segunda-feira, 20 de julho de 2009

Risoto de cenouras




Risoto

4 cenouras grandes cortadas em rodelinhas
1l de caldo de legumes fervente
1 cebola picadinha
2 xíc de chá de arroz italiano p risoto (usei La Riséra)
1 xíc de chá de vinho branco seco (usei Concha y toro - chileno)
60 g de manteiga
1 xíc de chá de queijo parmesão ralado
sal

Cenouras glaçadas
4 cenouras grandes cortadas em rodelas
20 g de manteiga
1 colher chá de acúcar
sal
água p cobrir

Modo de preparo: bater no liquidificador as 4 cenouras do risoto com um pouco do caldo de legumes. Passe o suco de cenoura por uma peneira e junte com o restante do caldo de legumes. Reserve, mantendo aquecido.

Prepare as cenouras glaçadas, coloque as fatias de cenoura em uma panela, formando uma só camada, junte a manteiga, o açúcar, o sal e cubra com água fria.Leve ao fogo, com a panela semitampada e cozinhe até que as cenouras estejam macias. Na medida em que o líquido de cozimento secar, a cenoura começará a glaçar no açúcar e ficará bem brilhanteReserve.

Modo de preparo do risoto: em uma panela, aqueça 1/3 da manteiga e junte a cebola. Qdo a cebola estiver dourada, junte o arroz, misture bem e deixe no fogo por uns dois minutos. Acrescente o vinho, mexa e deixe secar. Junte um pouco de sal, uma concha de caldo e misture. Mexendo de vez em qdo, adicione o caldo à panela concha a concha e na medida em que o líquido for absorvido pelo arroz. Deixe o risoto no fogo até que o arroz esteja cozido, mas al dente. Desligue o fogo, acrescente o restante da manteiga, misture bem e junte o parmesão. Adicione as cenouras glaçadas, misture novamente, deixe descansar por 1 min e sirva. Desta última vez que eu fiz eu não misturei as cenouras glaçadas, somente coloquei em cima para enfeitar.


2 comentários:

DOIDINHA DA SILVA disse...

Gostei de ter vindo aqui...
O que são cenouras "glaçadas" ?

Nane Cabral disse...

Glaçada é qdo usamos açúcar para ficar com aquele brilho... será que glaçada vem de glacê? sinceramente não sei... mas acredito que sim. Geralmente vemos muitas frutas glaçadas, mas legumes quase não vemos receitas... Bjos,

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails