sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Partes do boi e o corte ideal para cada receita



Eu fui vegetariana por 15 anos, então passei boa parte da minha vida sem entender nadinha de carne, rs... Devido à minha doença voltei a comer carne mas mesmo antes disso já preparava algumas coisinhas para os familiares.

Agora que casei preparo ainda mais, já que meu esposo é carnívoro assumido. Por isso tive que ter umas aulinhas sobre que tipo de carne comprar, porque fico perdidinha nessa parte. Ainda bem que ele me ajuda e geralmente ele é quem compra, já que não curto muito olhar o boi no açougue, rs...

Para quem tem as mesmas dúvidas que eu e para quem cozinha já bastante mas quer conhecer mais, coloquei essa imagem das partes do boi e agora falarei o corte ideal para cada receita, assim fica bem mais fácil né colega?!

O patinho é ótimo para bifes, cozidos e carne moída.

O acém é ótimo para carne em panela, ensopados e cozidos.

O músculo, para caldos, molhos e ensopados.

A alcatra é boa para bifes, assados e picadinho.

A maminha serve para grelhados, assados, churrasco e carne de panela.

A paleta para cozidos, caldos e ensopados.

O lagarto para assados e rosbifes.

O contrafilé é bom para bifes, grelhados, assados e churrasco.

O coxão duro para cozidos, ensopados, caldos e carne moída. Já o coxão mole para refogados, ensopados e picadinho.

A fraldinha é boa para assados, ensopados e hambúrguer.

O filé mignon é ótimo para bifes, assados, grelhados e rosbifes.

2 comentários:

Papinha Doce disse...

Estamos sempre a aprender.
Bjos

Agnes Gaino Iglesias Galiana disse...

Adorei saber disso e já guardei com todo carinho. É bom saber qual parte do boi estamos comprando e comendo. Principalmente pra mim que moro na Espanha e os cortes de carne tem outro nome por aqui.
Obrigada pela dica, beijos.

Gostaria de receber a sua visita no meu cantinho também, ficarei imensamente feliz
www.saboreandonacozinha.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails