sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Formatos de festas

Para quem gosta de receber amigos e parentes, de organizar algumas festinhas, segue algumas dicas, conforme o livro que já citei aqui (Festas Chiques e Baratas, de Bruno Chateaubriand e André Ramos):
Sempre fica a dúvida de qual serviço iremos utilizar no dia da festa: à francesa ou serviço americano. Aquele, usamos qdo a festa é para um número certo e pequeno de convidados. Nesse caso a festa tem que ser mais formal, pois utilizamos talheres, pratos, taças, copos, tudo no seu devido lugar e de acordo com o prato a ser servido. A comida já pode ser colocada em pratos individuais, o que eu acho muito legal. Começa servindo a entrada, em seguida um prato principal com acompanhamentos e após, a sobremesa. Tudo acompanhado de vinho que combine com o prato servido, claro!

Mas para quem prefere algo mais prático, o ideal é o serviço americano, pq pode ser utilizado para a quantidade de pessoas que vc quiser convidar e além disso, é funcional e menos informal. Colocamos os pratos, talheres e guardanapos tudo disposto em uma mesa separada. Em outra mesa, colocamos as delícias, ou seja, comidas e sobremesas em suas respectivas travessas. Caso vc disponha de espaço, o ideal é colocar uma terceira mesa com copos e taças e as bebidas geladas em algum recipiente grande com bastante gelo disponível. Mas caso não tenha essa opção, coloque os copos e taças juntamente com os talheres e pratos citados anteriormente. Eu acho muito legal deixar as bebidas disponíveis para os convidados se servirem, até pq, nessas festas nem precisa de garçons.
É muito importante qdo não temos garçons ou profissionais contratados, que alguém sempre dê uma olhadinha para ver se está faltando algo e repor, seja nas mesas, seja no banheiro. Além disso, é sempre bom passar ou escalar alguém p fazer isso, p recolher o que já foi usado. O importante é usar a criatividade e ser feliz, não importando muito seguir todos os ritos da etiqueta. Espero que gostem das dicas e que se sintam empolgadas para programar uma festinha. Em falar em festinha, hj é niver da minha mana Lela, queria muito fazer algo legal para ela, mas ela já cortou meu barato, rs...

3 comentários:

welze disse...

Parabéns à Lela. Festa é comigo mesmo. Qualquer que seja a nacionalidade do modo de servir, à americana, francesa, ou sei lá. Adoro ir e fazer. Mais fazer, para ser honesta.

Fla disse...

Tô adorando as dicas!
Beijão,
Fla

Nane Cabral disse...

Que bom que está gostando das dicas Fla, vou postar outras futuramente. Welze, para falar a verdade, ultimamente estou mais para fazer do que para ir em festas, rs...

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails