sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Como apreciar vinhos

Já comentei aqui no blog que amo vinhos, apesar de não ser uma expert. Porém, gosto de ler bastante sobre o assunto e achei interessante fazer posts com dicas básicas de sommeliers.

O mundo dos vinhos é uma arte e abrange muitas questões, mas o principal é gostar de vinhos, se você gosta, já está no passo certo.


Muitas pessoas comentam que odeiam vinho seco, mas o vinho suave não é um vinho de qualidade. E acredite, com o passar do tempo, e com a dedicação em apreciar vários rótulos, você não vai nem lembrar que um dia já gostou de vinho suave. O paladar é apurado com o tempo, conhecimento e dedicação.

Para engatar nessa nova experiência, prefira os suaves, leves e com pouca estrutura. Muitos locais de venda possuem especialistas que irão ajudá-lo nessa busca.

1ª dica - balançar a taça
Já devem ter percebido que quem bebe vinho acaba girando a taça em movimentos circulares. Mas pq? isso ocorre pq o líquido libera aromas (assim você treina o olfato), e por isso está ligado a segunda dica.



2ª dica - sinta o aroma     
Depois de balançar a taça devagar, você vai dar uma cheirada no vinho. Vai perceber o aroma dele antes de apreciá-lo.

Treinar o olfato e o paladar é muito importante para nós, enófilos (quem aprecia vinhos mas não é especialista).

Para quem quer começar a experimentar, prefira merlot  e sauvignon blanc.

Imagens: Google Images

2 comentários:

Anônimo disse...

Adoro vinho.

Unknown disse...

Sem fazer propaganda, ótimos vinhos com baixo custo estão nos mercados de vitoria, para nós, jovens apreciadores do vinho.

vinhos ate 25$
Apaltagua
Latitude 33
Veramonte
NOrton
Los Haroldos.

Vinhos ate 50$
CArmen
Trio
Tricyclo


Detalhe, ao comprar um vinho de preferencia a Vinho Reserva, evite os vinhos "Reservado" que é feito de uvas que nao atingiram a qualidade desejavel para que fosse utilizado para fazer um bom vinho.

Se estiver com grana, busque um Gran Reserva, não vai se decepcionar.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails