quarta-feira, 6 de julho de 2011

Purê de aipim com carne seca



Tinha um pacotinho de carne seca na geladeira há uns dias e estava pensando no que fazer com ela, pois nunca havia preparado esse tipo de carne. Foi então que lembrei de uma receita que vi no Figos e Funghis, aliás, um blog que gosto muito, da nossa querida Fabiana. Fiz pequenas alterações, mas ficou basicamente a mesma coisa.

Resolvi fazer essa receita pq lembra muito o Nordeste, e, como minha avó é de Natal e está lá em casa esses dias, e meus padrinhos chegaram do Rio para passar férias, achei que era bem apropriado, já que meu padrinho adora um xaxado e forrozinho, inclusive me levou da última vez que estive por lá na Feira dos Nordestinos carioca, rs...

Ingredientes para a carne seca
500g de carne seca
2 cebolas grandes picadinhas
óleo de soja
manteiga
2 dentes de alho bem socadinhos
sal

Ingredientes para o purê de mandioca
4 mandiocas descascadas, em pedaços e bem cozidas
1 xícara (chá) de leite
3 colheres (sopa) de requeijão Tirolez
1 colher (sopa) manteiga
sal
pimenta do reino moída na hora

Modo de preparo
Corte a carne seca em pedaços e deixe em uma bacia com água de molho de um dia para o outro para dessalgar, lembrando de trocar a água várias vezes.

Quando for preparar, escorra a água da bacia e coloque os pedaços numa panela de pressão e cubra com água. Leve ao fogo por uns 30 minutos, após fazer o barulhinho.

Enquanto está cozinhando a carne seca, corte a mandioca ou aipim, se preferir, rs... em pedaços pequenos, o que facilita para retirar a casca. Depois, coloque em uma panela coberta com água e jogue um pouco de sal. Deixe cozinhar até ficar bem molinho.

Após o aipim ficar molinho, escorra, retire aqueles cabinhos (se conseguir). Após, amasse o aipim com amassador ou espremedor de batatas. Acho que também dá para fazer com mixer ou processador. Reserve o purê.

Com o purê da mandioca, adicione o leite, a manteiga, o requeijão e mexa em fogo baixo até engrossar. Mas mexa sempre para não grudar no fundo. Acerte o sal e pimenta do reuino moída e desligue. Reserve.

Voltando para a carne seca, depois da panela fazer a pressão, levante aquela tampinha para sair todo o vapor, com o auxílio de uma colher de pau ou algo do tipo para não se queimar. Após, leve para debaixo da torneira e jogue água. A tampa vai soltar. Escorra a água e reserve a carne. Desfie a carne após esfriar para não se queimar, ou, se levar jeito, faça isso com o auxílio de dois garfos, que também dá certo. Reserve.

Numa frigideira grande, aqueça o óleo com a manteiga e refogue a cebola. Após, acrescente o alho e refogue também. Junte a carne seca desfiada e mexa por uns minutinhos. Se achar que está grudando, coloque mais uma colher de manteiga. Acerte o sal. Para servir, coloque o purê do aipim e por cima a carne seca.

*As inscrições para o sorteio, somente no post abaixo.

8 comentários:

Isadora disse...

não como carne mas o purê ficou divino...deu vontade de fazer tb!!!

http://deliciasdaisa.blogspot.com/

JOANA CAMPOS disse...

Nossa deu água na boca!

Vc convidou e eu vim...
já participei do sorteio.

beijos

Carminha Lyra Andrade disse...

Eu, como boa Nordestina que sou, amooooooooooooooo esse prato :)
Rsrsrs

kelly de castro disse...

HUMMMMMMMM
FIQUEI COM AGUA NA BOCA....

Andréa Santana disse...

UM PRATO SABOROSO INDISPENSÁVEL, EU AMOOOOO, DELICIA!
BEIJOS.......

Josy disse...

Nane adorei sua receita, ta anotada e aprovada. Bjos

Cozinha Perfumada disse...

Nane delicioso!! Hummm adoro esse misturinha como boa nordestina que sou!! Fiquei doidinha para fazer hoje no almoço! hahaha Amei!! Beijos Tereza

Mundo do Sabor disse...

Este prato eu amooo, como boa nordestina, faço e a família adoraaa.

Beijnhos

www.mundodosabor.blogspot.com

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails