segunda-feira, 15 de julho de 2013

Escondidinho de carne moída


Adoro fazer escondidinho. Acho que fica uma graça em ramequim e não precisa de muita coisa para acompanhar, você faz um arroz soltinho e no máximo uma saladinha e pronto.

Primeiro eu lavo e descasco as batatas. Corto em rodelas e coloco em uma panela com água e sal para cozinhar. Assim que estiverem macias, escorro e faço um purê com auxílio de um amassador, espremedor ou coloco na centrífuga. Reserve.

Depois faço a carne moída. Em uma panela aqueço o óleo e junto uma colher de manteiga generosa. Refogo a cebola picadinha ou processada. Junto o alho moído ou processado. Mexo e deixo dar uma dourada. Adiciono a carne moída. Mexo e deixo ir mudando de cor. Coloco umas duas folhinhas de louro. Junto o sal, pimenta do reino moída na hora. Coloco um pouco de molho de tomate. Dou uma provadinha para ver se o sal e tempero estão na medida certa. Reservo.

Hora de untar os ramequins (potinhos brancos utilizados também para *mise en place). Posiciono todos em um tabuleiro. Coloco uma primeira camada de purê de batatas, outra de carne moída e por fim o purê novamente. Salpico queijo ralado por cima. Levo ao forno para dourar.

Outras opções de escondidinho: escondidinho de soja
                                                 escondidinho de carne seca com aipim
                                                 escondidinho de camarão
                                                 escondidinho de bacalhau

*Mise em place é a etapa inicial do prato, onde já deixamos separados os ingredientes e utensílios necessários para preparar o prato. Normalmente já deixamos nos ramequins os ingredientes cortadinhos para na hora do preparo somente fazer a receita mais facilmente.

3 comentários:

luci disse...

Que delícia de prato
boa semana
beijos

Josy disse...

Escondidinho de carne moída é um clássico aqui em casa Nane, eles adoram, e eu tbém hehe.Adorei a receita. Beijinhos ótima semana miga

Natália Eleutério disse...

Adoro esse tipo de comida, bjs.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails