segunda-feira, 18 de outubro de 2010

Bacalhau com legumes

Ontem foi dia de bacalhau com legumes. Minha vó estava com desejo de bacalhau e lá fomos fazer. Compramos um dia antes (sábado), já em lascas nas bandejas, o que ajuda bastante no preparo, pq economiza tempo, apesar de ser um pouquinho mais caro ($).
Coloquei em uma bacia grande com água para tirar o excesso de sal. No outro dia, a água foi trocada. Você pode colocar os legumes que gosta mais, mas aqui em casa sempre usamos cenouras, batatas (predominante) e chuchu. Além disso, acrescentamos, azeitonas, ovos cozidos e palmito. 
Descasque as batatas, cenouras e chuchus, corte em pedaços grandes, as batatas maiores, chuchu médio e cenoura menor. Minha mãe achou que eu cortei rodelas finas das batatas, mas foi a primeira vez que fiz né? dá um desconto!
Você vai colocar o bacalhau em lascas em uma panela grande, juntamente com os pedaços de legumes e cobrir com água. Deixe dar uma fervura e tire o bacalhau, para ele não ficar espedaçado. Porém, ainda deixe na água os legumes para ficarem macios. Colocamos na mesma panela para os pedaços de legumes pegarem o gosto do bacalhau. Depois de cozidos e macios, escorra e reserve.
Em outra panela, faça um molho com azeite, cebola, tomate, palmito picadinho e molho de tomate. No caso não acrescentamos sal, pq em geral o bacalhau já fica  salgado o suficiente. Misture tudo como se fosse um molho para macarrão. Após, coloque o bacalhau e os legumes em um refratário, jogue o molho por cima e misture delicadamente. Se desejar, regue com um fiozinho de azeite. Leve ao forno por uns minutos para dar uma aquecida e dar uma corada. Retire do forno, coloque os ovos cozidos cortados por cima e as azeitonas. Sirva em seguida, acompanhado de um bom vinho e prepare-se para os elogios.

7 comentários:

Elisabete disse...

Delícia seu bacalhau, ficou com um aspecto tentador. Gostei, parabéns.

Elisabete disse...

Delícia seu bacalhau, ficou com um aspecto tentador. Gostei, parabéns.

Unknown disse...

Olá querida, obrigada pela visita na minha casinha, obrigada pelo carinho!
Que delicia de BLOG e esse bacalhau, hum, ai que vontade! Eu também tenho uma vozinha linda e amo cozinhar para ela!
Bjks.
Ótima semana,
Mari

Marina Mott disse...

Delicioso!!Adoro bacalhau!

Gilberto Medeiros disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Fla disse...

Poxa, que belo bacalhau hein!
Ficou lindo.
Bjs

kelly de castro disse...

HUMMMMMMMMM...NANE, FIQUEI DE AGUA NA BOCA, CHEGUEI A SENTIR O GOSTINHO MARAVILHOSO DESSE BACALHAU, SEI QUE É MUITO BOM.BJKAS

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails