terça-feira, 16 de julho de 2013

Caldo de aipim


Com o tempo mais ameno dá vontade de tomar um caldinho e como tinha aipim ainda resolvi fazer esse caldo.

Lave o aipim e descasque. Depois corte em rodelas e mais em dois pedaços para cozinhar mais rapidinho.

Coloque na panela de pressão e cubra com água. Adicione sal. Deixe cozinhar até a panela apitar. Tire a pressão e escorra. 

No processador bata o aipim, vai virar tipo um purê. Reserve.

Em uma panela, aqueça o azeite e refogue a cebola (picadinha ou processada) até ficar transparente. Junte o alho (picadinho ou processado) e deixe dourar. Junte uma colher de manteiga da boa (usei Mococa) e misture. 

Depois de refogar a cebola e o alho é hora de juntar o aipim processado. Se você não tem processador, você pode usar o amassador de batatas, espremedor ou mixer. Misture bem para o aipim pegar o gostinho do alho, cebola e manteiga.

Caso esteja muito grosso o caldo, você pode adicionar um pouco de água aos poucos até ficar na consistência desejada. Eu não gosto muito ralinho tipo sopa não. Agora é o momento onde você vai ver se precisa de mais sal. Junte pimenta do reino.

Sirva bem quentinho e se tiver panelinhas fica ainda mais meigo. Essa eu ganhei da Mococa há um tempinho, veio com a colher também em porcelana, muito fofa! Você pode servir com croutons, torradinhas ou pão cortadinho.

O caldo de aipim como puderam ver é super simples de fazer, mas fica maravilhoso com o gostinho da cebola e alho. Meu esposo amou e não durou nadinha. Vale a pena fazer numa quantidade boa, até porque se sobrar você pode congelar. Tipo de comida confort food mesmo, delícia!

4 comentários:

Marlene Ferreira disse...

Que delícia de caldo, Nane!! Amei, e com este friozinho fica melhor ainda!

Já estou seguindo vc! Bjos!

Josy disse...

Hummm...caldinho de aipim é delicioso, com essas noites frias, perfeito. Gostei demais Nane. Beijocas

luci disse...

Ai Nane que delicia com esse friozinho que faz aqui no Sul, cai bem esse seu caldinho adorei beijos Luci

Vicentina disse...

Este caldo vai muito bem nestas noites frias.
Bjs

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails