sábado, 18 de dezembro de 2010

Saladinhas para o Natal



"Uma salada verde é um ótimo acompanhamento para qualquer prato. Para montar uma bem bonita, é muito importante usar ingredientes frescos e selecionados.
O primeiro passo é escolher o mix de folhas. Separe pelo menos um tipo de alface verde, como por exemplo, americana, romana, lisa ou crespa, e complete a seleção com um pouco de alface crespa roxa, para fazer um contraste de cores.
Depois, escolha também uma opção de folha verde escura, que pode ser agrião, rúcula ou almeirão. Não use mais de uma dessas na mesma salada, porque todas possuem sabores muito marcantes. O radiccio tem uma cor viva e intensa, mas também deve ser usado com cautela para não deixar a salada muito amarga. Outras opções interessantes são as miniaturas, como mini agrião, mini rúcula e escarola frizeé. Use estas e outras novidades para dar asas a sua imaginação e personalizar a sua salada.
Depois de higienizar as folhas e secá-las em um secador de salada próprio para essa finalidade, rasgue-as com as próprias mãos. Não utilize a faca, pois ela oxida as folhas deixando-as com um aspecto escuro e feio. Aproveite esse momento para colocar todo o seu amor nos ingredientes. Quando terminar, acomode as folhas de maneira harmoniosa numa bela travessa e parta para o último passo: o preparo do molho.
Para temperar a salada, faça um molho com três ingredientes básicos: uma parte de azeite, sal a gosto e meia parte de um elemento ácido, que pode ser um vinagre comum ou aromatizado, aceto balsâmico, suco de limão ou qualquer outra fruta ácida. Primeiro dissolva o sal no elemento ácido. Depois, adicione o azeite aos poucos, batendo com um garfo até obter uma mistura homogênea. Lembre-se de que o molho deve ser utilizado apenas na hora da refeição, para que as folhas não murchem. Aí é só misturar bem e servir".
Fonte: Sadia

Nenhum comentário:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails