quarta-feira, 10 de julho de 2013

Cozinhando hortaliças no micro-ondas


Cozinhar hortaliças no micro-ondas é ótimo, porque elas conservam a textura e cor, além de manter o sabor, e o melhor, quase não perde os nutrientes do alimento, já que cozinham no próprio vapor.

Isso serve para hortaliças frescas, mas também congeladas e até mesmo as enlatadas.

Para cozinhar hortaliças leve ao micro em recipiente tampado, cubra com pvc e fure em uns três lugares diferentes. Tem micro que já vem recipiente e programação para cozinhar hortaliças, então nesse caso, utilize conforme as instruções do seu aparelho.

Para cozinhar você  pode colocar umas 3 colheres (sopa) de água para cada 500g ou cozinhar com a casca, dispensando a água. Nesse caso você deve furar a casca antes para evitar que rachem. Coloque a parte mais macia, como as flores de brócolis, por exemplo para o centro do forno. Rode o recipiente uma vez durante o cozimento. 

No caso de couve-flor, que é grande, vire na metade do tempo de cozimento. Se for pequenas, mexa uma vez.

Se você for utilizar hortaliça enlatada, escorra, coloque em um recipiente coberto com tampa ou pvc (filme plástico) furado e cozinhe por 2 minutos (faça esse cálculo para cada 500g).

Se for congelada, para redistribuir o conteúdo, é só sacudir.

Lembre que depois de cozinhar, as hortaliças permanecem em processo de cozimento após retiradas. Então coloque embaixo da torneira para cessar esse processo, evitando que  passem do ponto.

Uma dica muito importante é não temperar as hortaliças antes de serem cozidas, porque a casca endurece e fica com uma aparência feinha, de ressecada e mais dura.

Caso você queira congelar as hortaliças, prepare normalmente, só que com o dobro de água e deixe somente a metade do tempo no micro-ondas, mexendo uma vez. Depois coloque embaixo de água gelada, escorra, embale e congele. Depois para descongelar, o tempo vai ser o mesmo de hortaliças frescas, de 1 a 3 minutinhos.

Você também pode desidratar ervas, que é bem fácil, só colocá-las entre camadas de papel absorvente e deixar no micro até suas folhas ficarem bem sequinhas, podendo ser esmigalhadas. Depois é só guardar em potinhos com vidro escuro, bem tampados. Você vai me perguntar o motivo do vidro ser escuro, pesquisando, descobri que a luz do sol faz com que as ervas desbotem, e a cor do vidro influencia bastante.

3 comentários:

CamomilaRosaeAlecrim disse...

Adorei o post e as dicas, obrigada!
Beijos
CamomilaRosa

Priscila Schulz disse...

Ótimas dicas. Adorei!
Pra mim cairam como uma luva, não sou muito de legumes, mas tenho tentado melhorar nisso, inserindo-os na minha alimentação.

Seu blog é uma graça, gostei muito de encontrá-lo! Espero que possamos trocar muitas receitas ainda!

Foi um prazer!

Grande abraço!

http://receitaesperta.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Muito legal,gostei.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails