terça-feira, 3 de janeiro de 2012

O veneno está na mesa




Outro dia vi uma reportagem na Globo, acho que no Globo Repórter (fico até na dúvida, já que onças e pássaros parecem ser mais importantes e novidade), mas enfim, o programa falava sobre o consumo de agrotóxicos através dos alimentos.

Fiquei espantada em saber que o Brasil é o país que mais utiliza agrotóxicos em suas plantações. E para piorar, como tudo no Brasil, a falta de fiscalização e punição é regra.

A população consome produtos acreditando que a ingestão dos mesmos é algo saudável e no entanto, o que se vê é um quadro totalmente inverso. Esses produtos ingeridos muitas vezes causam doenças, sequelas irreparáveis para o organismo e principalmente, para bebês que podem nascer com má formação, etc...


Sim, fiquei muito espantada com a matéria e também li muito a respeito, sobre os alimentos que mais contém agrotóxicos em seu cultivo, como: morango, tomate e pepino. Nessa busca, li na revista Superinteressante, que a média de consumo por pessoa de agrotóxico no Brasil, chega ao absurdo de 5,2 litros por ano (ficou horrorizado? ).


O uso de agrotóxicos no Brasil movimenta bilhões, sendo utilizados mais de 400 tipos dos defensivos em nossa agricultura, muitos deles proibidos em outras partes do mundo.

Para saber mais detalhes sobre os danos à saúde causados por agrotóxicos, um documentário maravilhoso e esclarecedor,  de Sílvio Tendler (O veneno está na mesa)  está disponível no You Tube: http://www.youtube.com/user/contraosagrotoxicos


Somos responsáveis por nossas escolhas, e nada melhor do que doer no bolso para as coisas serem reparadas. Por isso, escolha alimentos orgânicos, alimentos de produtores menores, mais perto da sua casa. A chance de ter um produto mais saudável e produzido de forma ecologicamente correta é muito maior.

Imagens: Google Images

Um comentário:

Claudinha disse...

Amiga,é verdade,uma conhecida deu à luz ao bebê sem a "tampa" do cérebro e ele só sobreviveu por 2 dias.Dizem que ela consumia alface de uma horta com agrotóxico..caso suspeito ainda..Brigadão pela dica..beijokas carinhosas..Claudinha
www.sonhofantasiarp.blogspot.com
claudiasonhofantasia@gmail.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails