quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Cappelletti de queijo ao molho bechamel


Adoro os famosos chapeuzinhos (cappelletti em italiano) e aproveito os dias de correria para uma boa massa pronta. Existem várias marcas excelentes, onde a massa já vem pré cozida, o que facilita muito o preparo, pois requer menos tempo, que você pode utilizar para elaborar um molho bem gostoso.

Os cappelletti são a evolução dos ravioli, pelo menos é o que versa a lenda, rs... Antigamente no norte da Itália,  os ravioli (pasteuzinhos) eram a sensação de todos, com recheio de queijo ou carne. Mas na hora de servir tinha muita confusão, chegando os pratos errados para os glutões, e para diferenciar um recheio do outro surgiram os formatos diferentes. Os de queijo mantiveram a forma quadricular. Já os de carne passaram a ter a forma de um triângulo, com uma de suas pontas retorcidas. Esta nova forma era semelhante a de um chapéu de bico, e daí veio o nome - cappelletti, que significa "chapeuzinhos" em italiano.

Mas voltando ao cappelletti que fiz, peguei a massa que já veio recheada com queijo e preparei conforme as instruções da embalagem (água fervendo com azeite, escorre e pronto). Enquanto isso eu fui preparando o molho bechamel.

Para fazer o molho bechamel, você vai precisar de manteiga, farinha de trigo, leite, cebola, cravo, louro e noz moscada. Derreta em fogo baixo 100g de manteiga. Adicione 100g de farinha de trigo e mexa. Deixe cozinhar por uns 3 minutos e vá acrescentando o leite (1litro) aos poucos, sempre mexendo para não ficar empelotado. Caso fique um pouco empelotado, com a ajuda de um fouet (batedor de ovos) misture, que aos poucos, vai dissolvendo. Acrescente a cebola piquèe (ver o post anterior) e deixe cozinhando por mais uns 20 minutinhos (sempre em fogo baixo). Por último, adicione a noz moscada. Agora jogue o molho por cima da massa e sirva com queijo parmesão ralado. Molto buona!!Solo godere.

3 comentários:

Carminha Lyra Andrade disse...

hummm... eu adoro também!
tem sorteio la no blog, participa :))

Érica disse...

Que delícia! Adoro essas massa recheadas, e realmente são bem práticas, gosto sempre de ter em casa.
bjs

Anônimo disse...

Ei Nane.. saudades.. ando meio sumidinha msm.. sem tempo..
Mas senti o cheiro desse capeletti e vim ver...
Bjs..

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails