segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Mini torta capixaba



Quem conhece a tradicional torta capixaba, sabe que é maravilhoso. Quem não conhece, vale muito a pena tentar fazer ou quando visitar o Espírito Santo experimentar.

Bom, a torta que fiz não é a original, na verdade, o modo de preparo é igual, só os ingredientes que utilizei que não são. Disse pra minha irmã que fiz uma mini torta capixaba pobrinha, rs...

Para fazer a torta capixaba original, você precisaria de: 200g de bacalhau limpo sem sal, 50g de siri desfiado, 50g de caranguejo, 50g de sururu, 200g de camarão sete barbas, 30g de alho, 50g cebola, 3 maços de coentro, 200g de palmito pupunha, 50 ml de azeite, 6 ovos, 100g de azeitonas e sal a gosto.

Para prepará-la: Refogue no azeite o alho picado, a cebola, coentro, palmito e azeitonas sem caroço. Junte os mariscos já moídos. Acrescente 3 ovos, mexendo sempre. Após uns 10 minutinhos de fervura, retire todos os ingredientes refogados, coloque em uma panela de barro e cubra com uma neve dos 3 ovos restantes. Decore com cebolas em rodelas e azeitonas. Leve ao forno por uns 10 minutos a 100ºc. Sirva com arroz quentinho.



Agora, para fazer a mini torta capixaba pobrinha, eu usei: 1 cabeça de alho (amo usar alho), 2 cebolas, coentro, 1 vidro grande de palmito, 3 ovos, 1 vidro de azeitonas sem caroço, azeite, açafrão, sal, pimenta do reino, peixe merluza já limpinho (já em bandeja limpo), camarões sem casca, limpo e temperado com limão, sal e pimenta do reino. Ah, já ia esquecendo, também usei 2 tomates grandes picadinhos.

Modo de preparo: Peguei 4 mini panelinhas de barro e untei com azeite, reservei. Peguei uma panela grande e refoguei a cebola picadinha em cubinhos pequenos, juntei o alho e refoguei também. Acrescentei os tomates picadinhos. Coloquei os camarões, depois o peixe em pedaços. Acrescentei os ovos e mexi. Juntei as azeitonas, mas não usei tudo. Coloquei o palmito picadinho, mas também não usei tudo e deixei uns minutos para cozinhar com a tampa semi tampada.´Acrescentei o açafrão (pouco, para não roubar o sabor do resto dos ingredientes). Depois que já estava com uma cor linda e um cheiro bom, acrescentei o coentro picadinho, deixei um pouco e desliguei o fogo.




Hora da montagem: ligue o forno pq vai precisar dele já aquecido. Pegue as panelinhas untadas com azeite, coloque o preparo que fez na outra panela. Bata as claras em neve. Coloque por cima da mistura nas panelinhas. Coloque por cima um pouco de azeitona picadinha, palmito, uma rodela de cebola, uma folhinha de salsa e uns camarões (dois pelo menos). Polvilhe queijo ralado parmesão e leve ao forno.


Apesar do cheiro incrível que ficou e a cara boa, eu não comi (apesar que estou pensando voltar a comer frutos do mar - estou com medo de envelhecer com mal de Parkinson ou Alzeimer, e li que peixe ajuda muito a não ter essas doenças)... voltando ao assunto, meus cobaias preferidos, rs... papai, mamãe e Lela amaram!

13 comentários:

Anônimo disse...

Bom Dia Nane...
Torta a nossa terrinha é td de bom, só não gosto de umas que tem tanto marisco que acabo não sentindo o gosto de nenhum...
Agora, me conta aonde comprou essas panelinhas?? Lindas... será que na paneleiras de Goabeiras tem?? Para mim que moro sozinha vai ser perfeito..
Vou comprar e fazer.
Bjs

Teresa Newman disse...

Não conhecia, mais fiquei com aguá na boça.

Nane Cabral disse...

Oi Ira, essas panelinhas nós ganhamos. Mas lá em Goiabeiras tem sim, de todos os tamanhos. Onde também vende vários modelinhos lindos e nem é caro, é na Vila Rubim. Bjs,

Carla disse...

Nossa essa torta me deixou com água na boca...que delicia!!

Anônimo disse...

Valeu Nane.. eu moro do lado de Goiabeiras... na Morada de Camburi, vou dar um pulo lá qlq dia desses..
A Vila Rubim é td de bom msm... mas dá uma preguiça ir lá...
De qlq forma vou ver isso com calma e fazer a receitinha...
A merluza é congelada né... aquela que compramos no super em pacotinhos??

Nane Cabral disse...

Oi Ira, a merluza é sim aquela congelada que vende no super. Mas aí, vai do seu gosto, vc pode usar outro peixe se quiser... Depois me conta como ficou. Bj

Leca Macedo disse...

Oi adorei o seu cantinho!!!

Beijão,
Alessandra
http://cozinhadaleca.blogspot.com/

Claudinha disse...

Fala sério amiga,essa comidinha a essa hora..hum!!!Que fome!!!!kkk
beijokas..www.sonhofantasiarp.blogspot.com

Josy disse...

Ai Nane não ta precisando de mais uma cobaia não??? hehehe
Que delicia essa torta capixaba meneina, não conhecia, é super rica, amei, ficou com um aspecto maravilhoso..bjocas uma linda semana

Unknown disse...

Não achei nada de pobrinha!!!

Ficaram sim bem bonitas, e claro que muito gostosas tbm!

Um abraço,

Vicentina disse...

Pode não ser a original, mas ficaram lindas e com certeza deliciosas, se papai e mamãe amaram é porque ficou boa mesmo.
Bjs e Boa Semana

Érica disse...

Nunca experimentei, mas fiquei com água na boca.
bjs

Wesley disse...

Muito bom, você se superou, pois moqueca e torta capixaba além de serem nossos tesouros, são muito difíceis de serem feitos. Você postou uma receita muito show mesmo, mas eu tenho uma outra também, muito interessante, mas o resultado é o mesmo. Você fez o correto de forma muito profissional até. Orgulhoso de você. Uma dica par ao pessoal. Fora de época,o bacalhau e o saith(primo), são muito caros, portanto podem substituir com a carne do badejo, com o dentão e com o papaterra. Ficará muito gosotosa. Só no caso do badejo, é aconselhável dar uma leve salgada na carne.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails