sábado, 29 de agosto de 2009

Sopa de cebola

Outro dia fui no bar de um amigo do meu cunhado e tomei um caldinho de cebola divino. Depois disso resolvi que deveria tentar fazer uma sopinha de cebola. Tinha duas receitas disponíveis e as duas pareciam ótimas. Para resolver o conflito fui no armário para ver se tinha os ingredientes necessários. Uma receita eu vi no site do Rainhas e a outra era de um chef que cortei de um jornal muito velho, por isso nem sei quem era... Como a receita que cortei do jornal levava páprica doce e eu não tinha, recorri a primeira receita. Adivinha quem enviou a receita? A queridíssima Welze, do blog Gostosuras sem travessuras.
Ingredientes
3 col sopa açúcar
3 col azeite
1 col margarina
5 cebolas
1 col sobremesa noz moscada
pimenta rosa ou do reino ralada na hora
3 col farinha trigo
1 copo vinho branco
1,5l caldo carne ou legume ou o que tiver
Modo de preparo
Coloque em uma panela grande as 3 col açúcar até começar a derreter. Junte o azeite e a margarina. Logo depois junte as cebolas, parte ralada e parte fatiada. Espere secar a água da cebola e junte a noz e pimenta. Tudo misturado, acrescente a farinha de trigo, logo depois o vinho e o caldo. Deixe ferver. A Welze colocou em um pão italiano, serviu com bacon fritinho, provolone ralado e torradas com uma mistura de azeite, pimenta, páprica e ervas final e sal. Pincelou com essa mistura as tampas que fez dos pães. Passou um dente de alho por dentro dos pães. Eu, infelizmente não tinha um pão lindo desses para colocar a sopa dentro, mas achei a idéia simplesmente divina, ficou tudo muito lindo na foto que eu vi. A cebola eu joguei no processador e ficou tudo picadinho... Depois que ferveu eu coloquei um queijo provolone em creme dentro, ficou muito bom. Aqui em casa acharam um pouquinho doce, então depois eu joguei um pouco de sal e ficou no ponto. Da próxima vez vou tentar sem o açúcar ou com uma colher somente. Welze, achei maravilhosa a receita, tudo de bom mesmo. Consegui matar meu desejo de sopa de cebola, obrigada! ah, isso dentro da sopa são torradinhas que fiz com o que sobrou do pão da torradinha de coração, passei manteiga e joguei orégano. Nada de desperdício!!

8 comentários:

Unknown disse...

adoro essa sopa!
já fez a gratinada? eu ainda não fiz, mas parece ser divina.. .se quiser te envio a receita!
bom.. .respondendo.. .eu cursei Ciências Sociais, pq qdo estava no cursinho, queria ser política, militante.. .essas coisas de adolescente, rs. Mas minha paixão sempre foram: crianças e cozinha! gostaria muito de fazer cursos na área da gastronomia, e trabalhar em clgum restaurante.. .nem que comece de baixo, mas ninguem contrata, pelo menos não aqui em Piracicaba.. .tudo tem que ter experiencia.. .mas... vou treinando em casa né!? é o melhor jeito de aprender!
heheheh
beijos

Rose disse...

Menina, caldinho de cebola é tudo de bom...tenho uma receita divina também...
Beijinhus e bom findi!!!

Nane Cabral disse...

Ei Carina! Eu nunca fiz a sopa gratinada não, quero sim a receita tá? Eu já trabalhei com crianças uma época, fui coordenadora do maternal até 7ª série em um colégio particular. Fiz até pós na área, mas além de ser muito cansativo, ganha pouco, então, voltei para a minha área mesmo, rs... Meu sonho é ter um negócio na área de gastronomia, por enquanto ainda não dá. Quero fazer uns cursos e faculdade nessa área. Por enquanto, só em casa mesmo... tomara que vc alcance seus objetivos e acho que prática vc já deve ter né? bjos

Oi Rose! Me passa sua receitinha? bom final de semana p vc tb! bjinhos,

Unknown disse...

Sopa de cebola gratinada

Ingredientes:
-200 g de cebola cortada em fatias finas
- 3 a 4 colheres (sopa) de manteiga
- 1 colher (sopa) de farinha de trigo peneirada
- 1 litro de caldo de carne
- 3 colheres (sopa) de creme de leite fresco
- 1 xícara (chá) de queijo emmenthal ralado
- 4 fatias de pão italiano
- sal e pimenta-do-reino a gosto

Modo de Preparo:
Refogue a cebola em uma panela com a manteiga, em fogo baixo. Polvilhe com a farinha e, mexendo sempre, cozinhe por 3 minutos. Junte, aos poucos, o caldo de carne, mexendo sempre. Acerte o sal e junte a pimenta. Ligue o forno à temperatura média. Continue a cozinhar, em fogo baixo, por 30 minutos, mexendo de vez em quando. Aumente um pouco o fogo e deixe reduzir o líquido para a sopa ficar mais consistente. Adicione o creme de leite e misture bem. Distribua a sopa em 4 cumbucas refratárias, coloque em cada uma delas uma fatia de pão, polvilhe por cima o queijo ralado e leve ao forno alto, preaquecido, até que a superfície esteja gratinada e o queijo derretido.


ai vai a receita!
bjos

Raquel Valentini disse...

=D Fico tão feliz quando encontro vegetarianos!!! Ou ser encontrada no caso ;)
Agradeço o carinho e gostei de conhecer tua cozinha, estou na mesma situação, ainda aprendiz na cozinha, rsrs.
Um grande beijo e colocarei seu blog cheio de dicas no favoritos.

welze disse...

Olá querida. Essa receita é um dos meus carros chefes. Mesmo no calorão vai bem. E pode ser gratina. As vezes eu sirvo assim. É só polvilhar uma misturinha de farinha de rosca e queijo ralado nas cumbucas ou nos pães com a sopa e levar ao forno tinindo de quente. Beijos boa semana

Fla disse...

Hum também tenho uma receita de sopa de cebola divina, se quiser te mando depois.
Essa sua tá com uma cara ótima.
bjs
fla

Nane Cabral disse...

Carina, muito obrigada por ter enviado a sua receita. Farei com certeza e depois te conto como ficou. Bjos,
Welze, obrigada pelas dicas, vou segui-las, estou doida para achar um pão lindo daquele da sua foto. Bjos,
Fla, quero sim sua receita, amo sopa de cebola e vou testar todas enviadas. Bjos,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails