sábado, 21 de maio de 2011

Cupcakes do aniversário da Carol



Quem acompanha este blog sabe o quanto eu amo cupcakes e como eu gostaria de saber fazê-los tão lindos e perfeitinhos (um dia chego lá).

No aniversário da Carol eu fiz muitos (mais de 60) e ficou hiper, mega gostoso (modéstia à parte), porém, não achei que ficaram tão bonitos. No entanto, já comi uns super lindos e que não ficaram gostosos, molhadinhos, e sim secos, parecendo muffins de padaria.

Mas voltando ao assunto, uns dias antes, fiz um teste e sairam lindinhos e gostosos e no dia D mesmo eles não cresceram tanto e não ficaram do jeitinho que eu queria. Ainda bem que ficaram muito saborosos... ufa!

Para fazer os cupcakes do aniversário, recorri ao meu mini kit e também comprei algumas coisinhas, rs...


Livro O mundo dos cupcakes, de Carole Crema, que é lindo, cheio de fotos e receitas práticas, do jeitinho que eu gosto. Comprei no site da Barradoce, e não, isso não é jabá, rs... quem dera!



Forma para 12 cupcakes antiaderente (também comprei no site da Barradoce).

Injetor de recheio, na verdade é de tempero, mas eu uso para colocar o recheio (ganache mole) dentro dos cupcakes. Comprei, se me lembro bem, na Cozinha e Cia.



Meus acessórios de medida, me auxiliam muito, sou uma pessoa perdida sem eles, rs... O copo eu tenho alguns, não lembro onde comprei, mas acho que foi na promoção da Cozinha e Cia. Já os outros dois medidores, o de xícara e o de colher, comprei na revistinha de casa da Avon, que de vez em quando tem uns achados.


Para confeitar, bico super prático que ganhei da minha mana, junto com aquele suporte que colocamos os cupcakes, amei! Quero agora comprar um bico desses só que maior. Também uso aquele saco de confeitar comum de plástico.

Na hora de fazer a cobertura, fiz dois tipos, a do livro e a que a Marcela me ensinou. A do livro é muito gostosa, porém é mais demorada para fazer e requer muito chocolate, é ótima para quando fazemos poucas quantidades, como da primeira vez que fiz. A cobertura que a Marcela me ensinou é muito gostosa, como um brigadeiro e super prática de fazer, faz no microondas.

Para quem quer fazer aí vai:

Cupcake clássico - massa de chocolate ao leite

2 xícaras de chocolate ao leite (no caso eu comprei uma barra de 1kg metade ao leite, metade meio amargo) - usei Garoto
100g de manteiga sem sal - usei Tirolez
5 ovos
1/2 xícara de açúcar
1/4 de xícara de farinha de trigo
1/3 de xícara de chocolate em pó - usei Garoto
1 pitada de sal (isso mesmo)

Derreta o chocolate e a manteiga em banho maria ou no microondas e reserve. Pegue um tigela, bata as claras em neve com o sal até ficarem fofinhas, aí coloque o açúcar e bata mais. Eu usei a batedeira. Junte as gemas e continue batendo. Coloque o chocolate derretido juntamente com a manteiga e misture. Coloque os ingredientes secos misturados à massa. Coloque as forminhas de papel na forma maior e preencha com a massa até atingir 3/4. Asse em forno preaquecido em 180º por mais ou menos 15 minutos ou até que esteja cozido (faça o teste do palito). Deixe esfriar.

Ganache fina (foi injetada nos cupcakes)

3 xícaras de chocolate em pedaços (usei metade meio amargo, metade ao leite)
30g de manteiga sem sal em pedaços
1 1/3 de xícara de creme de leite
3 colheres (sopa) de glucose de milho (o famoso Karo)

Numa tigela, junte o chocolate e a manteiga. Leve ao microondas por segundos par derreter. Pegue uma panela e ferva o creme de leite e junte o Karo, misturando bem para dissolver. Pegue essa mistura e jogue sobre o chocolate e mexa até ficar liso e homogêneo (fica uma mistura linda, brilhante e cheirosa, mas no final disso tudo, acreditem: vc não vai querer ver mais chocolate, rs...). Espere esfriar um pouco e coloque dentro do injetor, aplique dentro dos bolinhos.

Ganache da Marcela (para cobertura)

1 lata de creme de leite
4 colheres de chocolate em pó
4 colheres de açúcar refinado

Coloque os ingredientes num recipiente fundo e leve ao microondas. Deixe 2 minutos, tira e mexe. Coloca mais 2 minutos, tira e mexe. Mais 2 minutos, tira e mexe. Depois vai adequando o tempo conforme o seu microondas, até ficar numa consistência que dê para empregar nos bolinhos. Fica hiper gostoso, como brigadeiro. Fiz várias vezes pq fiz muitos bolinhos, mas é super facinho.

* Obrigada Marcela pela receita e espero que não se importe em dividir com todos. Você é uma querida! Para quem não conhece a Marcela, dá um pulinho no blog Ateliê Glacê (clica em cima), cheinho de coisas lindas e gostosas.

Coloquei a cobertura em cima dos bolinhos e depois joguei confeitos coloridos.

8 comentários:

conceicao disse...

Mais que o aspecto o que importa é que fiquem saborosos.
Bjs

Andreia Braga disse...

O importante é ficar saboroso.... isso que importa com certeza.

Bjs

Andreia Braga

Josy disse...

Mas vc tem razão, tem uns cupcakes maravilhosos e no entanto sem gosto, sou como vc ainda não consegui fazer uns cupcakes bonitos e perfeitinhos, até me interessei por esse livro que vc comprou, vou pesquisar..Bjos e obrigada pelas dicas....bom final de semana Nane

Atelier Glacê Real disse...

Ahh...eu achei a que ficaram super fofos!
Claro que não me importo em compartilhar a receita...e obrigada pelas palavras carinhosas!
Bj,
Marcela.

Vicentina disse...

Ficaram lindinhos Nane, tbm adoro estes acessórios, não tenho todos mas estou comprando aos poucos e logo terei todos.
Bjs

Valéria Cabral disse...

Eu posso dar um depoimento: eles ficaram fofos (é que a Nane é muito perfeccionista!!) e melhor ainda: deliciosos!!! Fizeram o maior sucesso (como tudo que ela faz!).

Teresa Newman disse...

ih menina se estão saborosos ja vale a pena, si vale! semana passada fui a São Paulo, adoro novidades, fui numa loja especializada em cupcakes, lindos de viver, agora o sabor amiga,pense numa decpçao, o pior que ainda fiz meus esposo comer abalando que iria ser o dez.kkkkk

Pensamentos positivos disse...

Nane, adorei. Ficaram fofinhos, molhadinhos e muito cremoso.
Você está de parabens!!!!
Obrigada por mandá-los para minha casa, pois infelizemente estava doente e estou melhorando aos poucos. Com isso perdi as delícias feitas por você no aniversóario da nossa querida Carol.
Bjos de sua vizinha e amiga.

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails