quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Torta de chocolate, doce de leite e nozes


Queria fazer uma torta de nozes e procurei mil receitas, no final, resolvi misturar a ideia de várias delas e deu nessa receitinha aqui.

Você vai precisar de uma forma de fundo removível. Para fazer essa massa de biscoito, você vai precisar: de 1 pacote de biscoito maizena (200gr), 4 col (sopa) de manteiga sem sal e uma forma de fundo removível. Triture o biscoito no processador. Junte 4 colheres de manteiga sem sal e mexa (eu usei o próprio processador com a parte que mistura massa). Se ainda estiver muito seca a mistura, derreta mais uma colher (sopa) de manteiga no microondas e despeje por cima da massa e misture. Com a farofinha que formou, forre a forma de fundo removível no fundo e nas laterais também. Leve ao forno pré - aquecido por uns 15 minutinhos. Reserve.

Enquanto isso lave uma lata de leite condensado. Coloque em uma panela de pressão, lembrando que a água deve cobrir dois dedos da lata. Tampe e deixe cozinhar por uns 50 minutos após a panela apitar. Quando isso acontecer, tire o vapor da panela (geralmente pego uma colher de pau e levanto a tampinha), quando sair todo o vapor, leve a panela para debaixo da torneira, abra a torneira e deixe esfriar a panela. Abra e retire a latinha com ajuda de uma pinça culinária, deixe a latinha esfriar para abrir.

Aproveite esse tempo do leite condensado para cozinhar e faça a camada de chocolate da torta, e para isso você vai precisar de: de 500gr de chocolate ao leite ou chocolate meio amargo, dependendo da sua preferência. Também pode usar metade de cada tipo de chocolate. Além disso, vai precisar de duas caixinhas de creme de leite, 1 colher (rasa) de manteiga sem sal e meio envelope de gelatina em pó. Derreta o chocolate em banho maria ou no microondas (nesse caso, pare frequentemente para misturar e verificar, pq queima fácil, fácil). Coloque junto ao chocolate depois de derretido as duas caixinhas de creme de leite e misture delicadamente. Junte a manteiga sem sal e misture. Agora hidrate a gelatina em pó de acordo com as instruções e junte a metade. Coloque por cima da camadinha de biscoito que você reservou e leve à geladeira.

Agora você vai fazer a camada de doce de leite com nozes. Após abrir a latinha de leite condensado, que agora virou doce de leite, você vai colocar o doce de leite em uma panela, vai juntar 2 gemas (passe pela peneira e guarde as claras) e junte 150g de nozes picadas. Misture e reserve.
Pegue as duas claras reservadas e bata em neve. Adicione 1 colher de açúcar e 2 caixinhas de creme de leite + a outra parte da gelatina incolor hidratada. Misture delicadamente. Retire a torta da geladeira. Coloque por cima a camada de doce de leite com nozes devagar e coloque para gelar. Após gelar, decore com nozes.

4 comentários:

Andréa Potsch disse...

Huuummm, com esses ingredientes só pode ter ficado boa!!
bjs

roger zampier disse...

Hummm Nane, deve ser boa, hein!! Inclusive acho que voce deveria levar uma pra provarmos! Vou divulgar o blog!

Beth Martins disse...

Uma tarte bem gulosa!

Bjs

Anônimo disse...

Achei bem legal, e tem uma aparência ótima, parabéns!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails