terça-feira, 21 de junho de 2011

Canjica



Como estamos na época de festa junina, estarei postando várias receitas relacionadas. Já repararam que festa junina e Natal são as festas que mais comemos? (falo por mim).

Para fazer esse doce que é um dos mais pedidos e que geralmente só comemos nesta época do ano, você vai precisar de: 500g de canjica, 1 litro de leite,  manteiga,  açúcar, canela (se gostar) e leite condensado.

Coloque a canjica de molho numa bacia com água por mais ou menos 2 horas. Após, passe para uma panela (tem gente que faz na panela de pressão) e cozinhe em fogo brando até ficar mole, mas sem desmanchar.

Escorra a água, adicione o leite, a manteiga, o açúcar, a canela e o leite condensado ( o ideal é você ir colocando aos poucos, pq tem gente que prefere muito doce, tem gente que não muito... então vai colocando e provando). Também pode variar, não colocar a canela e só o leite condensado. Ou só canela e não leite condensado. Ou adicionar amendoim. Todas as variações ficam ótimas.


7 comentários:

Érica R. Baldon Pinto disse...

Hum, canjica é bom demais, comi esses dias, mas preciso fazer novamente, ainda tenho milho em casa.
bjs

Anônimo disse...

Olá, sempre visito seu blog, pois adoro comer.
Engraçado como as denominações mudam conforme o Estado, no meu caso falo de PE, e aqui chamamos esse prato de manguzá e comemos o ano todo, apenas basta bater aquela vontade, tem pessoas que vendem nas portas, agora o que chamamos de canjica é feita com milho ralado, leite de côco e manteiga e conzinhamos por horas a fim....para não ficar com gosto de sabão kkkkkkk, assim nosso povo aqui fala.
E coloca nas travessas e povilha com canela, a canjica da minha mãe é divina, é de comer rezando.
Bjusss e bom São João.

Sandra Reis disse...

Nane, que vontade de comer sua canjica agora mesmo!! Que delícia!

beijos

Cozinha Perfumada disse...

Oi Nane!! Adorei sua canjica (aqui no Nordeste conhecemos por munguzá) e esse potinho com a vaca?! Lindo! rs Voltarei sempre aqui no blog para ver suas delicias !! Beijos Tereza

Cristiane Félix disse...

Nane,eu adoro canjica.
Mas prefiro com amendoim,
mas claro q como essa
branquinha tbm.
Bjks.
Cris

Daniela U. disse...

Ai adoro canjica já fiquei com agua na boca! bjs

Unknown disse...

Oi Nane, que bom que retornou com o blog.
Uma dica para a Canjica, se alguém possuir intolerância a lactose pode ser feito com leite zero lactose ou com leite de soja. Fica tão bom quanto a canjica normal.
Pulo do gato ...rs, sirva a canjica e quebre uma paçoca por cima ao comer.
Um grand ebeijo, MArKito.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails