terça-feira, 9 de julho de 2013

Nhoque de batata


Tem gente que acha que fazer nhoque é algo difícil, mas não concordo. Acho que não é prático, mas é uma receita que adoro fazer, por ser artesanal mesmo, além de ficar uma delícia, claro!

Esse nhoque (gnocchi) de batatas eu fiz na casa da mamãe e todo mundo adorou, porque a massa fica bem levinha.

Para fazer você vai precisar de  1 kg de batatas, 30 gramas de manteiga, 2 ovos, 2 xícaras de trigo e sal a gosto. Pode também misturar um temperinho na massa se preferir, como orégano ou manjericão e até pimenta do reino.

Vai precisar também  de um utensílio super prático que é a nhoqueira. Você encontra facilmente em lojas que vendem utensílios para cozinha e também naquela revistinha da Avon, que vende coisas para casa.

Cozinhe as batatas com sal, amasse bem com um espremedor e acrescente os ovos. Vá adicionando aos poucos a farinha de trigo e misture bem. Vá mexendo até a massa desgrudar do recipiente, se preferir, use o processador com a peça de massa. Depois coloque numa panela funda com água, um fiozinho de óleo ou azeite e sal para ferver. Após, coloque a nhoqueira na panela, encha com massa, aperte e vai sair pelos buraquinhos a massa. Quando você achar que já está em um tamanho ideal, corte e deixe cair na água.

A medida que a massa for boiando (subindo para suferfície), você retira e coloca em uma travessa. Depois de fazer isso com toda massa, é só preparar seu molho preferido, cobrir o nhoque e levar ao forno coberto com queijo parmesão ralado para derreter.

3 comentários:

Vicentina disse...

Ai que delícia, adoro Nhoque.
Não costumo fazer por falta da nhoqueira, vou procurar com uma revendedora Avon.
Bjs querida e uma Boa Noite

Josy disse...

Hummm Nane essa foto me deu água na boca. adoro nhoque, e sou chatinha, só gosto de nhoque caseiro. Sua receita é ótima, gostei muito. Beijinhos

Aline Cabral disse...

Concordo com vc Nane, inhoque não e dificil de fazer...adoooooro não faço muitas vezes aqui em casa porque marido não gosta e daí que tenho que comer toda a receita sozinha (como se fosse sacrificio, hahaha).
E pra completar estou fazendo a dieta DUkan onde carboidrato é zero.

Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails