quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Vinhos tipo icewine



Tem um tempinho que estou querendo falar sobre os vinhos tipo icewine. Tenho visto no métier do mundo dos sabores falar bastante sobre o assunto e queria dividir com vocês.

Quem me conhece sabe que amo vinho, apesar de ser uma mera apreciadora e não uma conhedora do assunto, rs... mas costumo ler uma gama de informações sobre o tema, que realmente desperta meu interesse.

O icewine é um tipo de vinho feito através de uvas congeladas ainda na videira. Devido a sua colheita diferenciada, ou seja, colhido depois de congelado, é colhido a graus negativos e por isso proporciona o sabor diferente.



Na América do Sul, acho que só a vinícola Pericó, de Santa Catarina conseguiu produzir. E este ano, teremos mais uma safra.

O Canadá é um dos maiores produtores deste tipo de vinho. Inclusive, a expressão icewine é de lá, pq antes era escrito ice wine (separado). A produção do vinho do gelo neste país iniciou-se nos anos 70 e hoje já é o maior produtor mundial. Alemanha, Áustria, França, Austrália, Itália, Nova Zelândia e Hungria, ... são outros produtores.

O icewine é considerado uma joia no mundo dos vinhos, já que para produzir uma garrafa, é necessário uma videira inteira de néctar, ou seja, não rende muito e por isso suas garrafas são de 200 ml até no máximo 350ml. Por este motivo também, é o vinho mais caro.

Apesar do precinho ser salgado (o produzido no Brasil custa em torno de R$180,00), o icewine é classificado de vinho de sobremesa. E, mesmo estando nessa categoria, muitos o consideram não tão doce.



Devido ao aquecimento global e as constantes mudanças climáticas no mundo, a produção do icewine se torna cada vez mais rara e arriscada, já que tem todo um procedimento tradicional (temperatura muito baixa), com regras restritivas internacionais a serem seguidas. Então, devemos aproveitar para provar pelo menos uma única vez.

Quem sabe Papai Noel não me manda um de Natal?

Imagens: Busca Google Images

3 comentários:

Wesley disse...

Talvez você não seja uma especialista, mas é uma apreciadora que merece seu respeito. Não pude deixar de ler este artigo, muito interessante e bem explicativo. Seu blog está ótimo, parabéns.
Sou seu fã e fã de seu trabalho. Apesar de gostar de um ou dois vinhos, este deu vontade de conhecer, quem sabe? Cuide-se. E um beijo.

Artes na Tela disse...

Olá. Parabéns pelo seu blogue, e muito interessante. Te convido para conhecer nossa loja virtual de artesanatos, o Artes na Tela.

www.artesnatela.com.br

www.artesnatela.com.br/blog

Um abraço

Zoleide disse...

saudades de vc vim te desejar um lindo domingo bjo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails