segunda-feira, 11 de julho de 2011

Mudanças na pirâmide alimentar das crianças


Imagem: Google Images

Achei essa matéria muito útil no Guia Prático para Professores, mas que serve perfeitamente para todos que se preocupam com seus filhos ou com algum pimpolho.

"A pirâmide alimentar é um guia que foi criado para ajudar a equilibrar nosso consumo de alimentos diariamente, pois eles são agrupados de acordo com suas funções e seus nutrientes. Uma alimentação variada nos fornece todos os nutrientes necessários para manter nossa saúde. A melhor maneira de buscar uma dieta saudável é incluir alimentos saborosos que realmente façam diferença.

★ 1° andar: grupo dos cereais, raízes e tubérculos São considerados alimentos energéticos, ricos em carboidratos, responsáveis por fornecer boa parte da energia que nosso organismo precisa. Exemplos: arroz, aveia, batata, cereal matinal, farinha, macarrão etc.

★ 2° andar (subdividido em dois grupos): grupo das hortaliças (verduras e legumes) e das frutas São os alimentos reguladores, ricos em vitaminas, sais minerais, fibras e água. Exemplos: acelga, agrião, alface, brócolis, couve, couve-flor, abóbora, abobrinha, berinjela, beterraba, abacaxi, banana, laranja, maçã, mamão, manga, morango, pera, uva, sucos naturais etc.

★ 3° andar (subdividido em três grupos): grupos dos leites e derivados, carnes e ovos, grãos e leguminosas São os alimentos construtores, ricos em proteínas, cálcio, ferro e zinco, fibras e vitaminas. Exemplos: leite, queijos, iogurte, requeijão, atum, carne, frango, peixes, ovo, peito de peru, ervilha, feijão, grão-debico, lentilha etc.

★ 4° andar (subdividido em dois grupos): grupos dos óleos e gorduras e dos açúcares e doces São os alimentos energéticos extras, ricos em calorias, colesterol e com poucos nutrientes. Devem ser consumido moderadamente e até mesmo evitado em alguns casos, pois o nosso organismo não consegue aproveitar esses alimentos. Exemplos: azeite, maionese, margarina, óleo, achocolatado, açúcar, doce em calda, em pasta ou de corte, frutas secas, geleia, mel etc.

A nova pirâmide alimentar. Quais são as modificações?
O conceito de pirâmide alimentar está mudando. As informações são fresquinhas e estão começando a circular entre os especialistas no Brasil. Há algum tempo vem surgindo uma discussão sobre possíveis mudanças na disposição e composição da pirâmide alimentar e essas mudanças já foram aderidas pelos Estados Unidos. Em 2005, os Estados Unidos apresentaram uma nova pirâmide de distribuição vertical, destacando fatores como idade e atividade física, e recentemente (em 2010) fizeram uma revisão dessa pirâmide destacando alguns pontos importantes para prevenção de doenças e diminuição da prevalência de obesidade. No Brasil, ainda não consta a nova pirâmide como um padrão no Ministério da Saúde, mas alguns especialistas vêm discutindo sobre essa possibilidade e é possível que em breve a pirâmide brasileira seja revisada.




Pirâmide brasileira x americana
As principais diferenças da pirâmide norte-americana (publicada em 2005 e revisada em 2010) em relação à pirâmide brasileira são:

★ A leitura da pirâmide alimentar passa ser na vertical, o que é criticado por alguns especialistas, pois não permite a noção exata de proporção

★ As porções são dadas em gramas ou xícaras por dia, o que pode dificultar o porcionamento

★ Em destaque, fica a prática de atividade física na forma de exercícios, lazer, esportes e uma vida ativa, além da ingestão adequada de calorias para cada estágio da vida

★ Os carboidratos continuam em destaque, mas dando preferência para os integrais

★ As gorduras, em especial as gorduras saudáveis mono e poli-insaturadas, encontradas em óleos vegetais, peixes, castanhas e nozes, passam a ter destaque, e orienta-se a redução de gordura saturada (gordura sólida)

★ A inclusão de castanhas, nozes e amêndoas na alimentação é estimulada, pois são excelentes fontes de proteínas, gorduras saudáveis, vitaminas e sais minerais

★ Em destaque fica também a importância de se aumentar a ingestão e a variedade de frutas, legumes e verduras diariamente

★ Em relação às fontes de proteínas, sugere-se uma escolha mais saudável, ou seja, aquelas que estejam associadas a gorduras saudáveis (ex.: soja e peixes)

★ Recomenda-se também o aumento do consumo de leite e derivados livres de gorduras ou desnatados e produtos a base de soja

★ Para crianças maiores de 5 anos, recomenda-se também o consumo de alimentos fortificados em vitamina B12, assim como os cereais fortificados

★ Outro destaque é a redução da ingestão de sódio de 2,3 mg/dia para 1,5 mg/dia, também recomendado para crianças

Fique de olho ainda nos alimentos que devem ser consumidos com cautela ou mesmo evitados para a prevenção de doenças:

★ Alimentos ricos em gorduras trans, como os industrializados (bolachas, bombons, pães, sorvete). Hoje essa informação já consta nos rótulos dos alimentos, possibilitando escolhas mais saudáveis

★ Alimentos ricos em gorduras saturadas: carnes vermelhas, manteiga e leites integrais

★ Alimentos ricos em carboidratos refinados: açúcar, massas e pães feitos com farinha branca, ou seja, refinada e destituída de todas suas fibras e vitaminas originais

A grande vantagem é propor diferentes tipos de cardápio para diferentes tipos de pessoa".
(Tatiane Vanessa de Oliveira (CRN3 - 18797) é Doutora em Ciências (InCor-USP), especialista em Nutrição Clínica (UGF) e sóciadiretora da Via Nutricia - Consultoria & Assessoria Nutricional. Site: www.vianutricia.com.br. E-mail: tatianeoliveira@vianutricia.com.br).

Um comentário:

Aline. disse...

Olá!
Nós somos novos nessa coisa de blogs culinários, e achamos o seu muito informativo.
De fato, hoje em dia é muito fácil de se observar o quanto a alimentação da maioria das crianças acaba sendo entregue a salgadinhos e outras coisas prontas cheias de condimentos, que prejudicam inclusive o sistema imunologico nesses dias frios!!!
Voltaremos mais vezes!!
Beijos
Nós a Dois
http://nosadois.blogspot.com/

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails