quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Caldinho de feijão




Mamãe outro dia estava hiper gripada, de cama e resolvi fazer um caldinho de feijão pra ela, tadinha. Nunca havia feito, então peguei uma receitinha hiper prática de um livrinho chamado Sopas e Caldos, da Melhoramentos.

Ingredientes: 1/kg de feijão de sua preferência, no caso foi preto. 200g de bacon (não coloquei). 1 cebola grande. 2 folhas de louro. 3 colheres (sopa) de óleo (usei azeite). 3 dentes de alho (acho que usei mais). sal. Molho de pimenta. Cheiro verde picado fino na tesoura culinária.

Modo de preparo: Cozinhe o feijão com bastante água, metade do bacon e da cebola e o louro. Quando estiver macio, aqueça o óleo e doure o restante da cebola e o alho picados. Acrescente ao feijão, temperando com sal. Corte o bacon restante em cubinhos (ou já compre assim) e frite em sua própria gordura até que esteja crocante. Escorra bem e reserve. Elimine o louro e o bacon do feijão e bata-o no liquidificador. Requeça-o e sirva em canecas, acompanhado de molho de pimenta, cheiro-verde e os torresminhos de bacon. É legal colocar croutons tb. Eu servi em canecona com cheiro - verde picadinho, à luz de velas no papai Noel, guardanapos vermelhos no papai Noel, sal no boneco de neve e pedaços de pão ao azeite com manjericão e pimenta do reino.

2 comentários:

Joel de Sousa Carvalho disse...

Olá a todos os que vão ler este comentário neste blogue ou noutro muito bom como este. Pois é, estou encantado com todos estes pratos tão bem confeccionados. Pois, eu gostava de fazer igual, mas não consigo. A vida é dura e obrigou-me a morar sozinho, e a cozinha não é de todo o meu local favorito. Mas estou a tentar conhecê-la, mas as aventuras têm sido imensas. Fiz um blog humilde para colocá-las em forma de crónica pouco extensas. Gostava muito que todos vocês o visitassem e se possível o seguissem. É que tentar cozinhar e depois não ser ajudado, é algo muita mau.
Cumprimentos a todos!

http://tenhosalfaltamecolher.blogspot.com/

Fla disse...

Eu amo caldinho de feijão!
Com certeza sua mãe ficou feliz.
Querida, um ótimo 2011 pra vocÊ!
Beijos

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails