Imagem: Google Images
Outro dia estava lendo essa ótima matéria no Notícias Uol e achei as dicas super válidas para compartilhar com vocês, afinal, quem não conhece alguém que já passou mal nas festas de fim de ano devido a má conservação de alimentos, etc...?
1 - "Antes de adquirir qualquer produto é importante verificar a data de vencimento do alimento, bem como as condições em que ele deve ficar armazenado. O ideal é sempre manter o local de armazenamento em boas condições, com prateleiras limpas e refrigeradores e freezers com a temperatura adequada".
2 - "As carnes de porco também entram no cardápio das festas de final de ano e o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários orienta que ela esteja com cor rósea ou avermelhado-pálida. Em caso de textura úmida, cor escura ou esverdeada e consistência mole, o indicado é não comprar o alimento. Além disso, é recomendado notar se há pequenas bolinhas brancas, duras e com líquido na carne, pois isso denuncia a presença do parasita conhecido como "solitária" que causa doenças. O sindicato indica que as pessoas apenas comprem esse tipo de alimento em locais com boa higienização e de confiança" .
3 - "O peru e outras aves costumam ser consumidos nas ceias durante o final do ano, mas antes de mais nada o consumidor precisa verificar se o produto apresenta o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF). "Esse mecanismo é a garantia do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento de que todas as normas estabelecidas pelo governo foram cumpridas, como o tipo de ração dado aos animais, vacinas, instalações das granjas e frigoríficos e condições sanitárias", explica Wilson Roberto de Sá, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. A carne precisa estar com cor amarelo-parda, musculatura firme, aderente ao osso, pele íntegra e sem manchas de sangue ou áreas de cor roxa".
4 - "Crenças populares relacionam o consumo de lentilha na noite do Réveillon com sorte e dinheiro para o ano que chega. O alimento já virou tradição nas festas e o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários orienta que o consumidor observe bem os grãos do produto antes de compra-lo. O ideal é procurar pelo produto em embalagens transparentes em que é possível verificar se os grãos estão da mesma cor e inteiros, pois quanto mais quebrados eles estiverem significa que sua qualidade é ruim".
5 - "Para os que querem comprar pescados o recomendado é verificar as condições em que o alimento está armazenado. No caso de peixes embalados é necessário checar se há o carimbo do Serviço de Inspeção (SIF), que é garantia oferecida pelo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimentode que as normas foram cumpridas, e o prazo de validade. No caso de o peixe estar fresco, ele precisa estar coberto de gelo para permanecer na temperatura ideal, entre 0ºC e 5ºC. Mas se ele estiver congelado, o indicado é que ele esteja em uma temperatura abaixo de -18ºC. O consumidor também deve verificar se o peixe está com aspecto brilhante, liso e com os olhos convexos. "Se ele estiver com coloração amarelada o consumidor não deve comprar, pois é indício de apodrecimento", aponta Wilson Roberto de Sá, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários".
6 - "Todas as carnes congeladas precisam ter o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF) e antes do consumidor optar pelo produto é preciso verificar se há água em volta do refrigerador em que o alimento está localizado. De acordo com o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, isso só ocorre quando o freezer é desligado durante a noite, o que faz com que o produto saia da temperatura ideal e pode até mesmo estragar o alimento".
7 - "Ao comprar carne bovino é necessário conferir se a musculatura permanece firme e aderente ao osso. Além disso, é importante que o produto seja colocado de volta o mais rápido possível no refrigerador. Segundo Wilson Roberto de Sá, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, os consumidores também não devem esquecer de verificar se o produto contem o selo do Serviço de Inspeção Federal (SIF), que é a garantia de que as normas do governo foram cumpridas".
8 - "Na hora de ir às compras, o consumidor deve colocar por último no carrinho carnes, queijos e outros alimentos que precisam ser mantidos gelados. Além disso, o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários recomenda que, ao sair do supermercado o consumidor vá imediatamente para casa, pois os alimentos não ficam longe do refrigerador por muito tempo".
9 - "Na hora de comprar castanhas, nozes, amêndoas e frutas secas e cristalizadas é preciso ter cuidado, pois a maneira como elas foram armazenadas podem causar problemas à saúde. A dica de Wilson Roberto de Sá, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, é comprar os produtos já embalados, pois isso garante a procedência dos alimentos. "Se eles são armazenados em locais úmidos ou não foram bem secos podem conter uma substância chamada aflatoxina, que é produzida por um fungo e nociva à saúde", explica Sá. O presidente ainda recomenda que o consumidor verifique se não há nenhum sinal de apodrecimento nos produtos antes de finalizar a compra".
10 - "Prato comum nas festas de fim de ano, o bacalhau precisa ser armazenado entre 0 e 5ºC. De acordo com o Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários, caso o peixe apresente manchas avermelhadas é sinal de proliferação de bactérias. O fato também pode ser notado pelo tato, pois o peixe apresenta um limo superficial e sua carne fica amolecida - e pelo olfato, pois o alimento libera um forte odor de podridão".
11 - "O Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários recomenda que os consumidores prestem atenção nos alimentos que são vendidos por ambulantes, especialmente frutas como uvas, romãs e ameixas. "Não se sabe onde esses produtos ficaram armazenados. Roedores, baratas e outros insetos podem ter tido contato com o alimento", destaca o presidente do sindicato, Wilson Roberto de Sá. O ideal é comprar esses produtos embalados e em estabelecimentos com boas práticas de higiene e sempre deixar de molho e lavá-los bem antes de consumir".
12 - "Na hora de escolher qual refrigerante, espumante ou vinho será servido na ceia também é preciso estar atento. "É necessário verificar as embalagens e caixas. Se alguma lata, por exemplo, estiver amassada ou estufada pode haver proliferação de fungos que são prejudiciais à saúde", destaca Wilson Roberto de Sá, presidente do Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários. Já os vinhos e espumantes devem estar totalmente lacrados".
Fonte: Uol Notícias
Nenhum comentário:
Postar um comentário