na noite de 24 `e o bacalhau, e a 25 `e o peru assado, embora a tradicao varie conforme a regiao. Beijinhos

Fla disse...

Que bacana saber disso... muito legal saber mais sobre outras culturas.
Bjs

Susi disse...

Eu tbem adoro saber sobre outras culturas.
bj

welze disse...

oi minha linda, estava com saudade.

a. luz disse...

Conheço bem esses costumes!!!rs...
Minha família materna é toda portuguesa, da terrinha mesmo. Então chega o natal, nada de pernil, vamos de bacalhau!!rs....

Beijokas!

Ana Luz
www.artedetemperar.blogspot.com

Fabiana disse...

Que legal, eu não sabia.
bom a unica coisa que eu sempre faço e que é costume lá, são as rabanadas...
beijos

Vicentina disse...

Muito bom saber sobre outras culturas, e este bacalhau me deu água na boca.
Bjs

Anônimo disse...

que é pena nao assistir as fetas e tradiçoes en portugal

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails