quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Proteína de soja refogadinha



Muitos não gostam de soja, mas posso falar por experiência própria que não existe soja ruim (apesar que só consumo da Vitao Alimentos), existe quem não sabe prepará-la, afinal, como todo alimento. Isso também é um pouco de preconceito e falta de hábito, que aos poucos podem ser mudados com um pouquinho de disciplina.

A soja é um alimento riquíssimo, que não deve ser consumido apenas por vegetarianos, mas principalmente por mulheres, visto que a soja repõe hormônios de forma natural, evitando que com o passar da idade necessite de reposição hormonal. Fato que pode ser observado por mulheres orientais, que devido ao alto consumo de soja, não sabem o que é isso ou sofrimento de menopausa. Vale ou não vale a pena consumir? ah, só uma dica, não vá com muita sede ao pote, pq a soja regula muito bem o intestino e pode dar um piriri danado se consumida de forma demasiada, rs...

Pegue um pacote de proteína de soja em pedaços, coloque em um recipiente fundo ou bacia, ferva água e jogue por cima, regue com vinagre. Isso serve para hidratar a soja e o vinagre serve para tirar o gosto forte.

Deixe um tempo de molho. Enquanto isso vá fazendo o restante. Amasse alho e corte uma cebola em cubinhos (tb pode ralar). Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de manteiga e refogue o alho e cebola.

Junte a soja e mexa deixando os pedacinhos pegarem o gosto da manteiga, alho e cebola. Acrescente um tomate picadinho, mexa. Agora acrescente molho de tomate e misture. Não se preocupe se ficar grosso, pq depois a soja solta um pouquinho de água mesmo.

 Junte agora tudo que gostar, temperos e tudos mais. Eu usei pimenta do reino (sempre!), louro e manjericão. Dessa vez eu não coloquei, mas gosto também de acrescentar palmito, milho, ervilha... Saudável, gostoso e mega nutritivo!

Tem mais receitinhas com soja aqui no blog, como o strogonoff de soja (maravilhoso e ótimo para quem está iniciando, rs...), carne moída de soja (proteína de soja texturizada), escondidinho de soja (também ótimo pra iniciantes, pq desfarça o sabor marcante da soja)...

7 comentários:

Teresa Newman disse...

Pois é, nem todo mundo gosta de proteina de soja, mais isso tambem vai de como voce comeu a proteina pela primeira vez. lembro que comia em casa qdo mamãe fazia, a poucos dias fiz aqui em casa meu esposo adorou, ja preparei ate como molho bolhonesa e ele adorou!
aprendi aqui na net que é bom qdo colocar de molho colocar umas gotinhas de limão para tirar aquele cheiro ... desculpe- a falta de modestia , mais preparo uma proteina que não deixa nada a desejar para o gosto de carne, ainda não testei a da vitão mais vou procurar nos supermercados.

Clê disse...

Tem tempo que não como proteína de soja, minha mae costuumava fazer e deixava de molho no limão, como a Tereza comentou e temperava bem parecido com a sua receita. Ficava muito parecido com carne.

Josy disse...

Nane adorei esse post, pois agora eu entendo por que nunca consegui gostar de soja, com essaa dicas que vc deu, vou tornar a fazer e experimentar, pois gostaria muito de ter o costume em apreciar esse prato. Ótimo seu post...bjokas

nemacharmosa disse...

Já comi a carne de soja e achei saborosa, vou lá ver a receita do stogonoff de soja.
Beijos

Vicentina disse...

Ficou linda Nane, nem parece que é carne de soja. Aqui tbm faço vez ou outra, mas só no molho de tomates pra macarronada, fica muito bom.
Bjs

Maria Inês Feijó disse...

Oi Nane!! Aqui em casa adoramos carne de soja, sempre invento algum jeitinho diferente de prepará-la, é sempre uma delícia e evitamos comer carne, que aos poucos estamos eliminando da nossa alimentação.Um beijo.

Pensando Alto...... disse...

Uiaaaa, já tentei gostar mais ainda não consegui....olhando a foto e lendo a receita até que parece bom!!! quem sabe crio coragem kkkk

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails