sábado, 6 de julho de 2013

Salpicão com farofa



Um prato que junto de um arroz quentinho e uma farofinha fica completo. Para fazer é muito simples. Vamos começar pela farofa, que existe várias formas de fazer mas vou explicar a que mais gosto, que por sinal é a mais fácil.

Para mim o que importa na farofa é o gostinho de manteiga e alho, se tiver isso, já me conquistou. Eu coloco para dourar o alho e cebola no azeite com manteiga. Após, junto a farinha e misturo. Acrescento sal e vou mexendo até a farinha incorporar a manteiga e ficar meio molhadinha. Caso ainda esteja um pouco seca, adiciono mais manteiga e misturo. Observe que você não pode entupir de manteiga, mas também não pode deixar ela muito seca, já que naturalmente ela irá secar um pouco depois. Você pode também colocar pedacinhos de bacon, que fica ótimo. Tem gente que também adiciona passas no final, mas aqui em casa ninguém curte muito na farofa.

O arroz é simples e acho que todo mundo já sabe, mas de qualquer forma vou fazer um post sobre essa maravilha que acompanha tudo posteriormente.

O salpicão também pode variar dependendo do gosto da comadre, já que tem gente que adiciona milho, ervilha, passas, etc... Mas o meu aqui foi o simples mesmo, até porque fiz um com cenoura e outro só com batata e frango, já que meu esposo não curte cenoura (dependendo da receita).

Eu utilizei 4 cenouras médias, lavei e descasquei, logo depois piquei em cubinhos médios. Fiz o mesmo com as batatas, que utilizei mais, foram umas 6 médias. Coloquei em panelas diferentes com água e sal para cozinhar. Coloco em panelas diferentes porque o tempo de cozimento da cenoura é maior. Depois de espetar com um garfo e perceber que estão macios, escorra e reserve.

Agora é a parte do frango. Eu utilizo o peito do frango, no caso utilizei 3 grandes, porque aqui em casa somos em dois, mas mesmo assim dá para repetir, ou seja, serve bem umas 4 a 5 pessoas.

Tempere o frango com sal, alho e pimenta do reino moída na hora. Depois, em uma panela média, doure a cebola e o alho. Junte os pedaços de peito de frango. Deixe dourar dos dois lados e depois acrescente um pouquinho de água para ir cozinhando aos poucos. Assim que a água for minando, você vai pingando mais e virando conforme for dourando. Assim que tiver uma cor linda, douradinha, você deixa esfriar para desfiar.

Desfie o frango com a ajuda de dois garfos ou vai na mão mesmo, e assim que tiver tudo desfiadinho, pegue um recipiente fundo para misturar tudo.

Coloque o frango desfiado no recipiente. Junte a cenoura e misture. Depois acrescente a batata e misture. Agora é a hora chave na minha opinião, a hora de acrescentar a maionese. Coloque uma colher de cada vez e misture. Isso para você não exagerar na quantidade de maionese, porque quando fica muita maionese, rouba o sabor todo do prato e essa não é a intenção. A mistura com a maionese é só para não ficar seca a mistura do frango com os legumes.

Agora você pode acrescentar um temperinho verde se quiser ou deixar seu salpicão mais elaborado, acrescentando palmito ou azeitonas, por exemplo.

Por último, jogue batatinha palha e misture, e na hora de servir, dá mais uma incrementadinha.

Um comentário:

Josy disse...

Nane querida, adoro uma farofinha bem feitinha assim, pra mim também, tendo alho e o saborzinho da manteiga é garantia de delicia na certa. Adorei o salpicão tbém, duas receitas que gostamos muito aqui em casa. Beijinhos, ótimo domingo

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails