quarta-feira, 17 de julho de 2013

Como congelar e descongelar caldos e sopas

Para congelar

Quando resolvo congelar algum tipo de alimento gosto de utilizar pequenos recipientes. Desta forma, na hora de descongelar já faço na porção exata que vou utilizar (duas pessoas geralmente), assim, economizo tempo e também não sujo um monte de vasilhas.

Uma coisa muito importante é não utilizar muito tempero, já que quando congelamos algum alimento, a tendência é que o sabor fique mais intenso, por causa da evaporação na armazenagem. Então, deixe para usar sem parcimônia seus temperos ao descongelar.

Outra forma de economizar espaço no freezer é fazer o caldo ou sopa mais concentrada e ao descongelar você pode diluir.

Dica importantíssima: não inclua em receitas que irá congelar, ovos ou creme de leite, assim você evita que talhe quando descongelar.

Depois de fazer sua sopa ou caldo, deixe esfriar completamente antes de embalar. Se você estiver com pressa, mergulhe o recipiente em um pote de água gelada.

Um jeito muito prático na hora de congelar, é você medir onde você vai descongelar. Por exemplo, se você vai tomar em caneca para caldinho, você coloca a sopa num saquinho e o saquinho dentro da caneca onde irá servir a sopa. Lembrando de não encher a capacidade total, deixando uns dois dedinhos sem completar. Depois é só torcer a ponta do saquinho, deixando um espaço de um dedo (no processo de congelamento há uma expansão) e prender com uma presilha. Ou, se não utiliza saquinho, passe o conteúdo para o potinho.

O prazo para manter congelado seu caldo ou sopa é de 2 meses. Lembre de etiquetar para saber o que está dentro.

Para descongelar

O processo de descongelamento é ainda mais prático e rápido. Se você usou saquinhos, retire a presilha e ponha o saquinho dentro do recipiente que irá servir. Caso tenha utilizado potinhos, tire a tampa.

Leve ao micro-ondas na potência média ou função descongelar até que a sopa amoleça. Coloque a sopa que já está soltinha no recipiente de servir e remova o saquinho. Cubra o recipiente com pvc (filme), deixando aberto no cantinho. Volte ao micro agora na potência alta para aquecer e quebre a sopa com a ajuda de um garfo. Agora coloque mais um tempinho, mexendo de vez em quando.

Se você utilizar o fogão esse processo ainda é mais rápido. Coloque em uma panela, deixe aquecer e vá mexendo até ferver. Adicione os temperos de sua preferência e acerte o sal.

9 comentários:

Beth/Lilás disse...

Muito boas dicas Nane, tem pessoas que não sabem mesmo congelar e descongelar um alimento.
Como eu comprei freezer naquela época terrível da inflação, fiz também um cursinho para aprender em detalhes e isso me ajudou dali pra frente.
Hoje não tenho mais aquele freezer grande, apenas o da geladeira que é de bom tamanho para os dias atuais, mas gosto de congelar uma comidinha ou outra e você me deu uma boa ideia agora, vou congelar caldinhos. adorei!
beijos cariocas



Receitas sem Fronteiras disse...

Super legal! Essas dicas são ótimas, ainda mais nesse friozinho!

Aline Cabral (ANINE) disse...

A dica de não colocar creme de leite e ovo na receita é ótima...acredita que eu sempre colcoava e ficava chateada pq coalhava td? A do ovo eu não sabia, brigada.

Beijos

Nice e Ana, temperado com carinho... disse...

Que dica boa Nane, bjs, Ana ;).

Ana Claudia disse...

Que ótimas dicas, gostei muito,
tem sorteio no blog, passa lá.
beijocas

Andréa Santana disse...

Nane,
eu tenho um livro de congelamento, mas suas dicas estão mais completas, valeu!

Bjs

Vicentina disse...

Muito boas suas dicas.
Bjs e uma Boa Noite

Nossas Receitas disse...

Ótimas essas dicas!
Bjs, Nane ;-)

Unknown disse...

Muito bom Nane! Acabou o sufoco de fazer caldos no dia...!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails